Saúde sexual da mulher

É normal sair um líquido branco durante a relação?

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 25 junho 2020
É normal sair um líquido branco durante a relação?

A saída de um líquido esbranquiçado durante de uma relação sexual pode despertar bastante curiosidade, mas você deve saber que pode aparecer por diferentes causas. Pode ser que uma parte do sêmen ejaculado pelo seu parceiro tenha saído, mas também é possível que o líquido seja expelido por você, o que é conhecido como ejaculação feminina. Outro motivo é que você esteja com uma pequena infecção vaginal, por isso é importante identificar as causas.

Se quer saber mais sobre este tema, continue lendo este artigo do ONsalus: "É normal sair um líquido branco durante a relação?" e tirar todas as suas dúvidas sobre as causas do corrimento branco.

Índice

  1. Sêmen
  2. Ejaculação feminina
  3. Líquido lubrificante feminino
  4. Corrimento branco por vaginite
  5. Corrimento vaginal devido ao ciclo menstrual

Sêmen

Se você costuma ter relações sexuais sem preservativo, seu cônjuge pode ejacular dentro da sua vagina. Esta é uma das causas mais comuns pelas quais pode notar um líquido esbranquiçado durante as relações sexuais.

O sêmen é produzido pelo homem dentro de suas genitais e contém muitas substâncias:

  • Hormônios.
  • Aminoácidos.
  • Minerais.
  • Prostaglandinas.
  • Ácido cítrico.
  • Gorduras.
  • Enzimas.

E o mais importante, contém entre 200 e 400 milhões de espermatozoides por ejaculação. Este líquido é expelido durante o orgasmo masculino, graças a uma contração que é gerada na genital.

Se o orgasmo ocorre enquanto o pênis está em sua vagina, o sêmen será expelido ao fundo desta. Uma parte do líquido ficará preso neste lugar, dando a possibilidade aos espermatozoides de subir até o útero e completar sua missão: fecundar um dos seus óvulos e assim formar uma gravidez.

No entanto, outra parte do sêmen sairá por sua vagina, esse pode ser o líquido esbranquiçado que nota ao terminar a relação sexual. Este líquido branco tem um aspecto claro e um odor similar ao cloro ou água sanitária.

Ejaculação feminina

Algo de que se fala e conhecemos cada vez mais é a ejaculação feminina. Esta ocorre durante o orgasmo em algumas mulheres e, segundo estudos, até 50% das mulheres poderia tê-la no momento de máximo prazer durante o estímulo sexual. Esta pode ser uma resposta à pergunta: é normal sair um líquido branco durante a relação?

Neste momento, podem ser gerados dois tipos de secreção de líquido:

  • Você pode secretar um líquido claro e em grande quantidade, que é mais conhecido como "squirting". Este contém urina e um líquido parecido com o que os homens secretam de sua próstata, o antígeno prostático.
  • Outras mulheres secretam algo mais parecido com o sêmen e essa é a verdadeira ejaculação feminina. Trata-se de uma menor quantidade de líquido branco espesso na mulher ao ter relações sexuais. Este é produzido por glândulas que estão próximas do "ponto G", as chamadas glândulas de Skene.

Ambas secreções são associadas com um grande prazer durante o ato sexual, tanto para a mulher quanto para seu parceiro.

É importante diferenciá-la da incontinência urinária, já que perceberá que não eliminará líquido apenas durante o orgasmo, mas também em casos como ao espirrar ou rir muito. Este costuma ser um problema bastante incômodo para quem o sofre, sendo frequente em mulheres que já deram à luz.

Líquido lubrificante feminino

Outro tipo de líquido produzido pela mulher durante uma relação sexual prazerosa é o líquido lubrificante feminino. Este costuma ser uma secreção branca durante as relações e é produzido nas outras glândulas que estão na vagina.

É desejável que todas as mulheres tenham uma lubrificação própria, já que ajuda para que a penetração seja mais prazerosa. Toda mulher que estiver sentindo prazer durante a relação sexual geralmente tem esse tipo de secreção, já que é um fenômeno fisiológico normal.

Se esse não for o seu caso, pode consultar o artigo do ONsalus: Tratamento caseiro para lubrificação feminina.

Corrimento branco por vaginite

Uma causa muito comum do corrimento esbranquiçado nas mulheres é a vaginite, a qual também explica por que sai um líquido branco durante a relação, já que se trata de uma inflamação da vagina que pode ocorrer por diferentes causas:

  • Infecção vaginal por fungos, como a candidíase.
  • Infecção vaginal por bactérias.
  • Desequilíbrio na flora vaginal.

Estas causas podem fazer com que haja a secreção do líquido branco vaginal, mas não apenas depois de uma relação sexual, também notará frequentemente manchas em suas roupas íntimas devido à infecção vaginal.

Dependendo da causa, a vaginite pode vir acompanhada de sintomas como:

Este corrimento branco serve para identificar a vaginite, assim como outros sintomas. Você deve ir ao seu ginecologista para que faça seu diagnóstico e comece o tratamento para resolver a infecção o quanto antes.

Corrimento vaginal devido ao ciclo menstrual

Algumas mulheres podem ter um fluxo que varia de acordo com o ciclo menstrual, sendo mais abundante depois da ovulação. Os diferentes tipos de fluxos vaginais, assim como suas características, mudam conforme a fase da menstruação.

Você pode consultar o artigo "Corrimento branco antes da menstruação é normal?" para saber mais.

Se vocÊ está se perguntando se é normal sair um líquido branco durante a relação e não sabe identificar a causa, o mais prudente é ir consultar seu ginecologista de confiança, assim poderá tirar suas dúvidas e não postergar um tratamento que poderia te ajudar a se sentir melhor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sair um líquido branco durante a relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Wimpissinger F, Springer C, Stackl W. International online survey: female ejaculation has a positive impact on women's and their partners' sexual lives. BJU Int. 2013;112(2):E177‐E185. doi:10.1111/j.1464-410X.2012.11562.x
  • Salama S, Boitrelle F, Gauquelin A, Lesaffre C, Thiounn N, Desvaux P. Que sait-on des femmes fontaines et de l'éjaculation féminine en 2015? [Squirting and female ejaculation in 2015?]. Gynecol Obstet Fertil. 2015;43(6):449‐452. doi:10.1016/j.gyobfe.2015.04.012
  • VIGIL, P.; VALDÉS-UNDURRAGA, I.; DEL RÍO, J. P. & CORTÉS, M. E. El espermatozoide en su recorrido a través del tracto reproductor femenino. Int. J. Med. Surg. Sci., 2015, 2(4):643-662.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Filipe
Orgasmo múltiplo como acontece
É normal sair um líquido branco durante a relação?