menu
Partilhar

Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?

 
Por Magce Bonilla, Química. 27 abril 2022
Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?

Todos os meses, as mulheres em idade reprodutiva apresentam o ciclo pré-menstrual, mas uma ou duas semanas antes de ocorrer a menstruação, ocorre a tensão pré-menstrual (TPM), um conjunto de incômodos bastante característicos nos quais a mulher, em geral, sente inflamação e dor nos seios, cólicas, mudanças de humor e irritabilidade. Normalmente, desaparecem ao iniciar a menstruação. Contudo, é preciso ficar muito atenta a estes sintomas, pois em alguns casos eles costumam ser confundidos com uma gravidez, posto que provocam mal-estares parecidos, como dor nas costas.

Se você já se perguntou como saber se é dor pré-menstrual ou gravidez e deseja tirar suas dúvidas, assim como conhecer sinais claros que te ajudem a diferenciar em qual situação pode estar, continue lendo este artigo do ONsalus.

Estou grávida ou são sintomas pré-menstruais?

Os sintomas pré-menstruais e os da gravidez são muito parecidos, principalmente no início da gestação, tanto é verdade que facilmente a mulher pode ficar confusa diante desta situação, em especial, se tem uma atividade sexual regular e não tomou medidas preventivas para não ficar grávida.

As diferenças são muito leves. Ambos os casos manifestam sintomas físicos e emocionais muito significativos nas mulheres devido à mudança hormonal que se manifesta tanto na tensão pré-menstrual quanto na gravidez. Os mal-estares são causados pelo mesmo hormônio, ou seja, a progesterona, por isso que, normalmente, pode causar esta confusão.

O corpo sempre dá sinais importantes para saber se você está grávida ou simplesmente se trata da TPM. Frequentemente, ignoramos certas características dos sintomas que podem ajudar a distinguir em que circunstância se está, já que, normalmente, as reclamações pela gravidez são mais sutis que as da tensão pré-menstrual. Além disso, a forma mais segura de esclarecer as dúvidas é realizando testes de gravidez através da urina e do sangue. A seguir, te explicamos quais são as diferenças entre a tensão pré-menstrual e a gravidez.

Dor abdominal

Durante a TPM, a dor abdominal aparece especificamente na parte inferior, também conhecida como a zona dos ovários. Em geral, esta dor surge alguns dias antes da menstruação, se caracteriza por ser aguda, muito parecida com as cólicas, sendo aliviada com analgésicos.

Enquanto que na gravidez, estas dores abdominais costumam ser menos fortes. Contudo, podem durar mais tempo, inclusive durante o atraso menstrual, portanto, você deve ficar atenta em como é a intensidade e duração deste sintoma para distinguir antecipadamente em qual situação está.

Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez? - Dor abdominal

Sensibilidade e dor nos seios

Durante a TPM, a sensibilidade mamária aparece na segunda metade do ciclo menstrual. O incômodo se concentra na região externa, especialmente, nos mamilos. A dor nessa área pode começar muito sutil e depois se intensificar. Conforme o ciclo fica mais próximo, a dor tende a diminuir, posto que os níveis de progesterona diminuem.

Enquanto que na gravidez, a dor e sensibilidade nos seios aparece nas duas primeiras semanas depois da fecundação. É uma dor mais intensa, costuma estar associada a um aumento do tamanho mamário. Em geral, o incômodo dura mais tempo devido ao aumento dos níveis de progesterona. Estas características ajudam a diferenciar em quais circunstâncias pode estar.

Náuseas

Durante a TPM, as náuseas são pouco frequentes, contudo, algumas mulheres podem apresentar mal-estares digestivos e ter náuseas e vômitos, por isso que este sintoma não é característico desta síndrome. Se você sofre com frequência deste mal-estar, deve avaliar outros sinais do seu corpo para determinar a possibilidade de uma gravidez. Entretanto, a forma adequada e precisa de saber isso é através de um teste de gravidez e a avaliação de um(a) ginecologista.

Durante a gravidez, este sintoma é característico das primeiras semanas, em geral, entre a segunda e oitava semana depois da fecundação. Muitas mulheres têm náuseas e vômitos nas primeiras horas da manhã, ao escovarem os dentes ou durante o café-da-manhã. Contudo, o horário em que ocorre não é um fator determinante. Este mal-estar pode se manifestar ao longo do dia e continuar, em alguns casos, durante todo o período de gestação.

Neste outro artigo falamos se é possível engravidar se você estiver com infecção urinária.

Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez? - Náuseas

Fome e ânsias

Durante a TPM, normalmente ocorrem mudanças na alimentação. Nestes dias, há um aumento na vontade ou desejo de comer carboidratos, açúcares e chocolates, o apetite aumenta e você tem a tendência de comer várias vezes.

Enquanto que na gravidez pode haver uma dualidade entre a vontade de comer uma ou várias vezes repentinamente durante este período e, por sua vez, não ter apetite. Algumas mulheres também costumam apresentar aversão a alguns alimentos que antes gostavam muito. Este sintoma é um clássico sinal da possibilidade de uma gravidez.

Sangramento

Durante a TPM, normalmente, não há nenhum sangramento ou manchas. Depois dos dias pré-menstruais tem início o tempo de menstruação, manifestando um sangramento típico e intenso, que normalmente dura entre 3 e 5 dias.

Enquanto que na gravidez, estudos relatam que 25% das mulheres manifestam uma leve mancha de sangue, inclusive as vezes mais claro, o qual costuma ser confundido com uma menstruação normal, embora dure menos tempo, entre 1 ou 2 dias. Isto ocorre devido ao processo de implantação do óvulo fertilizado, aproximadamente entre 6 a 12 dias após a fecundação.

Variação do humor

Durante a TPM, o estado de ânimo muda com frequência. Algumas mulheres se irritam, manifestam mal humor, ansiedade e insegurança, que desaparecem ao começar a menstruação.

Enquanto que na gravidez, mais especificamente nas primeiras semanas, a mudança de humor é muito nítida. Em geral, as mulheres grávidas ficam muito sensíveis, choram com facilidade por situações que certamente não fariam antes de engravidar. Isto ocorre pelas mudanças hormonais inevitáveis da gravidez e que podem se manter durante os 9 meses de gestação, por isso é um sintoma sério e que deve ser levado em conta para começar a esclarecer quaisquer dúvidas.

Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez? - Variação do humor

Sentimentos

Durante a TPM, existem sintomas emocionais que acabam se manifestando, como a tristeza e a depressão, embora isto não ocorra com frequência, pode acontecer durante alguns meses. Se isto ocorrer repetidamente, é essencial consultar um especialista, como psicólogos ou psiquiatras para lidar com estes episódios.

Enquanto que na gravidez podem aflorar sentimentos de desânimo ou cansaço e, em alguns casos, sentimento de tristeza. Estas manifestações sentimentais fazer parte do processo da gravidez.

Fadiga

Durante a TPM, muitas vezes você pode sentir fadiga ou cansaço generalizado, este sintoma é comum e não fica mais grave. Quase sempre passa ao começar a menstruação. As atividades físicas ajudam a amenizar este mal-estar.

Enquanto isso, na gravidez a fadiga em algumas mulheres é intensa durante as 12 primeiras semanas devido ao aumento de progesterona. Contudo, pode permanecer durante todo o período de gestação. Sempre é importante ter uma boa alimentação e um descanso apropriado.

Sonolência

Durante a TPM, as mulheres podem sentir mais sono do que o normal, em geral, entre 2 ou 3 dias antes do sangramento. Normalmente, este mal-estar não é muito intenso.

Enquanto que na gravidez a sonolência é um dos principais sintomas. Manifesta-se frequentemente e pode, inclusive, durar até 12 semanas. Portanto, se você está tendo sonolência constantemente, é recomendado ficar atenta a outros sintomas para começar a identificar seu caso.

Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez? - Sonolência

Conselhos importantes

  • Observe com detalhes todos os sintomas que apresenta, pois muito deles também são sinais de outros mal-estares, como o efeito das pílulas anticoncepcionais ou excesso de estresse.
  • Consulte um ginecologista se você está com uma falta de período menstrual. Desta forma, conseguirá saber se está grávida ou com algum problema de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Mayo clinic (2022). Síndrome premenstrual [Documento en línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/premenstrual-syndrome/diagnosis-treatment/drc-20376787>. Acesso em 26 de abril de 2022.
  • MedlinePlus Biblioteca Nacional de Medicina. (2022). Síndrome premenstrual. [Documento en línea]. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001505.htm>. Acesso em 26 de abril de 2022.
  • Perarnu, M., Fasulo, S y col. (2007). Síndrome Premenstrual y trastorno disfórico premenstrual en estudiantes universitarias adolescentes. [Documento en línea]. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/184/18481609.pdf>. Acesso em 26 de abril de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?
1 de 5
Como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez?

Voltar ao topo da página