Partilhar

O que causa dor de cabeça?

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 23 fevereiro 2018
O que causa dor de cabeça?

As causas da dor de cabeça são muito variadas. Este tipo de desconforto pode surgir pelas mais variadas razões pelo que, para encontrar a sua origem, é necessário analisar os seus hábitos, rotinas diárias, alimentação e os momentos em que a dor se manifesta. Além disso, descrever a dor é importante para que um especialista possa saber que tipo de incômodo você está sofrendo e as possíveis causas. Você quer saber o que causa dor de cabeça? Continue lendo porque neste artigo do ONsalus.com.br explicamos as causas mais comuns, enquanto você marca uma consulta com um médico para uma revisão completa.

Também lhe pode interessar: Dor de cabeça ao abaixar: causas

Cefaleia tensional: causas mais comuns

A cefaleia tensional é a causa mais comum da dor de cabeça. Ela é originada devido à tensão ou às contraturas que se formam em diversos músculos como os localizados no pescoço, nos ombros, nas cavidades oculares ou no rosto. As contraturas cervicais ou a acumulação de tensão na zona do pescoço são causas habituais desta condição.

Esta é uma dor de cabeça constante e do tipo surdo, muito semelhante a uma espécie de pressão que começa desde a zona afetada até à nossa cabeça. É incômoda, mas não causa outros sintomas e geralmente diminui ou desaparece quando realizamos atividades físicas porque, normalmente, a área de tensão relaxa um pouco. As causas da dor de cabeça tensional mais frequentes são:

  • Estresse;
  • Dormir em uma posição ruim;
  • Tensão na zona ocular ou cervical;
  • Bruxismo, ou seja, ranger ou apertar os dentes ao dormir;
  • Cansaço ou problemas para dormir;
  • Consumo excessivo de álcool, cafeína ou de tabaco.

Uma boa forma de saber se você sofre desta condição é fazer um diário de dor de cabeça para que você possa determinar o momento em que o desconforto surge e encontrar as principais causas. Normalmente, realizar atividades físicas com regularidade, tentar controlar o estresse e a tensão, dormir adequadamente e levar uma dieta saudável sem consumo de álcool ou cafeína em excesso ajuda a acabar com este tipo de dores.

O que causa dor de cabeça? - Cefaleia tensional: causas mais comuns

Enxaqueca

A enxaqueca, muito menos comum que a dor de cabeça tensional, é uma das causas da dor de cabeça. Surge especialmente em mulheres devido a mudanças hormonais, fatores hereditários, dietas inadequadas ou acumulação de estresse e tensão.

A enxaqueca consiste em uma dor do tipo surdo e intenso que surge normalmente em um lado da cabeça, originando uma sensação de pulsação ou latejamento na zona afetada. A maior parte dos pacientes pode ver uma espécie de aura antes de ter um ataque de enxaqueca. Assim sendo, alterações como ver luzes, visão turva ou dor nos olhos podem ser sinais da sua presença. Além da dor, podem surgir outros sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou a sons fortes. O mal-estar é intenso e pode durar entre 6 horas e dois dias, requerendo normalmente descanso num quarto escuro e silencioso para diminuir as dores. Esta condição deve ser diagnosticada por um neurologista.

O que causa dor de cabeça? - Enxaqueca

Problemas de alimentação ou hidratação

Não se alimentar de forma adequada, saltar refeições, passar muitas horas sem comer, ingerir poucos alimentos e beber pouca água, são fatores determinantes que podem originar as dores de cabeça de forma imediata.

Os nossos órgãos necessitam de água e energia para funcionar adequadamente. A ausência de qualquer de um destes elementos pode dar lugar a dores de cabeça fortes que, normalmente, passam quando comemos de forma adequada ou quando ingerimos a água que o nosso corpo está pedindo.

O que causa dor de cabeça? - Problemas de alimentação ou hidratação

Problemas de visão

Se você passa muitas horas por dia trabalhando na frente do computador, vendo televisão ou lendo sem uma iluminação correta, é muito provável que você sinta a vista cansada e que também surjam problemas comuns de visão como astigmatismo ou miopia, entre outros.

Um dos primeiros sinais de que algo não está bem com a vista é o cansaço ocular e as dores de cabeça que surgem, normalmente, a meio ou no final do dia. Estas dores vão aumentando nas horas de maior trabalho, por isso, se você detectou que existe relação entre os seus olhos e as dores de cabeça, o melhor é ir a um oftalmologista para uma revisão.

O que causa dor de cabeça? - Problemas de visão

Insônias ou problemas para dormir

Ter um descanso inadequado é uma das coisas que causa dor de cabeça e, se não descansarmos o que o nosso corpo necessita, podemos dar origem a uma dor de cabeça tensional que nos impede de realizar as nossas atividades diárias com disposição e energia. Ter insônias ocasionais ou de repetição, ter problemas em adormecer que impedem um bom descanso e levar as preocupações para a cama são coisas que podem afetar o nosso bem-estar, originando indisposição, mal-estar anímico e dor de cabeça.

Se você sofre deste problema, o artigo alimentos para dormir bem indica alguns ingredientes que podem favorecer um descanso adequado.

O que causa dor de cabeça? - Insônias ou problemas para dormir

Infecções que causam dor de cabeça

Diversas infecções podem ser também causa de dor de cabeça, no entanto, este tipo de dores só surge em casos pontuais e normalmente desaparece quando a condição é tratada. Algumas infecções que causam dor de cabeça são:

O que causa dor de cabeça? - Infecções que causam dor de cabeça

Dor de cabeça: outras causas

Na maioria dos casos, a causa da dor de cabeça está relacionada com as condições mencionadas anteriormente, sendo o estresse, a tensão, contraturas musculares, problemas de visão ou uma dieta inadequada, as mais comuns. No entanto, existem outras condições que podem originar dores de cabeça, como por exemplo:

  • Pressão arterial alta;
  • Temperaturas muito altas ou exposição solar prolongada;
  • Mudanças hormonais;
  • Infecções cerebrais;
  • Em casos mais graves, é possível detectar a presença de acidente vascular cerebral (AVC) ou um câncer cerebral.

Quando ir urgentemente ao médico?

Se você tiver 3 ou mais episódios de dor de cabeça em um mês sem causa aparente ou se suspeita que sofre de enxaqueca, você deve consultar um neurologista para que ele veja a causa do problema e prescreva um tratamento adequado.

No entanto, existem dores de cabeça que se consideram de urgência médica, por isso, você deve ir a um serviço de saúde se:

  • A dor de cabeça surge de forma repentina e com grande intensidade, principalmente se a mesma aumenta quando você está deitado, se agacha ou se faz algum movimento brusco;
  • Tiver sofrido uma contusão na cabeça que tenha causado a dor;
  • Com a dor se manifestam outros sintomas como problemas de visão, dificuldade em falar ou articular algumas palavras, problemas para caminhar ou se mover e confusão geral;
  • O desconforto aumenta após 24h ou dura mais de 4 dias;
  • Existe dor no pescoço ou rigidez na nuca, o que poderá indicar a presença de uma meningite viral ou bacteriana;
  • Junto com a dor, surgem outros sintomas como náuseas, vômitos, febre, erupções cutâneas, etc.
O que causa dor de cabeça? - Quando ir urgentemente ao médico?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa dor de cabeça?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre O que causa dor de cabeça?

O que lhe pareceu o artigo?

O que causa dor de cabeça?
1 de 8
O que causa dor de cabeça?

Voltar ao topo da página