Doenças dos ovários

Como tratar a inflamação do ovário

 
Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 7 março 2023
Como tratar a inflamação do ovário

A ovarite ou ooforite define a inflamação dos ovários, e pode ser unilateral ou bilateral e pode ou não afetar outros órgãos circundantes do sistema reprodutivo feminino, levando ao aparecimento de outras patologias, como doença inflamatória pélvica ou anexite.

Mulheres com ovários inflamados frequentemente apresentam muitos sintomas, tais como mal-estar geral, fraqueza, menstruação dolorosa e dor nos ovários. A condição é mais comumente observada em mulheres que não estiveram grávidas e que têm relações sexuais com diferentes parceiros, e está associada a outros fatores de risco como o tabagismo e o excesso da ducha vaginal.

Neste artigo do ONsalus, explicamos as causas e sintomas da ovarite e como tratar a inflamação no ovário com os tratamentos e remédios adequados em cada caso.

Índice

  1. Inflamação dos ovários: causas
  2. Sintomas de inflamação dos ovários
  3. Como tratar a inflamação do ovário
  4. Remédios caseiros para tratar a inflamação dos ovários

Inflamação dos ovários: causas

Antes de saber como tratar a inflamação no ovário, devemos saber quais são as possíveis causas de inflamação dos ovários:

  1. Puerpério: esta é a etapa que ocorre durante os 40 dias imediatamente após o parto. Durante este tempo, a mulher se recupera gradualmente de todas as mudanças físicas e hormonais a que foi submetida após a gravidez. Não se descarta que os ovários possam ter sido deslocados durante o parto e que a inflamação dos ovários possa ocorrer após o parto.
  2. Aborto: durante a gravidez, a mulher sofre não apenas mudanças hormonais, mas também mudanças físicas externas e internas, e é provável que quando ocorre um aborto espontâneo, os ovários fiquem ligeiramente inflamados como resultado do processo natural da gravidez.
  3. Infecção vaginal: geralmente associada à Candida Albicans, um fungo que tende a proliferar frequentemente no sistema reprodutivo feminino devido a mudanças na flora bacteriana normal, geralmente causadas pelo excesso de umidade na área genital, o uso de roupas íntimas sintéticas e estresse, entre outros estímulos. No artigo seguinte, explicamos em detalhes os sintomas, tratamento e prevenção da candidíase vaginal.
  4. Reações medicamentosas: o resultado de efeitos adversos após a ingestão de determinados medicamentos, especialmente aqueles usados para tratar infecções vaginais, como os óvulos.
  5. Cistos ovarianos: uma causa frequente de dor e inflamação dos ovários é a presença de cistos ou sacos de conteúdo líquido dentro do ovário, embora geralmente seja uma condição benigna, pode causar sintomas incômodos.
  6. Endometriose: ocorre quando o tecido endometrial cresce fora de seu lugar habitual (dentro do útero). O endométrio pode crescer nos ovários e até mesmo no abdômen.
  7. Torção ovariana: ocorre principalmente em mulheres que têm cistos ovarianos e quando eles são maiores em tamanho. O ligamento que mantém o ovário em posição pode girar e torcer, dando esta condição que deve ser tratada com urgência.
  8. Doença inflamatória pélvica: outra causa da inflamação dos ovários é a doença inflamatória pélvica (DIP), que também tende a ser associada a ovários inflamados devido ao processo infeccioso e inflamatório que ocorre no útero e em todos os órgãos reprodutivos da mulher. Ela tende a ter complicações graves como a infertilidade em pelo menos 12% das mulheres que sofrem dela pela primeira vez, segundo a Revista Cubana de Obstetricia y Ginecología [1].
Como tratar a inflamação do ovário - Inflamação dos ovários: causas

Sintomas de inflamação dos ovários

A inflamação do ovário é mais comumente vista nas mulheres que:

  1. Têm o hábito de fumar.
  2. Têm uma vida sexual ativa.
  3. Sofrem de distúrbios do sistema geniturinário.
  4. Padecem de infecções crônicas.
  5. Tem relações sexuais intensas.
  6. Sofrem de fadiga excessiva.
  7. Vivem em situações de estresse.

Entre os principais sintomas que normalmente acompanham a inflamação dos ovários, estão:

  • Dor severa na região pélvica ou na região abdominal inferior.
  • Sangramento menstrual frequente.
  • Febre alta.
  • Calafrios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Dispareunia ou dor durante o ato sexual.
  • Desconforto geral.
  • Dores nas costas
  • Disúria ou micção dolorosa

A seguir detalharemos como tratar a inflamação do ovário.

Como tratar a inflamação do ovário

O tratamento médico para a inflamação dos ovários dependerá sempre da causa original desta condição:

  1. Primeiramente, o especialista pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e inflamação, como o ibuprofeno.
  2. O tratamento antibiótico com amoxicilina é normalmente indicado por 8-14 dias, dependendo da gravidade do caso e se a inflamação for desencadeada por uma infecção vaginal bacteriana.
  3. Se a inflamação dos ovários for causada por aborto ou no período pós-parto, é necessário que o corpo da mulher volte ao normal espontaneamente ao longo do tempo. No caso de dor pélvica, o médico deve fazer um diagnóstico e pode acrescentar analgésicos ao tratamento.
  4. Se a inflamação estiver relacionada a infecções fúngicas vaginais, o uso de óvulos ou cremes vaginais será relevante para tratá-la. Ao eliminar o fator desencadeante, os sintomas desaparecerão.

Remédios caseiros para tratar a inflamação dos ovários

Além do tratamento médico prescrito pelo especialista, você pode usar alguns remédios caseiros naturais e benéficos para tratar a inflamação dos ovários:

  • Chá de gengibre: o gengibre é um analgésico e anti-inflamatório por natureza, a ingestão de seu chá permite aliviar a dor e a inflamação na região pélvica.
  • Óleo de rícino: tem amplas propriedades anti-inflamatórias graças ao ácido ricinoleico que contém, sendo usado de maneira tópica para reduzir a inflamação nos ovários. Recomenda-se encharcar um pequeno pano com óleo de rícino e colocá-lo sobre a pélvis, especificamente na região dolorida. Uma bolsa térmica pode ser colocada em cima desta toalha para torná-la muito mais eficaz. Em seguida, pode-se tomar um banho com água morna.
  • Camomila e canela: um chá preparado com estes maravilhosos ingredientes pode desinflamar os ovários, melhorar a circulação sanguínea e reduzir os níveis de prostaglandinas, que muitas vezes causam dor e inflamação dos ovários. Deve ser preparada fervendo um pouco de água, adicionando flores de camomila e canela. Em seguida, cobrir, desligar o fogo e deixar descansar por 5 minutos, depois coar e beber. Esta infusão será eficaz se for tomada uma vez por dia com o estômago vazio durante 7 dias.
  • Vinagre de maçã: é eficaz para inflamações e também é um bom aliado contra os cistos ovarianos. Sua preparação é simples e consiste em adicionar 1 colher de sopa de vinagre de maçã a 1 copo de água morna e beber com o estômago vazio e antes de ir para a cama por 2 semanas.
  • Manjericão: finalmente, o manjericão tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas, além das vitaminas que contém. Preparar fervendo 1 copo de água, retirar do calor e adicionar 1 colher de sopa de manjericão fresco que foi previamente lavado. Deixar em repouso por 10 minutos antes de beber a infusão.

Antes de iniciar qualquer tratamento para tratar a inflamação dos ovários, é essencial que você seja avaliada por um especialista para tratar a causa precocemente e evitar complicações sérias.

 

Como tratar a inflamação do ovário - Remédios caseiros para tratar a inflamação dos ovários

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação do ovário, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. Hernández Durán, D., & Diaz Mitjans, O. (2010). Enfermedad inflamatoria pélvica. Revista Cubana de Obstetricia y Ginecología, 36(4), 613-631.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tratar a inflamação do ovário