Partilhar

É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?

 
Por Leonardo Simon. 27 novembro 2018
É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?

Você sente dor nos ovários depois da relação sexual e se pergunta o porquê disso acontecer? Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a dor nos ovários não existe como tal, já que os ovários são órgãos que não têm sensibilidade. O que costuma-se sentir é uma dor na região inferior do abdômen e da pélvis, ou seja, no pé da barriga, que pode ser momentânea ou aguda e se prolongar por um tempo ou aparecer e desaparecer espontaneamente. Em muitos casos, este tipo de desconforto não é um motivo de preocupação e não requer atenção médica, mas sempre convém estar atenta a todos os sintomas que são sentidos depois do sexo, já que existe a possibilidade de que sejam indicativos de algum tipo de doença ou transtorno mais grave.

Para que você possa acabar com suas dúvidas, neste artigo do ONsalus te explicaremos em detalhes todas as condições que podem responder à pergunta "É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?".

Também lhe pode interessar: É normal sentir dores depois de um aborto?

Dor no ovário após relação: ovulação dolorosa

Uma das principais causas da dor no pé da barriga após relação é o que se conhece como ovulação dolorosa. Os problemas neste caso costumam aparecer na metade do ciclo menstrual, embora também possam se apresentar antes ou depois da ovulação.

A ovulação é o processo no qual se gera a liberação de um óvulo do folículo quando este já está maduro e, se durante este processo, o crescimento de tal folículo gera uma distensão na superfície do ovário ou os tecidos abdominais ficam irritados, é possível sentir incômodos na região inferior do abdômen. As dores costumam se manifestar em um só lado da barriga em razão do ovário que tenha liberado o óvulo, ou em ambos. Sua intensidade pode ser variada, pois há mulheres que sentem apenas algumas pontadas leves, enquanto outras apresentam dores mais intensas.

Em geral, se tratam de incômodos normais relacionados com a ovulação que não constituem um sinal de alerta; agora, se são sentidos de forma prolongada ou muito intensa, é conveniente ir ao médico, já que as dores poderiam estar associadas a algum tipo de doença ou transtorno ginecológico.

É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação? - Dor no ovário após relação: ovulação dolorosa

Dor abdominal após relação: sexo brusco ou intenso

Em outros casos, sentir dores abdominais depois da relação pode ser consequência de relações sexuais muito bruscas ou muito intensas. A vagina é extremadamente sensível e delicada e as penetrações fortes podem causar danos nas paredes vaginais, o que posteriormente pode provocar desconforto no útero e dor na região dos ovários. Determinadas posições sexuais também podem fazer com que o membro masculino chegue a partes profundas da vagina e provoque dor.

É importante que o coito seja delicado para evitar o desconforto severo - você pode falar com o parceiro sobre as posições sexuais que causam um menor impacto pélvico na mulher. Se o desconforto não desaparece depois de algumas horas ou dentro do prazo de um dia, será necessário ir ao ginecologista para fazer uma consulta.

Dor no pé da barriga após relação: tensão pré-menstrual (TPM)

Algumas mulheres sofrem de tensão pré-menstrual e começam a sentir dor nos ovários e no pé da barriga alguns dias antes de chegar a menstruação e este incômodo podem se intensificar depois do sexo.

A TPM também provocar o surgimento de outros sintomas físicos e emocionais como dor, sensibilidade e inflamação nos seios, retenção de líquido, dores de cabeça, inflamação abdominal, mal-estar generalizado, irritabilidade, depressão, mudanças de humor, etc. A intensidade destes sintomas pode variar muito de uma mulher para outra e, embora costumem desaparecer uma vez que a menstruação desce, em alguns casos podem se prolongar por mais alguns dias.

Não existe um tratamento específico para a tensão pré-menstrual, por isso recomenda-se adotar uma série de hábitos de vida saudáveis e seguir algumas orientações específicas. Neste artigo Tensão pré-menstrual: duração, causas e tratamento as explicamos detalhadamente.

É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação? - Dor no pé da barriga após relação: tensão pré-menstrual (TPM)

Dor após relação: síndrome do ovário policístico (SOP)

Outra das condições que pode responder à pergunta "É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?" é a síndrome do ovário policístico (SOP). Durante o orgasmo, as contrações que são geradas podem chegar até os ovários e, consequentemente, causar os incômodos.

O SOP é um transtorno da ovulação que provoca, principalmente, mudanças significativas no ciclo menstrual, presença de cistos nos ovários e outros sintomas relacionados com os níveis elevados de andrógenos, como pelagem em algumas área da pele, acnes severas, aumento de gordura na pele e no cabelo, etc. Além disso, aumenta o risco de infertilidade na mulher.

Em vista destes sintomas, é muito importante agendar uma consulta com o ginecologista para fazer os exames oportunos e iniciar o tratamento adequado para cada caso. Explicamos todas as possíveis formas de tratar esta condição no artigo Ovários policísticos: sintomas, causas e tratamento.

Dor no útero após relação: endometriose

A endometriose é uma condição que pode causar dor no útero após relação, a qual também pode ser sentida depois de ter relações sexuais. Esta condição é gerada quando as células do útero crescem em outras partes do corpo, dando lugar a sintomas como dores abdominais, dor durante a relação, cólicas abdominais, dores pélvicas ou lombalgia, sangramento vaginal entre períodos e problemas para engravidar.

É necessário um diagnóstico médico precoce para controlar os sintomas e começar o tratamento adequado, já que em alguns casos pode ser necessária uma terapia hormonal ou uma intervenção cirúrgica.

Dor pélvica após relação: doença inflamatória pélvica (DIP)

A doença inflamatória pélvica (DIP) também pode ser uma das causas da dor pélvica após relação, e esta condição é causada por uma inflamação ou infecção do útero, das trompas de Falópio ou dos ovários, comprometendo severamente a saúde dos órgãos reprodutores da mulher.

A DIP costuma ser causada por uma infecção de caráter bacteriano e de transmissão sexual, como é o caso da clamídia e gonorreia, e causa sintomas como dores na parte baixa do abdômen, fluxo vaginal anormal e com mau odor, dor e sangramento durante a relação, sangramentos vaginais entre períodos, irritação ao urinar, febre, entre outros.

Seu tratamento pode incluir a administração de antibióticos ou uma intervenção cirúrgica se os danos nos órgãos reprodutores são muito graves.

Dor no pé da barriga depois da relação: outras causas

Além das anteriores, que costumam ser as mais comuns, existem outras condições que podem levar ao surgimento de dor no pé da barriga depois da relação, sendo estas enumeradas abaixo:

  • Vaginismo
  • Gravidez ectópica
  • Inflamação do cólon
  • Câncer de ovário
  • Infecções por fungos
  • Salpingite

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • "Dispareunia" por Rosemary Basson, MD, Clinical Professor, Department of Psychiatry, University of British Columbia and Vancouver Hospital; Director, UBC Sexual Medicine Program. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/disfun%C3%A7%C3%A3o-sexual-em-mulheres/dispareunia
  • "Dor pélvica" por David H. Barad, MD, MS, Director of Assisted Reproductive Technology, Center for Human Reproduction. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/sintomas-de-dist%C3%BArbios-ginecol%C3%B3gicos/dor-p%C3%A9lvica#v4722217_pt

Escrever comentário sobre É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?

O que lhe pareceu o artigo?

É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?
1 de 3
É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?

Voltar ao topo da página