Partilhar

Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 26 agosto 2019
Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas

A dor nos ovários é muito comum quando se tem a menstruação, sobretudo nos dias anteriores a ela, e são um dos sintomas da síndrome pré-menstrual. No entanto, os sintomas dependem de cada mulher. Sabe-se que pílulas anticoncepcionais diminuem a dor nos ovários durante a menstruação, mas isto nem sempre acontece. A pílula anticoncepcional é usada não só para evitar a gravidez, mas também para tratar alguns problemas, como um cisto nos ovários. Elas agem criando uma falsa menstruação de forma a não haver ovulação e, por conseguinte, a dor não deveria aparecer. No entanto, é normal que algumas mulheres continuem sentindo uma pequena dor no pé da barriga tomando anticoncepcional. Se as dores são muito fortes, podem se dever a um motivo maior. Neste artigo do ONsalus, te explicamos porque você sente dor no ovário tomando anticoncepcional.

Como funcionam as pílulas anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional é um tipo de tratamento hormonal utilizado principalmente como método anticoncepcional. Apesar disso, muitos ginecologistas a indicam para o tratamento de outros problemas, como os cistos nos ovários. Quando estes não são muito grandes, tomar a pílula poderia reduzi-los ou eliminá-los.

A pílula anticoncepcional vem apresentada em uma tabela mensal com várias pílulas hormonais e, em alguns casos, outras de placebo. Normalmente, a proporção costuma ser de 21 pílulas com anticoncepcionais e 7 de placebo, ou 24 hormonais e 4 de placebo, embora também exista marcas que as comercializam sem pílulas de placebo. Estas funcionam da mesma forma, posto que as de placebo só são tomadas para continuar o ritmo e para que as pílulas não sejam esquecidas.

A maioria são pílulas combinadas, isto quer dizer que têm em sua composição progesterona e estrógenos. No entanto, há um tipo de pílula chamada “mini-pílula” ou pílula progestativa que contém apenas progesterona, embora seja menos usada.

O que a pílula anticoncepcional faz é impedir a liberação do óvulo e, desta maneira, não ocorre ovulação. Assim, se não há nenhum óvulo para fecundar, não haverá uma possível gravidez. Além disto, sua eficácia é maior, já que também torna a mucosidade que cerca o colo do útero mais grossa, com isso o espermatozoide não pode chegar tão facilmente ao útero. Também gera mudanças na camada que reveste o útero, de forma que o óvulo não possa se aderir à suas paredes. Portanto, sua eficácia é bastante alta.

No entanto, ela não é utilizada apenas como método anticoncepcional. Como dissemos, a pílula anticoncepcional também serve para tratar outras condições, como um pequeno cisto no ovário, ou até mesmo diminuir a dor.

Posto que não se gera ovulação, a dor deveria ser suprimida, contudo, nem sempre é assim, já que há mulheres que têm dores muito fortes e a única coisa que a pílula anticoncepcional é capaz de fazer é reduzi-las. Além disso, a dor poderia ser devida a outro motivo maior. Para poder entender as causas de você sentir dor no ovário tomando anticoncepcional, continue lendo.

Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas - Como funcionam as pílulas anticoncepcionais

É normal sentir dor no ovário tomando anticoncepcional?

Embora normalmente chamemos de dor nos ovários, a verdade é que tecnicamente isto não existe. Os ovários não têm sensibilidade e, portanto, não sentem dor, então, quando dizemos que temos dor nos ovários, na verdade a dor provém de outra parte do aparelho reprodutor feminino, embora pensemos nisto devido à situação.

Além disso, a dor costuma ser gerada durante a menstruação, por isso que a associamos à ovulação. Contudo, mesmo tomando a pílula anticoncepcional que elimina a ovulação, a dor continua aparecendo. Isto acontece porque as cólicas menstruais eram muito intensas e com a pílula foram apenas reduzidas, ou também porque o motivo que está criando a dor é um diferente da menstruação. Quando uma mulher menstrua, a região fica mais inflamada e é normal que a dor se manifeste, por isso, em alguns casos também doem as extremidades inferiores.

Com a pílula, surge uma “falsa mesntruação” que nada mais é que um sangramento gerado quando o corpo deixa de receber hormônios, isto é, nos dias do placebo ou descanso. Contudo, ao ter uma mudança hormonal, é normal que surja dor.

Por vezes, quando a dor é muito intensa, pode ser devida a outros fatores. Como dissemos, a dor nos ovários nada mais é que uma dor na região, por isso que poderia ser devida à alguma condição em outra parte do aparelho reprodutor feminino.

Essas são as causas da dor no ovário tomando anticoncepcional mais comuns:

  • Doença inflamatória pélvica (DIP): se trata da inflamação dos ovários e trompas de Falópio e causa dor na região.
  • Endometriose: embora a pílula também seja utilizada para evitar as dores da endometriose, é possível que elas continuem aparecendo, ainda que de forma mais leve ou moderada. Se são intensas ou se você não sabe se sofre de endometriose, consulte o seu ginecologista o quanto antes.
  • Cistos: os cistos pequenos podem desaparecer com a pílula anticoncepcional. São os chamados cistos foliculares, que desaparecem com a pílula anticoncepcional devido ao fato de que os ovários se encontram em repouso. Porém, existem muitos tipos de cistos e é possível que, se a dor é intensa, ela esteja sendo provocada pelo aparecimento de alguns deles. Para fazer um diagnóstico correto da origem da dor de ovários, consulte o seu ginecologista.
  • Tumores: são menos frequentes, mas muito mais graves. Os tumores podem aparecer mesmo tomando a pílula anticoncepcional, embora costumem dar outros sintomas além da dor abdominal, como a sensação de peso, aumento da frequência urinária ou dor nas costas.
Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas - É normal sentir dor no ovário tomando anticoncepcional?

Efeitos colaterais do anticoncepcional

Agora que você já sabe o que pode ser quando você sente dor no ovário mesmo tomando anticoncepcional, é importante que também saiba quais são os possíveis efeitos colaterais deste método anticoncepcional. Embora a pílula ajude a regular a menstruação, evitar a gravidez e até mesmo desaparecer com os cistos foliculares, também possui efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais não incluem dor na região abdominal ou nos ovários, mas sim náuseas ou sangramento entre períodos que podem ser acompanhados de dores abdominais. Você também pode sentir dor ou tensão nos seios e dores de cabeça. Apesar disso, são efeitos que costumam aparecer nos primeiros meses e logo desaparecer, quando muito, em 3 meses.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manoela Barros
Artigo de muita qualidade!

Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas
1 de 3
Dor no ovário tomando anticoncepcional: causas

Voltar ao topo da página