Partilhar

Dor nas costas e estômago inchado: causas

 
Por Leonardo Simon. 11 março 2019
Dor nas costas e estômago inchado: causas

A distensão abdominal ou sensação de estômago inchado é gerada quando o abdômen se enche de ar ou gás. Esta situação faz com que seu abdômen aumente de tamanho e fique duro. Além disso, pode causar desconforto, restrição variável para a respiração e/ou dor que, em algumas circunstâncias, pode se estender até suas costas.

As costas agem como sistema de suporte e estabilização para seu corpo. Ela é vulnerável às lesões e a tensão, por isso que não é raro sentir dor nas costas e estômago ao mesmo tempo. Esta dor pode variar em gravidade e tipo, podendo ir desde um leve desconforto até uma dor de intensidade severa e incapacitante. Da mesma forma, pode ir desde uma dor "oculta" (persistente e de localização difusa, difícil de precisar) até uma dor aguda ou a característica dor tipo cólica (cuja intensidade varia em certos momentos).

Neste artigo do ONsalus, revisaremos diferentes situações que simultaneamente causam dor nas costas e estômago inchado, separando por sistemas para que seu entendimento seja mais fácil.

Também lhe pode interessar: Barriga inchada e dura: causas e soluções

Dor na barriga e nas costas: aparelho reprodutor

Algumas situações ou condições associadas com o sistema reprodutor feminino podem causar dor nas costas e estômago inchado:

Menstruação

A menstruação ocorre quando o útero perde seu revestimento uma vez ao mês. Um pouco de dor, cãibras e desconforto durante os ciclos menstruais é normal. No entanto, pode ocorrer que, por extensão ou irritação, se gere distensão abdominal e dor na parte de baixo das costas.

Tensão pré-menstrual (TPM)

A tensão pré-menstrual (TPM) é uma condição que afeta as emoções, a saúde física e o comportamento da mulher durante certos dias do ciclo menstrual, geralmente antes de sua menstruação.

É uma condição formalmente reconhecida que algumas mulheres sofrem na idade fértil e que pode levar à distensão ou inchaço do ventre e ser acompanhada de dor nas costas.

Endometriose

Esta é uma condição rara na qual o tecido endometrial se forma e desenvolve-se fora do útero. Seus sintomas variam e se agravam durante o período menstrual normal da mulher, podem variar desde um desconforto leve até sintomas moderados e severos.

Devido à existência do tecido endometrial na cavidade abdominal, em geral, produz secundariamente uma distensão abdominal e pode provocar dor de estômago e de costas ao mesmo tempo.

Gravidez

Os sinais e sintomas apresentados durante a gravidez são muito variáveis de uma mulher para outra. Vão desde aquelas mulheres que praticamente não sentem nenhum sintoma até o dia do parto, até às que são severamente afetadas desde o início da gravidez.

Os sintomas podem variar desde náuseas e vômitos, fadiga e desconforto nos seios até cãibras abdominais e nas pernas e distensão abdominal, constipação, distensão e dor persistente na região lombar.

Cistos nos ovários

Forma-se um cisto quando se gera um pequeno nódulo que se enche de líquido. Todas as mulheres, em algum momento da sua vida reprodutiva, desenvolvem ao menos um cisto nos ovários. O problema surge quando estes cistos, devido à proximidade, afetam o intestino e origina-se uma distensão abdominal reativa que, em geral, vem acompanhada de dor.

Gravidez ectópica

Este tipo de gravidez é produzida quando o óvulo é fecundado e se adere a algum lugar fora do útero. Seu aparecimento é muito variável, dependendo da localização e do tempo de evolução. Em geral, acaba tornando-se uma emergência médica que causa barriga inchada e dor nas costas e no abdômen, além de sangramento.

Câncer de ovário

Assim como os cistos, o câncer de ovário tem uma evolução variável. Se não for detectado cedo, quando é, já terá progredido de forma significativa. A dor no pé da barriga e nas costas podem ser algumas das suas primeiras manifestações.

Dor nas costas e estômago inchado: causas - Dor na barriga e nas costas: aparelho reprodutor

Dor no estômago e nas costas: sistema digestivo

A dor na boca do estômago, o inchaço do mesmo e a dor nas costas simultaneamente podem ser provocados por doenças que afetam nosso sistema gastrointestinal, como por exemplo:

Síndrome do intestino irritável (SII)

Uma síndrome é um conjunto de sintomas que geralmente ocorrem juntos. Neste caso, se trata de uma série de sintomas relacionados com o intestino que são acompanhados de estômago inflamado e dor cólica, além de acidez e flatulências. No entanto, a dor pode se estender até as costas. Saiba mais sobre o cólon irritável nesse artigo.

Doença celíaca

A doença celíaca é um transtorno digestivo causado por uma reação imune anormal ao glúten. Os sintomas costumam afetar o intestino, mas também podem afetar outras partes do corpo, incluindo a dor na região dorsal.

Cálculos biliares

Os cálculos biliares são formações de depósitos duros nas vias biliares e/ou a vesícula. Geram uma típica dor abdominal que se estende até as costas e corta a respiração na hora da cólica. Geralmente, durante a crise é como uma distensão na parte superior do abdômen.

Dor no estômago e costas: sistema urinário

Quanto ao sistema urinário, as causas de estômago inchado e dor nas costas juntos podem ser:

Cálculos renais

Os cálculos renais são formados nos rins. Seus sintomas podem surgir a partir deste local ou durante a sua passagem ao longo dos ureteres até à chegada na bexiga e na uretra.

Pela localização do sistema urinário, a dor gerada vai ser refletida principalmente nas costas e pode vir acompanhada de distensão abdominal (estômago inchado).

Infecção do trato urinário (ITU)

As infecções do trato urinário superior (rins e ureteres) podem se comportar de forma similar aos cálculos e virem acompanhadas de febre, náuseas, vômitos e até mesmo diarreia.

Estômago inchado e dor nas costas: sistema musculoesquelético

Por último, a dor nas costas e estômago ao mesmo tempo e a inflamação deste último também são sintomas que podem estar associados com:

Fibromialgia

Esta doença rara compromete o sistema muscular, gerando áreas de sensibilidade que podem ser apenas na região das costas ou serem acompanhadas de barriga inchada.

Pólio

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso. No seu início provoca espasmos dolorosos que podem afetar as costas e também pode vir acompanhada de distensão abdominal.

Dor nas costas e estômago inchado: tratamento

Algumas medidas gerais que podem contribuir para aliviar os sintomas são:

  • Beber muita água ou outros líquidos claros.
  • Tomar medicamentos sem prescrição médica para reduzir o gá sou os ácidos (antiácidos, gotas de simeticona ou enzimas digestivas).
  • Evitar bebidas carbonatadas.
  • Evitar o consumo de alimentos que produzem gases (determinados vegetais, ovos, leguminosas, lácteos, produtos com alto conteúdo de frutose ou ricos em amido).
  • Comer alimentos que contenham fibra solúvel e insolúvel (frutas, vegetais verdes, salvado de aveia, entre outros).

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas costas e estômago inchado: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Dor nas costas e estômago inchado: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Dor nas costas e estômago inchado: causas
1 de 2
Dor nas costas e estômago inchado: causas

Voltar ao topo da página