Partilhar

Ardência na vagina após relação sexual: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 2 outubro 2018
Ardência na vagina após relação sexual: causas

O sexo deve, acima de tudo, deve ser agradável e prazeroso para os dois membros do casal. Este momento de intimidade e conexão entre as duas pessoas é baseado em prazer e excitação, por isso qualquer transtorno que afete deve ser motivo de preocupação e visita médica.

Se você sentir dor após o sexo de forma pontual, é natural, visto que a vagina é uma região sensível que pode irritar-se com facilidade de causar sintomas desconfortáveis,. Contudo, se isto se converter em algo habitual, você deve procurar uma solução o quanto antes. No seguinte artigo do ONsalus, explicamos se é normal sentir ardência na vagina após relação sexual, mostrando-lhe as causas que podem provocar ardência e coceira vaginal depois de fazer amor.

Também lhe pode interessar: Secura vaginal: causas e tratamentos eficazes

Dor na vagina após relação

As relações sexuais devem ser prazerosas, se você tem algum tipo de problema durante a relação ou sensações desconfortáveis quando termina, isso indica que existe alguma coisa que não está bem ou que deve ser solucionada. As dores que você pode sentir depois do sexo são variadas e, dependendo do tipo de dor, da região afetada, da intensidade e da frequência, pode ser encontrada a causa.

Em primeiro lugar, você precisa deve saber que não é normal sentir dor depois da relação. No entanto, existe uma série de fatores que explicaremos em seguida que podem provocar coceira e ardência na vagina após relação. Se isto lhe acontece com frequência, recomendamos que visite um ginecologista para que ele avalie a sua condição.

Ardência na vagina após relação sexual: causas - Dor na vagina após relação

Ardência na vagina por falta de lubrificação

A falta de lubrificação é um problema que afeta muitas mulheres e é uma das principais causas da ardência na vagina após as relações sexuais. Para que o sexo seja agradável, é necessário que exista uma quantidade de lubrificante suficiente, quer seja natural ou artificial, para que a fricção entre o pênis e as paredes vaginais não seja dolorosa.

Se você sente ardência vaginal cada vez que tem relações sexuais, é muito provável que isso se deva a uma lubrificação ineficiente. A boa notícia é que no mercado existe uma grande quantidade de produtos destinados a solucionar este problema e no ONsalus recomendamos os lubrificantes à base de água.

A secura vaginal e a falta de lubrificação são a primeira causa de consulta ginecológica relacionada com o sexo. Esta condição é muito comum durante a menopausa, assim como naquelas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, daí a importância de combatê-la para evitar a dor durante as relações.

Ardência depois da relação por fricção

Se o sexo se prolonga demasiado, sobretudo depois do orgasmo da mulher, o corpo feminino baixa os seus níveis de lubrificação. Isto, somado à fricção acumulada durante todo o ato, pode fazer com que a vulva se irrite e provoque dor e ardência após a relação.

Por outro lado, dependendo da posição e do tamanho do pênis, as penetrações demasiado violentas também podem fazer com que a mulher sinta dor, ardência ou coceira na vagina. Se depois das relações sexuais você sente dor ou ardência e acredita que se deve a um estes fatores, recomendamos que fale com o seu parceiro sexual de modo a que o sexo possa ser prazeroso para ambos e assim evitar desenvolver outros problemas vaginais.

Ardência na vagina após relação sexual: causas - Ardência depois da relação por fricção

Ardência ao urinar depois da relação

Não é de estranhar que a cistite ou infecção urinária também se conheça como síndrome de lua de mel, uma vez que as relações sexuais são uma das principais causas desta condição. De fato, durante o sexo, o pênis pode arrastar bactérias da região próxima do ânus e introduzi-las na vagina, onde encontram o ambiente perfeito para se reproduzirem e provocar sintomas desconfortáveis. Estes sintomas vão desde dor ao urinar e sensação de querer urinar frequentemente até à inflamação da vulva. Se você sente ardência ao urinar depois da relação, mas também sempre que vai no banheiro, é quase certo que terá uma infecção urinária.

Esta dor também pode ser provocada pela fricção durante o sexo. No introito vaginal localiza-se o orifício da vagina, mas um pouco mais acima está a uretra. A anatomia da mulher faz com que, dependendo das posições, o pênis possa roçar constantemente a entrada da uretra, causando irritação que se manifesta em forma de ardência e coceira ao urinar depois de ter relações.

No artigo sobre coceira na vagina - causas e tratamentos, explicamos outras causas que podem provocar esta sensação como, por exemplo, a candidíase e outras infecções vaginais. Se você se pergunta se pode ter relações quando tem uma infecção urinária, confira a resposta nesse artigo.

Ardência na vagina após relação sexual: causas - Ardência ao urinar depois da relação

Dor vaginal durante a relação por ansiedade

Até agora, apenas foram mencionados fatores físicos, no entanto, como em quase tudo o que está relacionado com o sexo, o fator emocional é de vital importância durante as relações. Para conseguir relações sexuais prazerosas, é muito importante que a vulva lubrifique corretamente e que os músculos estejam relaxados para que a penetração ocorra com facilidade. Alguns fatores emocionais podem provocar ardência na vagina após o sexo:

  • O estresse, o medo ou a tensão durante a relação (muito habitual durante os primeiros encontros).
  • Não estar concentrada ou ter a cabeça em outro lugar.
  • Ter relações sob pressão do parceiro sem realmente ter vontade.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ardência na vagina após relação sexual: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Ardência na vagina após relação sexual: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Matheus Vieira
Aredência depois da relação, no homem, é possível?

Ardência na vagina após relação sexual: causas
1 de 4
Ardência na vagina após relação sexual: causas

Voltar ao topo da página