Síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração
Todas as mudanças físicas e emocionais manifestadas a partir da primeira metade do ciclo menstrual, a partir do dia 14, e até à chegada da menstruação, são chamadas de síndrome de tensão pré-menstrual. Esta condição afeta cerca de 75% das mulheres que se encontram em idade sexual reprodutiva, causando mal-estar físico e mudanças de temperamento que podem variar entre leves e severas, dependendo da mulher. Algumas mudanças na rotina podem melhorar esses episódios e diminuir o mal-estar. No ONsalus explicamos a duração, as causas e o tratamento do síndrome de tensão pré-menstrual em detalhe. Continue lendo!
Tensão pré-menstrual: quantos dias antes do período?
O tempo de duração do síndrome pré-menstrual pode variar bastante. Normalmente, os sintomas do ciclo começam a partir do dia 14, uma vez que o óvulo não foi fertilizado e o corpo dá inicio ao processo de menstruação. Em algumas mulheres, os sintomas podem aparecer aproximadamente 11 dias antes da chegada do período, enquanto que outras começam a manifestar sinais apenas alguns dias antes da data agendada para a menstruação.
Da mesma forma, os sintomas desta condição, que provoca mudanças tanto físicas como emocionais, podem variar notavelmente, sendo muito intenso para algumas mulheres e moderado para outras. Caso o desconforto seja muito severo, recomendamos que você consulte um ginecologista para que ele receite um possível tratamento que atenue esta condição.
Tensão pré-menstrual: sintomas físicos e emocionais
A TPM, a sigla como é conhecida, tem implicações tanto a nível físico como emocional, pelo que convêm dividir os sinais mais típicos, tendo em conta ambos os aspectos.
Entre os sintomas físicos do síndrome pré-menstrual, se destacam:
- Dor e inflamação nos seios;
- Retenção de líquidos;
- Ligeiro aumento de peso;
- Inflamação abdominal e aumento de gases;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar geral;
- Aumento de apetite e desejo de alimentos específicos.
Os sintomas emocionais do síndrome pré-menstrual podem ser:
- Irritabilidade e mau humor;
- Tristeza e propensão a chorar;
- Tensão, ansiedade ou maior nervosismo;
- Transtornos no sono, dormindo pouco ou demasiado;
- Dificuldades de concentração.
Por que temos TPM? Causas
As causas exatas do síndrome de tensão pré-menstrual são desconhecidas. No entanto, se acredita que a maior parte dos sintomas são provocados pelo desequilíbrio que ocorre quando os estrogêneos aumentam, embora este aumento hormonal não possa ser a razão de todos os sinais próprios desta condição. É por isso que os especialistas acreditam que vários factores como a predisposição psicológica da mulher, a alimentação e até o meio envolvente podem influenciar a ocorrência de TPM também.
Além disso, certos grupos são mais propensos a padecer desta condição, como por exemplo:
- Mulheres entre os 27 e os 30 anos ou depois dos 40;
- Quem sofra ou tenha sofrido de depressão;
- Mulheres que tenham tido um ou mais filhos;
- Quem sofre de transtornos afetivos.
Tensão pré-menstrual: tratamento
Devido a uma combinação de factores que entram em jogo no momento em que se produz o síndrome de tensão pré-menstrual, encontrar um tratamento especifico é muito difícil. Porém, algumas mudanças na nossa rotina podem ajudar a diminuir o desconforto durante esses dias.
Por isso, no ONsalus recomendamos:
- Praticar exercício regularmente. A atividade física não só estimula a produção de hormonas e neurotransmissores que beneficiam o humor, mas também pode reduzir muitos dos sintomas desta condição, fazendo a mulher se sentir mais ativa e disposta;
- Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia para prevenir a retenção de líquidos;
- Tenha uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais frescos, carnes magras e alimentos saudáveis. O excesso de gordura e fast food (comida rápida) ou o consumo excessivo de sal na dieta podem piorar os sintomas da TPM;
- Ingira pequenas porções de comida e aumente a quantidade de vezes que você come durante o dia. Fazer 5 refeições diárias é o ideal.
- Ajuste os horários para descansar pelo menos 7 horas, dormir adequadamente é essencial para evitar esta condição.
- Realizar atividades relaxantes como hobby que você gosta ou modalidades como yoga ou pilates pode diminuir os níveis de estresse e, com ele ,a frequência e intensidade da TPM.
Como diminuir a tensão pré-menstrual?
Durante os dias de tensão pré-menstrual, é muito importante ter em conta algumas medidas para diminuir o desconforto. Siga essas recomendações para notar melhoras:
- Reduza a ingestão de alimentos ricos em sal, que aumentam a retenção de líquidos;
- Coma de forma saudável para reduzir a inflamação e o mal-estar abdominal. Ingerir frutas e vegetais frescos pode diminuir o desconforto;
- Aumente a intensidade do exercício físico para estimular a produção de endorfinas e melhorar a sua disposição;
- Diminua o consumo de açúcar, álcool, bebidas com cafeína e tabaco para o mínimo, já que aumentam o mal-estar;
- Use roupa larga, confortável e que não aperte as zonas mais sensíveis: o abdômen e o peito.
- Prefira sapatos cômodos que não apertem, pois durante estes dias os pés têm tendência a inchar pela retenção de líquidos.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.