Partilhar

Corrimento transparente: o que pode ser

 
Por Leonardo Simon. 23 janeiro 2019
Corrimento transparente: o que pode ser

Durante todo o ciclo menstrual, as mulheres verificam diferentes tipos de corrimento vaginal que, dependendo da carga hormonal, adotam diferentes cores e texturas. Existem distintas condições físicas e de saúde que podem afetar a natureza do corrimento vaginal, por exemplo, quando a mulher está ovulando, é possível ter corrimento transparente e elástico e, claro, na presença de uma infecção bacteriana ou por fungos, este pode se tornar esverdeado, amarelo ou marrom e apresentar um odor desagradável.

No seguinte artigo do ONsalus, falaremos sobre o corrimento vaginal, responderemos à questão "corrimento transparente, o que pode ser?" e oferecemos alguns conselhos sobre os sinais que você deve conhecer na hora de analisar seu corrimento vaginal.

Também lhe pode interessar: Corrimento esverdeado, o que pode ser?

Corrimento transparente: o que pode ser

Essas são as causas de corrimento transparente mais comuns:

  • Aproximação do período de ovulação;
  • Gravidez;
  • Administração de determinados medicamentos;
  • Excitação sexual;
  • Presença de fluidos após relação sexual.

No entanto, a presença de outros sinais no corrimento vaginal e de determinados sintomas que acompanham o fluxo pode indicar patologias que variam em gravidade. Continue lendo para saber quando mais sobre o que pode ser corrimento vaginal e quando é necessário ir ao médico.

Corrimento anormal: sinais

Dependendo dos hormônios presentes no corpo feminino, o corrimento pode mudar de textura e cor. Antes de mais nada, você precisa saber que o corrimento transparente é algo normal e que, por si só, não indica nenhum problema de saúde, mas que está relacionado com as etapas da ovulação. Um corrimento tipo clara de ovo, transparente ou claro costumar indicar que os níveis de fertilidade na mulher são altos, ou seja, que está ovulando ou a ponto de ovular. Em seguida, explicamos quais os sinais de um corrimento anormal e as características que indicam problemas de saúde:

  • Quando a quantidade do corrimento é muito maior do que o normal, pode ser um sintoma de câncer ou da menopausa.
  • Se a secreção do corrimento é branca, verde ou amarela, pode ser um sintoma de clamídia, gonorreia, infecção ou alguma doença sexualmente transmissível.
  • Quando, além de aumentar em quantidade, exala um odor forte.
  • Se existe dor, coceira e ardência ao redor da vagina, pode ser devido a uma vaginite.
  • Quando a mulher sente dor durante as relações sexuais.
  • Se sente dor na zona inferior do abdômen.

Corrimento transparente antes da menstruação

O colo do útero é a abertura, a porta de entrada dos órgãos internos femininos. Normalmente, o colo do útero está fechado, pois seu objetivo é proteger estes órgãos diante de possíveis doenças ou infecções que entrem pela vagina, Contudo, existem duas ocasiões nas quais o colo do útero se abre:

  • Logo antes da ovulação.
  • Quando tem que receber o esperma.

No entanto, o colo do útero não é a única defesa do corpo contra os agentes infecciosos. Quando começa o desenvolvimento do óvulo, o organismo começa a produzir estrógenos, os hormônios sexuais femininos que estimulam a secreção da mucosa uterina e muco cervical. O corrimento vaginal é secretado através das glândulas sebáceas que existem no colo do útero e nas paredes vaginais durante todo o período menstrual. Seu objetivo é manter o conduto vaginal limpo para evitar possíveis infecções, não obstante, quando o corpo está ovulando, esta quantidade é intensificada. Quando existe muito corrimento transparente que parece água antes da menstruação é porque, desta forma, cria-se o ambiente propício para que os espermatozoides possam chegar ao colo do útero e às trompas de Falópio para fecundar o óvulo.

Corrimento transparente gelatinoso pode ser gravidez?

No entanto, existe outro motivo importante pelo qual pode haver muito corrimento transparente, em maior quantidade que o habitual, e este se refere à gravidez. Os motivos desta mudança no corrimento vaginal são diversos, mas podem ser principalmente resumidos em dois:

  • Se sabemos que a maioria das mudanças que acontecem no corrimento é devido a uma resposta hormonal, não é de se estranhar que, quando uma mulher fica grávida, ela tenha variação no corrimento, pois a gravidez é uma explosão hormonal com muitas manifestações em todo o corpo.
  • Durante a gravidez, o corrimento age como uma absorvente interno que bloqueia o colo do útero, de forma a proteger o feto diante de possíveis infecções, muito comuns durante este período.

Seja como for, o corrimento normal deve ser branco ou transparente, elástico e inodoro, de outro modo poderíamos estar diante de qualquer outra alteração que merece atenção médica. Saiba mais sobre as características do corrimento no início da gravidez nesse artigo.

Muito corrimento transparente: outras causas

Além do mencionado até agora, existem outras possíveis causas que podem provocar o aparecimento do corrimento transparente gelatinoso. Nem sempre que isto acontece significa que você está grávida ou que está prestes a menstruar e, além disso, em nenhum caso se tratará de alguma condição maligna. A seguir listamos algumas das causas que podem te provocar o corrimento clara de ovo em abundância:

  • Relações sexuais: existem muitas mulheres que sentem muito corrimento após a relação sexual. A verdade é que não se trata de corrimento, mas sim de sêmen liquefeito que vai sendo secretado durante as horas posteriores. De forma geral, tudo é expulso por volta de 24 horas depois do ato sexual.
  • Excitação sexual: durante a excitação sexual, o corpo da mulher começa a secretar corrimento para lubrificar o conduto vaginal e facilitar tanto a penetração quanto a mobilidade dos espermatozoides.
  • Medicamentos: existem medicamentos e remédios, como os anticoncepcionais orais a base de estrógenos, que podem estimular a secreção do corrimento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento transparente: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • BARAD, David H., MD, MS, Director of Assisted Reproductive Technology, Center for Human Reproduction. Secreção vaginal. Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/sintomas-de-dist%C3%BArbios-ginecol%C3%B3gicos/secre%C3%A7%C3%A3o-vaginal>. Acesso em 23 de jan. 2019.

Escrever comentário sobre Corrimento transparente: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Corrimento transparente: o que pode ser
Corrimento transparente: o que pode ser

Voltar ao topo da página