Partilhar

Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 10 julho 2019
Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento

A dor é uma manifestação que pode vir acompanhada ou ter início com outras características como, por exemplo, as pontadas. Independentemente do lugar no qual for sentida, vale a pena ficar atento.

As pontadas na barriga também podem incluir a pélvis e a parte inferior do abdômen. Pode ser uma manifestação simples como um acúmulo de gases ou pode estar associada a uma condição grave de saúde. Nas mulheres, geralmente está relacionada com os ovários, o útero, a bexiga e, é claro, o cólon. No ONsalus falaremos sobre as pontadas no baixo ventre: causas e tratamento.

Pontadas no baixo ventre: causas comuns

Quando nos referimos às pontadas no baixo ventre, estamos falando do incômodo ou dor que pode ser sentida em uma área que abrange desde a parte de baixo do abdômen até a pélvis, incluindo órgãos como o cólon sigmoide, os ovários, as trompas de Falópio, o útero, a bexiga, a próstata e o reto.

As causas das pontadas no baixo ventre podem ser diversas:

  1. Dor no pé da barriga devidoàs cólicas menstruais: no caso das mulheres, a dismenorreia, também conhecida como cólicas menstruais, manifesta-se com uma dor intensa na região baixa da barriga que pode se estender até as costas. Conforme a menstruação vai desaparecendo, as pontadas também desaparecem. Podem surgir desde o primeiro dia da menstruação ou dias antes, manifestando-se algo que se conhece como tensão pré-menstrual.
  2. A segunda razão pela qual pode-se causar uma dor do tipo pontada na barriga é a endometriose, uma doença na qual o tecido endometrial cresce fora do útero. Dizendo de outra forma, perde-se a camada interior do útero e do endométrio em outros tecidos e órgãos. Isto gera uma dor do tipo cólica ou de pontada no baixo ventre, sobretudo durante a menstruação. Com o passar do tempo as pontadas na barriga podem ir aumentando de forma progressiva até chegar a manifestar dor intensa, insuportável e esporádica.
  3. Os cistos nos ovários estão incluídos entre os primeiros motivos pelos quais pode-se apresentar pontadas e dor forte no baixo ventre. Os cistos nada mais são que uma bolsa de conteúdo líquido que se forma dentro do ovário. As pontadas podem ser no lado direito ou esquerdo da barriga, dependendo do ovário afetado, causando, além disso, outros sintomas como sangramento vaginal anormal, atraso na menstruação, tonturas e cansaço.
Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento - Pontadas no baixo ventre: causas comuns

Pontadas no baixo ventre: outras causas

  • Pontadas no baixo ventre na gravidez: a gestação é uma fase cheia de alterações hormonais psicológicas e físicas onde o fluxo sanguíneo na pélvis aumenta e isto pode gerar pontadas ou dor no baixo ventre.
  • No caso da gravidez ectópica, embora as manifestações da gravidez ectópica costumem ser agudas e abruptas, em alguns casos, podem manifestar somente uma dor do tipo pulsante na parte de baixo da barriga. A gravidez ectópica é uma emergência médica que pode evoluir até a ruptura tubárica, causando um sangramento interno tão intenso que pode levar à morte.
  • Por outro lado, as relações sexuais também podem gerar dores no baixo ventre. Medicamente isto é chamado de dispareunia e pode, por sua vez, estar associada a diversos fatores, como ressecamento na área vaginal, infecções sexualmente transmissíveis e problemas psicológicos.
  • Por sua vez, a doença inflamatória pélvica é caracterizada por ser um processo infeccioso que começa na área da vagina e colo do útero até chegar ao endométrio, aos ovários e às trompas de Falópio. Além disso, a doença inflamatória pélvica também pode se manifestar com febre, fluxo vaginal amarelado e dispareunia, que é a dor durante as relações sexuais.
  • As alterações do trânsito intestinal, nas quais estão inclusas a diarreia, a flatulência e a constipação, podem gerar dor na parte baixa do abdômen ou pontadas na barriga. Geralmente, tudo isto está associado a transgressões alimentares que possam haver na dieta.
  • As infecções urinárias também podem causar desconforto no baixo ventre sobretudo nas mulheres, devido à proximidade que existe entre a uretra e o ânus. Além do fato de que pode haver aumento na frequência urinária e disúria, que é a dor ao urinar.
  • No caso do homem, a torção testicular pode gerar dor do tipo pontadas no baixo ventre, causando lesões graves no testículo se não for tratada a tempo.

Pontadas no baixo ventre: tratamento

Sendo tantas as causas que podem gerar este desconforto ou dor no pé da barriga, o tratamento vai ser individualizado dependendo da causa, sempre e quando tiver ido ao médico no momento indicado.

  • Em linhas gerais, o emprego de analgésicos e anti-inflamatórios é útil desde o primeiro momento em que aparecem as pontadas na barriga. Pode ser o Paracetamol ou Ibuprofeno a cada 8 horas até quando o médico indicar ou até que os sintomas desapareçam, mas isto é apenas uma medida temporária, já que é importante tratar cada causa.
  • Para melhorar os sintomas das dores menstruais, cistos nos ovários e a endometriose, o uso de anticoncepcionais indicados pelo ginecologista após uma avaliação, em conjunto com os analgésicos anteriormente descritos, melhora consideravelmente as pontadas no baixo ventre. Na endometriose, a cirurgia é uma opção, bem como terapia.

Em todos os casos, é importante fazer uma avaliação médica, mas no caso da gravidez, da gravidez ectópica e outras irritações severas, a avaliação especializada é considerada uma urgência para determinar o tratamento adequado o quanto antes possível.

Finalmente, para aliviar a dor no baixo ventre recomenda-se:

  1. Tomar bastante líquido durante o dia.
  2. Incluir na dieta alimentos que sejam fáceis de digerir.
  3. Comer em pequenas porções evitando a transgressão alimentar.
  4. Consumir alimentos que contenham fibras como as frutas, cereais e vegetais.
  5. Evitar os alimentos gordurosos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento
1 de 2
Pontadas no baixo ventre: causas e tratamento

Voltar ao topo da página