Partilhar

Corrimento líquido como água, o que pode ser?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 24 julho 2020
Corrimento líquido como água, o que pode ser?

A presença de corrimento vaginal nas mulheres é normal: este pode ser visto nas diferentes etapas da vida, especialmente durante a fase fértil, dos 12 aos 50 anos. O corrimento vaginal é uma secreção íntima feminina produzida pelo corpo para que a vagina se mantenha em bom estado e, desta forma, fique protegida de algumas infecções. Por diferentes razões, pode mudar sua aparência e tornar-se um fluxo abundante como a água. Por exemplo, este corrimento pode aumentar durante a ovulação, por infecções ou lesões vaginais.

As mudanças neste corrimento dependerão da etapa em que a mulher se encontra. Você quer saber o que pode ser corrimento líquido como água? A seguir, neste artigo do ONsalus, encontrará a resposta para esta pergunta e saberá muito mais sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Corrimento branco cremoso: o que pode ser

Corrimento transparente que parece água

Quando o corrimento vaginal é abundante recebe o nome de leucorreia. Esta condição é muito comum entre as mulheres e pode ser fisiológica ou consequência de alguma infecção.

Se você está com corrimento abundante e transparente como água, é provável que precise consultar seu ginecologista para que ele faça um diagnóstico adequado e determine o tratamento de acordo com os sintomas que você apresenta.

Neste sentido, você precisa saber que é essencial manter uma boa higiene: tanto a falta dela quando seu excesso, assim como outras causas, podem fazer com que o corrimento da vagina seja modificado, causando o aumento do mesmo, podendo vir acompanhado de outros sintomas. Entre eles, temos:

  • Dor pélvica.
  • Irritação na vulva e coceira vaginal, indicando que existe uma infecção.

Veja mais informações sobre a leucorreia no artigo "Estou com muito corrimento, o que pode ser?"

Corrimento que parece água, o que pode ser?

Se você está se perguntando por que tem muito corrimento como água, pode ser devido a várias causas, as quais conhecerá a seguir:

Má alimentação

A alimentação pode repercutir no aumento do corrimento vaginal. Por isso, é importante tomar algumas medidas nos hábitos alimentares, como diminuir o consumo de açúcares, gorduras, carboidratos ou qualquer outro alimento processado, desta forma, seu corpo não eliminará toxinas através do corrimento vaginal.

Excesso de trabalho

Quando você tem que cumprir jornadas de trabalho muito extensas, pode sofrer de corrimento vaginal abundante, sendo esta uma uma das coisas que explicam o que pode ser corrimento líquido como água.

Isto se deve ao fato de que, como p tempo que você precisa ficar sentada é superior, o sistema reprodutor percebe que precisa aumentar suas secreções.

Estresse

Um mau controle do estresse repercute de forma negativa no organismo e pode tornar o corrimento mais abundante e transparente. Este corrimento abundante pode ser notado quando você está se sentido muito agoniada ou nervosa.

Ovulação

O aparecimento do corrimento tipo água indica que você está na parte do ciclo menstrual correspondente à ovulação, uma vez que os seus órgãos sexuais estão se preparando para a fecundação. Este corrimento abundante pode surgir durante alguns dias do mês.

Medicamentos

O consumo de alguns medicamentos, como as pílulas anticoncepcionais, pode ter como efeito colateral o aparecimento de muito corrimento abundante como água. Isto não é um motivo de preocupação, no entanto, é bom conhecê-lo se pretende usar as pílulas como método anticoncepcional.

Infecção

O uso de roupas sintéticas ou uma higiene ruim na região íntima da mulher pode causar o aparecimento de uma infecção vaginal, que leva ao aparecimento do corrimento abundante e transparente como a água.

Um processo infeccioso na região da vagina determina o aparecimento do aumento de corrimento, acompanhado de outros sintomas, como:

  • Irritação.
  • Dor ao urinar.
  • Coceira vaginal.
  • Mudanças na cor e odor do corrimento, que dependerá do tipo de bactéria ou fungo.

Infecções como Candidíase, Vaginose bacteriana ou Tricomoníase são algumas que podem gerar o aparecimento de muito corrimento como a água.

Corrimento parecendo água pode ser gravidez?

O corrimento abundante e transparente é um dos primeiros sintomas da gravidez. Durante esta etapa, o corrimento da secreção vaginal da mulher aumenta por causa do aumento dos níveis de estrógeno e do corrimento sanguíneo até a vagina.

Consulte mais informações no artigo Corrimento no início da gravidez: causas e características.

Como prevenir o corrimento tipo água

Se você deseja prevenir o aparecimento de muito corrimento como água, também chamada de leucorreia, siga estas recomendações:

  • A higiene íntima feminina é muito importante, sempre se lave com bastante água e sabão.
  • Utilize roupas íntimas folgadas e de algodão, desta forma evitará o aparecimento do corrimento vaginal abundante. As roupas sintéticas ou muitos justas podem causar irritação na vulva.
  • Se você é alérgica, não use absorventes internos, já que eles retêm mais umidade, podendo causar as infecções.

Tratamento para o corrimento parecendo água

Para saber a resposta o que pode ser corrimento líquido como água no seu caso específico, você deverá consultar um ginecologista para descartar quaisquer possíveis infecções. Através do diagnóstico dele sobre as causas do seu corrimento transparente, te recomendará um tratamento indicado para o seu caso.

  • Quando você apresentar muito corrimento como água devido ao estresse, má alimentação ou ovulação, não é necessário um tratamento específico, pois se tratam de mudanças temporárias. Nestes casos, é recomendado usar um absorvente externo para manter a roupa íntima seca e prevenir o desenvolvimento de uma infecção vaginal. É muito importante manter uma boa higiene íntima.
  • Caso se trate de uma infecção vaginal, o médico receitará antibióticos de acordo com os sintomas que estiverem presentes com o corrimento tipo água.
  • Se o corrimento que parece água é causado pela ingestão de algum medicamento, o especialista indicará ajustar a dose ou suspendê-la, de acordo com a situação da paciente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento líquido como água, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Quispe Sarmiento, M. E. (2017). Uso de método anticonceptivo oral combinado y síndrome de flujo vaginal en mujeres atendidas en el consultorio de Gineco-Obstetricia del Hospital Regional Zacarías Correa Valdivia-Huancavelica, 2015.
  • SILVA-LARRALTE, T. A. N. I. A., ALARCÓN-SILVA, A. N. G. E. L., Ramírez, M., & Alarcón-Corredor, O. (2002). La leucorrea como motivo de consulta en el Ambulatorio Urbano I de Tucaní, Mérida, Venezuela. Rev Fac. Farm, 43, 2-6.
  • Soihet, S. (1986). El flujo vaginal: en la consulta ginecológica. Revista Peruana de Ginecología y Obstetricia, 30(2), 56-60.

Escrever comentário sobre Corrimento líquido como água, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Corrimento líquido como água, o que pode ser?
Corrimento líquido como água, o que pode ser?

Voltar ao topo da página