Partilhar

Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 11 junho 2019
Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios

Pode parecer estranho ver um homem com dor no pé da barriga, contudo, isso realmente ocorre, apesar de ser com uma frequência muito menor em relação as mulheres. A dor no pé da barriga também é conhecida como abdominal inferior e suas causas são variadas.

Este tipo de desconforto representa um desafio para os médicos devido às diversas doenças que podem se apresentar na região abdominal inferior ou baixo ventre. É importante saber todas as características que este tipo de dor apresenta, pois podem ser incômodas e perigosas. No seguinte artigo do ONsalus te explicaremos tudo sobre a dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios.

Dor no pé da barriga em homem: o que pode ser

A seguir vamos te falar sobre as causas frequentes da dor no pé da barriga do homem:

  • A primeira causa frequente da dor abdominal inferior no homem é a cistite, esta nada mais é que um processo inflamatório da bexiga causado por uma infecção do trato urinário. Caracteriza-se por apresentar dor por cima do púbis que não costuma ser de forte intensidade, assim como dor ao urinar, chamada de disúria, e urinas frequentes e escassas. Além disso, pode-se apresentar um aumento de volume na região inferior do abdômen resultado da retenção de urina, causando dor intensa. A cistite está profundamente relacionada a uma doença frequente em homens com mais de 40 anos chamada prostatite.
  • O segundo motivo pelo qual pode-se apresentar dor abdominal inferior ou dor no baixo ventre no homem é a prostatite, que nada mais é que um processo inflamatório da glândula prostática, geralmente relacionado a uma infecção de tipo bacteriano.
  • Normalmente manifesta-se com dor no pé da barriga e pode causar dor intensa se não é tratada a tempo, além disso existem outras manifestações sintomáticas, como a dor ao urinar ou disúria, a frequência e urgência miccional e a retenção urinária. Também pode-se ter febre e ejaculação dolorosa com sangue ou pus.
  • Além disto, existe a pielonefrite aguda, que é um processo infeccioso dos órgãos localizados no trato urinário superior, ou seja, está profundamente relacionada com os ureteres e os rins, gerando uma dor aguda intensa, geralmente na parte das costas e que pode se estender até o baixo ventre, causando sintomas como calafrios, vômito, sangue na urina e febre.
  • Também associada às causas da dor abdominal inferior no homem temos a litíase renal, que são as pedras nos rins. Estas geram uma dor de forte intensidade que é acompanhada de náuseas, vômitos e inquietação.
Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios - Dor no pé da barriga em homem: o que pode ser

Dor no pé da barriga do homem: outras causas

Dentro das outras causas prováveis relacionadas com a dor abdominal inferior ou dor no pé da barriga de homem encontra-se:

  • A orquite e epididimite: este é um processo inflamatório do ducto epidídimo e do testículo que caracteriza-se por apresentar dor em um ou ambos os testículos e febre.
  • A vesiculite: está relacionada com as vesículas seminais nas quais, após um processo infeccioso, gera-se uma inflamação. A dor pode ser leve, mas existe a possibilidade de ser de forte intensidade, também vindo acompanhada de febre e ardência ao urinar.
  • A hérnia inguinal: define a protusão ou saída das alças intestinais por um ponto fraco do ducto inguinal justamente onde passam os nervos e os vasos sanguíneos. Caracteriza-se por apresentar dor moderada, sobretudo ao fazer esforço físico, o qual tende a estrangular o anel inguinal.
  • A apendicite: apresenta dor abdominal de moderada a intensa após a inflamação do apêndice. Manifesta-se com febre, náuseas, vômitos e abdômen endurecido.

Por fim, a dor no baixo ventre em homem pode estar associada a outras doenças como:

  • Colopatia inflamatória.
  • Colite ulcerosa.
  • Neoplasias no peritoneo.
Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios - Dor no pé da barriga do homem: outras causas

Dor no pé da barriga em homem: tratamento

A dor abdominal inferior ou dor no baixo ventre em homens será tratada de acordo com a causa:

  • A cistite é uma condição tratada medicamente com antibióticos como trimetropim, amoxicilina, ampicilina e ciprofloxacina, por pelo menos 7 dias, dependendo da prévia avaliação do médico.
  • Por outro lado, a prostatite deve ser tratada por um urologista, o qual provavelmente também indicará uma antibioticoterapia com Doxiciclina, ciprofloxacina ou ceftriaxona, em conjunto com medicamentos anti-inflamatórios para melhorar os sintomas.
  • A medicação da pielonefrite é muito mais profunda, necessitando, na maioria dos casos, de antibióticos via intravenosa com uma duração de aproximadamente 14 dias, no caso da pielonefrite não ser grave.
  • O mesmo acontece no caso de haver orquite e epididimite. Inicia-se o tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios indicados previamente pelo médico, com uma duração de aproximadamente 7 a 14 dias, dependendo da gravidade.
  • Os antibióticos como a Ciprofloxacina, levofloxacina, azitromicina e eritromicina são úteis no tratamento da vesícula seminal. Também é possível incluir medicamentos anti-inflamatórios previamente prescritos pelo médicos depois da avaliação.
  • Além disso, no caso da hérnia inguinal e a apendicite, o tratamento escolhido é o cirúrgico, evitando complicações severas como, por exemplo, no caso da hérnia inguinal, uma estrangulação intestinal e, no caso da apendicite, uma peritonite. Um Artigo de Pesquisa publicado pelo Hospital Infantil Universitario Rafael Henao Toro em Manizales, Colômbia, indica que a frequência de apendicite é maior no gênero masculino em uma porcentagem de 56,5%[1].

Dor no pé da barriga em homem: remédios naturais

Também podemos incluir certos remédios naturais que podem ser úteis no caso de se apresentar a dor no baixo ventre:

  • Em caso de dor, evite alimentos sólidos e consuma preferencialmente alimentos fáceis de digerir.
  • Também é recomendável tomar líquidos quentes como terapias naturais para melhorar a dor.
  • Aplicar compressas com água quente durante alguns minutos na região do baixo ventre alivia a dor.
  • Evite consumir alimentos com alto conteúdo em gordura, cítricos, cafeína, bebidas gasosas e alimentos fritos.
  • Beba bastante líquido, pelo menos um copo de água por hora.
  • Não consuma bebidas alcoólicas, estas tendem a ser irritantes para as vias urinárias.
  • A camomila previamente fervida é útil para aliviar os sintomas dolorosos.
  • Um punhado de grãos-de-bico fervidos em 1/2 litro de água pode ajudar a aliviar a dor.
  • Uma infusão de canela (2 ramas) fervidas e adoçadas serve como remédio para a dor abdominal inferior.

A melhor forma de evitar complicações em relação a dor no pé da barriga é ir imediatamente ao médico para a avaliação pertinente e especializada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. http://www.redalyc.org/pdf/2738/273840435007.pdf

Escrever comentário sobre Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios

O que lhe pareceu o artigo?

Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios
1 de 3
Dor no pé da barriga em homem: causas, tratamento e remédios

Voltar ao topo da página