Menstruação e pressão baixa têm relação?
Antes e durante a menstruação, nós mulheres experimentamos mudanças hormonais que afetam o comportamento do nosso corpo. Estas mudanças podem inclusive afetar nosso estado de humor e a forma como enfrentamos o dia a dia.
Na ONsalus, abordamos este tema desde a perspectiva dos sintomas, especificamente da hipotensão. Por que quando menstruo minha pressão baixa? Menstruação e pressão baixa têm relação? Continue lendo o seguinte artigo para entender esta questão.
Compreendendo o ciclo menstrual
O ciclo menstrual é o processo reprodutivo da mulher. Começa-se a contar desde o primeiro dia da menstruação até passado aproximadamente 5 dias, momento no qual a menstruação desaparece. Inclusive desde este dia 1 até o 13, começa a fase folicular ou de pré-ovulação.
Nesta fase, os hormônios começam a preparar o útero para o processo de fertilização e ajudam a engrossar as paredes do endométrio para a adesão do óvulo, que ocorrerá no dia 14. O ovário libera o óvulo que se fixará no útero por 24 horas, à espera do espermatozoide.
Entre os dias 15 ou 16 ao 28, o óvulo não fertilizado irá definhando até ser expulso com a menstruação. A menstruação é o sangramento produzido depois que o útero se limpa ao finalizar o ciclo menstrual. Em geral, o ciclo dura 28 dias, embora em algumas mulheres possa durar mais ou menos dias.
Contudo, além da queda de pressão que te explicaremos mais adiante, durante a menstruação as mulheres podem sentir:
- Dor abdominal e no quadril;
- Dores de cabeça;
- Inflamação das articulações;
- Aumento e sensibilidade dos seios;
- Mudanças de humor;
- Diminuição da pressão arterial.
Menstruação e pressão baixa têm relação?
Hipotensão é o termo dado à baixa pressão arterial. Até certo ponto, é normal que a pressão baixe em certas condições, já que o corpo faz isso para regular o bombeamento do sangue. Por exemplo, a baixa pressão pode prevenir um acidente cardiovascular ou infarto. Mas por outro lado, uma hipotensão duradoura pode causar um derrame ou ataque cardíaco. Por isso é importante regular a pressão arterial.
Geralmente, o motivo pelo qual gera-se uma hipotensão se deve ao retorno venoso ao coração. A circulação do sangue é obstruída nas pernas e o coração se vê obrigado a aumentar seu ritmo. Isto gera uma contração do músculo, minimizando a capacidades dos vasos sanguíneos.
Os sintomas mais comuns da hipotensão são:
- Tonturas e inclusive desmaios
- Mãos suadas
- Dor de cabeça
- Náuseas e vômitos
- Vertigem
- Confusão ou desorientação
Tontura durante a menstruação é normal?
As razões que podem levar a uma hipotensão ou pressão baixa são diversas. No caso das mulheres, uma delas pode ser a menstruação, já que todo o sistema circulatório está comprometido com a descida da menstruação. Além disso, as mudanças hormonais também podem influenciar na pressão arterial.
Um tontura mínima ou descompensação pode ser sinal de uma pressão baixa devido à menstruação. Em geral, este sintoma pode passar despercebido pela paciente. Contudo, é um sinal de que o coração duplicou seu ritmo para nivelar o fluxo de sangue no corpo.
O que fazer se minha pressão baixar com a menstruação?
Em qualquer caso de hipotensão, o tratamento deve ser igual. A primeira coisa a se fazer é se sentar ou deitar para evitar uma queda. Embora nem sempre as quedas de pressão levem a desmaios, pode haver uma perda de equilíbrio corporal.
Os métodos mais comuns para tratar uma pressão baixa são:
- Beber água açucarada
- Colocar compressas de água fria na testa
- Comer ou chupar um doce
- Se possível, deite-se e coloque as pernas para cima
Para evitar uma queda de pressão na menstruação você pode:
- Tomar bastante água: assim como sopas ou caldos, que mantenham o corpo hidratado durante o período de menstruação.
- Aumentar o consumo de frutas ou vegetais que contenham açúcares, assim como a quantidade de vezes ao dia. Por exemplo, inclua nos lanches pela metade da manhã e metade da tarde.
- Tome café da manhã: sob nenhuma circunstância faça atividades sem ter se alimentado previamente. Uma banana é uma excelente opção para quando você está com pressa.
- Inclua carboidratos na primeira refeição. Panquecas, iogurtes, cereais, fatias de pão, darão energia para seu corpo se manter em pé durante todo o dia.
- Evite dietas rígidas: durante o período de menstruação não é recomendável se submeter a dietas muito exigentes.
- Descanse: dormir é de suma importância durante os dias da menstruação. Permite ao corpo se recuperar e tomar controle do sistema circulatório.
A pressão baixa nas mulheres
A pressão baixa ou hipotensão é uma condição mais comum nas mulheres do que nos homens, o que se deve principalmente ao nosso sistema hormonal, assim como às exigências do nosso corpo para adequá-lo ao processo de fertilização.
Embora a hipotensão seja uma condição que mereça observação, ela é benéfica durante a gravidez, já que contribui para a dilatação das artérias, o que melhora o fluxo de sangue na placenta.
Em alguns casos, a queda de pressão também está associada à anemia ou diabetes. É importante fazer uma avaliação médica quando a hipotensão se torna frequente, assim como quando o sangramento se mantém por mais de 7 dias durante o período menstrual.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação e pressão baixa têm relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.