Dor pélvica

Gases e dor nos ovários: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 15 janeiro 2024
Gases e dor nos ovários: causas e tratamento

Os gases e a dor nos ovários podem ser comuns em muitas mulheres. Esses sintomas geralmente estão associados ao ciclo menstrual, mas também podem estar presentes em outras condições, como gravidez, síndrome pré-menstrual ou algumas doenças ginecológicas.

Quando os gases e a dor nos ovários estão presentes, as mulheres geralmente sentem dor no abdômen e até mesmo outros sintomas, como náuseas, cólicas, dor na região lombar, alterações no ciclo menstrual, perda de peso inexplicável ou dor durante a relação sexual (dispareunia).

Aqui, no ONsalus, falaremos sobre as possíveis causas de gases e dor nos ovários e seu tratamento em cada caso.

Índice

  1. Síndrome pré-menstrual
  2. Ovulação
  3. Gravidez
  4. Cistos no ovário
  5. Endometriose
  6. Síndrome dos ovários remanescentes
  7. Câncer de ovário
  8. Gravidez ectópica
  9. Síndrome do intestino irritável
  10. Constipação
Ver mais >>

Síndrome pré-menstrual

A dor no abdômen pode ser sentida antes do início da menstruação e pode ser acompanhada de outros sintomas, como alterações no desejo sexual, fadiga, ansiedade, depressão ou alterações de humor.

Tratamento

Dependendo dos sintomas, o médico pode prescrever anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), antidepressivos, diuréticos ou contraceptivos hormonais.

Você pode saber mais lendo este outro artigo sobre a Síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração.

Gases e dor nos ovários: causas e tratamento - Síndrome pré-menstrual

Ovulação

Por volta do 14º dia do ciclo menstrual, algumas mulheres podem sentir dor quando estão ovulando, ou seja, quando o óvulo é liberado nas trompas de Falópio. Além dos gases e da dor nos ovários, a mulher pode apresentar sangramento leve ou tontura. No entanto, a duração da dor, ou seja, se ela dura vários dias, deve ser monitorada, pois isso pode ser devido a outras causas.

Tratamento

O tratamento para a dor da ovulação geralmente não é indicado, mas se a mulher sentir muito desconforto, alguns analgésicos, como paracetamol ou outros, podem funcionar. No entanto, é necessário consultar um médico, pois pode ser necessário o uso anticoncepcionais.

Recomendamos que você leia sobre Ovulação dolorosa: causas.

Gravidez

Gases e dor nos ovários são comuns na gravidez, devido a alterações hormonais no corpo da mulher, infecções ou aumento da pressão na barriga, ou na área abdominal.

Tratamento

Nesse caso, a mulher deve consultar um médico especialista para que possa fazer os exames necessários para garantir um parto bem-sucedido.

Recomendamos que leia estes outros artigos do ONsalus sobre Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?

Gases e dor nos ovários: causas e tratamento - Gravidez

Cistos no ovário

São bolsas que podem se formar nos ovários e conter líquido. Eles podem causar desconforto e gases quando se rompem ou se tornam muito grandes.

Tratamento

Em geral, eles encolhem sem tratamento, mas nem sempre é esse o caso. Por esse motivo, é necessário que a mulher consulte seu médico para fazer um check-up e prescrever o tratamento mais adequado, que pode incluir pílulas anticoncepcionais ou cirurgia, caso seja necessário removê-los.

Você pode saber mais sobre esse problema lendo este outro post do ONsalus sobre Cisto no ovário: sintomas, causas e tratamentos.

Endometriose

Essa é uma condição na qual o tecido que reveste o útero, ou endométrio, cresce em áreas onde não deveria, o que pode causar gases e dor intensa no ovário.

Tratamento

O tratamento deve ser sempre orientado por um ginecologista e pode incluir o uso de pílulas anticoncepcionais, medicamentos anti-hormônios, DIUs hormonais ou cirurgia para remover o tecido fora do útero. Após a cirurgia, a mulher deve sentir menos desconforto e ser capaz de engravidar.

Você pode saber mais sobre a Endometriose: sintomas, tipos e tratamentos aqui.

Gases e dor nos ovários: causas e tratamento - Endometriose

Síndrome dos ovários remanescentes

Esse tipo de condição pode ocorrer após a remoção de um ou ambos os ovários ou trompas de falópio e é causado por restos de tecido ovariano que não foram completamente removidos durante a cirurgia.

Tratamento

O ginecologista pode aconselhar a paciente a fazer uma nova cirurgia para remover os remanescentes, bem como considerar o uso de hormônios quando a cirurgia não for adequada.

Câncer de ovário

Ocorre quando há um tumor maligno em um ou ambos os ovários, e geralmente não causa sintomas em seus estágios iniciais, mas sim em estágios avançados, quando a mulher começa a sentir dor nos ovários, sangramento fora do período menstrual, constipação, cansaço, fadiga e barriga inchada, entre outros.

Tratamento

O ginecologista é quem deve estabelecer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir cirurgia para remover o ovário onde o tumor está localizado, radioterapia ou quimioterapia.

Gravidez ectópica

Isso ocorre quando o embrião cresce fora do útero. Pode estar nas trompas de falópio, no colo do útero, no ovário ou na cavidade do abdômen. Geralmente apresenta sintomas como sangramento vaginal, tontura, vômito, dor durante a relação sexual e desmaio, entre outros.

Tratamento

O melhor a fazer é ir imediatamente ao pronto-socorro mais próximo, para que a mulher seja examinada e os especialistas possam proceder ao tratamento mais adequado, que geralmente é a cirurgia para remover o embrião.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, aqui falamos sobre Gravidez ectópica: sintomas, duração e tratamento.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é outra condição que afeta o trato gastrointestinal, composto pelos intestinos e pelo estômago. Essa condição também pode causar gases e dor nos ovários, bem como dor abdominal, diarreia ou constipação, cólicas ou inchaço na parte inferior do abdômen.

Tratamento

Nem todo mundo com síndrome do intestino irritável costuma apresentar sintomas graves. Na verdade, algumas pessoas podem melhorar sua condição mudando seus hábitos de vida, adotando uma dieta equilibrada e reduzindo o estresse. Os sintomas graves são tratados pelo médico, que solicitará testes e exames adicionais e, dependendo dos resultados, indicará o tratamento mais adequado.

Você pode saber mais sobre esse problema lendo este outro post sobre o Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas.

Gases e dor nos ovários: causas e tratamento - Síndrome do intestino irritável

Constipação

A constipação é caracterizada pela dificuldade em evacuar. A pessoa evacua menos de 3 vezes por semana ou suas fezes são duras. Também pode sentir que seu reto está obstruído. Da mesma forma, essa condição pode causar gases e dor abdominal.

Tratamento

Isso geralmente inclui mudanças no estilo de alimentação, consumindo mais fibras, legumes, frutas, verduras, cereais, granolas, mamão, entre outros, além de beber bastante água. A atividade física também ajuda.

Por fim, os gases e a dor nos ovários também podem ser causados pelo acúmulo de ar, provocado por alguns alimentos, como bebidas gasosas, feijão, alimentos ricos em fibras ou estresse.

Tenha sempre em mente que a dor e os gases nos ovários podem ser causados por uma variedade de condições médicas, portanto, é sempre aconselhável consultar seu médico para tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gases e dor nos ovários: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Domínguez, A. R., Jurado, A. M., de la Oliva, A. G., de Araujo Martins-Romeo, D., & Álvarez, L. C. (2017). Dolor pélvico de origen ginecológico como patología urgente. Radiología, 59(2), 115-127.
  • Ezcurra, R., Lamberto, N., & Peñas, V. (2009). Dolor abdomino-pélvico en ginecología. In Anales del Sistema Sanitario de Navarra (Vol. 32, pp. 49-58). Gobierno de Navarra. Departamento de Salud.
  • García, A. M. T. (2022). Cáncer de mama y de ovario: significados, dolor y sufrimiento en la cotidianidad de mujeres pacientes. Espacios Públicos, 15(33).
  • Pont Figuerola, P. (2022). Revisión de los cuadros de dolor en pacientes diagnosticadas con síndrome de ovario poliquístico y sus tratamientos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Gases e dor nos ovários: causas e tratamento