Dor pélvica

Dor nos ovários e nos rins: Causas, tratamento e remédios

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 março 2023
Dor nos ovários e nos rins: Causas, tratamento e remédios

Muitas mulheres reclamam de dores nos ovários e rins, mesmo que não estejam menstruadas ou não estejam na menopausa. Nem todas as mulheres sabem a localização exata dos ovários e rins, levando à confusão sobre se é realmente dor nestes órgãos.

Além disso, os distúrbios renais podem causar dor nos laterais do abdômen ou na parte inferior do abdômen, que pode estar associada a problemas ovarianos. Neste artigo do ONsalus, você descobrirá o que causa dor nos ovários e nos rins, como tratá-la e que remédios podem ajudar a aliviar o desconforto.

Também lhe pode interessar: Gases e dor nos ovários: causas e tratamento

Índice

  1. Relação entre rins e ovários
  2. Causas de dor nos ovários e nos rins
  3. Dor nos ovários e nos rins: um sintoma de gravidez?
  4. Dor nos ovários e nos rins: tratamento médico
  5. Remédios caseiros para a dor nos ovários e nos rins

Relação entre rins e ovários

Os rins fazem parte do sistema urinário e estão localizados na parte inferior da caixa torácica, em ambos os lados da coluna vertebral e estão conectados à bexiga por tubos chamados ureteres.

Os ovários estão localizados na pelve, um de cada lado, e a união dos dois sistemas é conhecida como aparelho urogenital, pois compartilham espaço anatômico e sua origem embriológica é comum.

Problemas renais podem causar dor em ambos os lados, no centro das costas e podem até atingir a pélvis e as coxas. O mesmo acontece com as disfunções ováricas, que podem causar dor nas costas, especialmente no nível em que os rins estão localizados.

Causas de dor nos ovários e nos rins

As causas das dores nos rins e nos ovários estão relacionadas a uma série de distúrbios, incluindo

Dor nos ovários e nos rins devido à menstruação

  • Dor menstrual: esta dor pode aparecer devido à ação da prostaglandina (uma substância que gera contração dos músculos do útero), que causa a dor acima mencionada durante a menstruação. Esta é uma das causas mais frequentes de dor nos ovários e nos rins.
  • Ovulação dolorosa: algumas mulheres podem sentir esta dor nos dias que antecedem o seu período menstrual. Para muitas é um aviso de que elas estão no período de ovulação, é um desconforto diferente daquele que ocorre durante a menstruação.

Dor nos ovários e nos rins devido a doença renal

  • Pedras nos rins: são uma massa sólida petrificada que se forma nos rins como resultado de substâncias que fazem parte da urina e que os rins são responsáveis pela eliminação. Sua presença pode causar dor que irradia para outras áreas, como os ovários.
  • Infecção do trato urinário: esta infecção envolve a bexiga e a uretra, ambas podendo ser infectadas por bactérias geralmente encontradas no trato urinário. Esta infecção ocorre com mais frequência durante a vida sexual ativa, causando dor na região pélvica que irradia para os ovários nas mulheres.
  • Infecções renais: um exemplo disso é a pielonefrite, que se caracteriza por febre, calafrios, dores abdominais e pélvicas.
  • Doença renal policística: trata-se de uma doença renal genética, que consiste na formação de cistos nos rins que os fazem aumentar de tamanho e parar progressivamente de funcionar. A presença de um grande número de cistos prejudica a funcionalidade dos rins e causa dor na região lombar que pode se espalhar para outros órgãos e até mesmo para os ovários.
  • Câncer no rim: esta alteração está se tornando cada vez mais frequente. A presença de uma massa tumoral na região renal gera dor na região abdominal e pélvica que pode irradiar para outros órgãos próximos aos rins.

Outras causas

  • Cistos nos ovários: a presença de lesões do tipo bolsas cheias de fluido no ovário ou em sua superfície é conhecida como cistos ovarianos. A presença de cistos ovarianos causa dor na área pélvica que pode se espalhar para outros órgãos, como os rins.
  • Doença inflamatória pélvica: esta desordem causa dor na região pélvica envolvendo os ovários e os rins devido à sua localização. Os danos a esses órgãos podem levar a distúrbios de fertilidade. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível.
  • Endometriose: a endometriose ocorre quando o endométrio cresce em áreas fora de seu local habitual, como os ovários, parte externa do útero, trompas de falópio e em outros órgãos abdominais, como os rins, causando dor na região abdominal ou pélvica.
  • Câncer do ovário: é frequentemente detectado quando progride para outros órgãos da cavidade abdominal e pélvica. Caracteriza-se por dor intensa nesta área e também em outros órgãos, como os rins.

Dor nos ovários e nos rins: um sintoma de gravidez?

A ausência da menstruação é um sintoma durante as primeiras semanas de gravidez, que se deve às mudanças hormonais que ocorrem durante esta etapa, onde o ciclo hormonal é interrompido pela fertilização do óvulo e do espermatozóide.

Por este motivo, o aparecimento de dores nos rins também se torna comum. Nesta fase, ela não está relacionada a algum tipo de doença, mas a outros desconfortos relacionados às costas ou à pélvis.

Quando há ausência de menstruação, outra condição que poderia causar dor nos ovários e nos rins é a gravidez ectópica. Esta é uma gravidez patológica porque se desenvolve fora da cavidade uterina porque o embrião está localizado nas trompas de falópio. Ela causa dor intensa na área pélvica que deve ser tratada como uma emergência.

Dor nos ovários e nos rins: tratamento médico

Perante a presença desta dor nos ovários e nos rins, é aconselhável consultar um ginecologista, que será quem decidirá sobre o tratamento a ser seguido em cada caso, após uma avaliação e um pedido de estudos para confirmar o diagnóstico.

Na grande maioria dos casos, é resolvido com a indicação de analgésicos e/ou anti-inflamatórios com os quais os sintomas são tratados.

Se for um processo infeccioso, o médico prescreverá antibióticos para destruir a bactéria causadora da infecção. Também é importante seguir as instruções do especialista em relação aos cuidados e estilo de vida, dependendo da causa da dor.

Remédios caseiros para a dor nos ovários e nos rins

Para aliviar a dor nos ovários e rins, e a menos que seu médico te diga o contrário, você pode usar um dos seguintes remédios caseiros e naturais.

  • Tome chás de ervas que aliviam a dor e atuam como calmantes. Este é o caso da camomila ou valeriana, você pode tomar uma xícara 2 ou 3 vezes ao dia para aliviar o desconforto.
  • Chá de gengibre: é usado para aliviar as dores menstruais devido a suas excelentes propriedades anti-espasmódicas e até mesmo anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação e a dor na parte inferior do abdômen.
  • Suco de mirtilo: devido a seu efeito purificador, ajuda a eliminar bactérias, além de atuar sobre as infecções do trato urinário. Você deve beber um copo pela manhã e verá como se livrar rapidamente da inflamação.
  • Uvas vermelhas: as uvas vermelhas são uma excelente escolha devido ao seu alto teor de antioxidantes, vitamina A e C. Elas são muito boas em casos de nefrite. São muito boas em casos de nefrite e têm um efeito diurético devido ao seu alto teor de potássio e água. Consuma-os em grande quantidade se você estiver passando por este processo.
  • Suco de abacaxi: o abacaxi é uma fruta com alto teor de água, é indicado em casos de inflamação, estimula a diurese e assim melhora a dor nos rins e nos ovários.
  • Suco de aipo, melancia, romã e pepino: combatem a retenção de líquidos e melhoram a inflamação e a dor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos ovários e nos rins: Causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Dor nos ovários e nos rins: Causas, tratamento e remédios