Partilhar

Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 30 janeiro 2019
Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

Em determinados momentos do dia, seja por excesso de trabalho ou por situações estressantes, qualquer pessoa pode estar exposta à sensação de peso na cabeça, acompanha de outros sintomas ou não. Em algum momento da nossa vida, todos já tivemos essa sensação e, em muitos casos, ela desaparece em pouco tempo de forma definitiva.

A pesadez na cabeça é uma doença que se apresenta com muita frequência e que, em algumas ocasiões, acaba sendo ignorada. Esta alteração pode ser acompanhada de outros sintomas como mal-estar em outras partes do corpo como os olhos ou até surgir associada a dor de cabeça e tonturas.

Existem vários fatores que podem dar origem ao aparecimento desses sintomas, podendo até passar despercebidos quando são um alerta de que algo está acontecendo no nosso corpo. Te convidamos a ler o próximo artigo do ONsalus para tirar todas as dúvidas sobre a sensação de cabeça pesada: o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Sensação de cabeça gelada: causas

Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

Existem várias causas que dão origem ao aparecimento da sensação de cabeça pesada, entre eles se encontram:

  • Problemas psicológicos: as causas de origem psicológica são uma das mais frequentes - o estresse, transtornos de ansiedade, quadros depressivos ou até mesmo ataques de pânico costumam ser as principais alterações que dão origem a esta condição.
  • Distúrbios oculares: pode surgir após um largo período de tempo na frente do computador, da televisão ou ao expôr a vista a leituras prolongadas. Todas estas causas podem desencadear sensação de peso na cabeça.
  • Síndrome de tensão pré-menstrual: o chegada da TPM em algumas mulheres, antecedendo a chegada da menstruação, pode provocar mal-estar geral, dor e peso na cabeça. Saiba mais sobre o síndrome pré-menstrual nesse artigo.

Além da sensação de pressão na cabeça, também pode ser um sintoma das seguintes doenças:

  • Hipertensão arterial: costuma ocorrer em casos de aumento da pressão arterial, podem surgir sensação de cabeça pesada e dor na nuca que desaparecem depois de controlar a tensão arterial.
  • Inflamação dos músculos do pescoço: pode provocar o que se chama de tensão muscular que, ao não ser tratada a tempo, ode provocar uma incapacidade funcionar para realizar as suas tarefas diárias.
  • Problemas nas vias respiratórias: como, por exemplo, sinusite ou rinite. Ambas as condições provocam peso na cabeça, a sinusite por inflamação dos seios paranasais e a rinite por inflamação da mucosa nasal. Além dessas condições, os transtornos gripais ou um resfriado comum podem provocar este sintoma.
  • Maus hábitos: incluindo o consumo excessivo de álcool, drogas, cigarros, cafeína e até de alguns alimentos que provocam indigestão graças a alguma intolerância gástrica como as gorduras, carnes vermelhas, entre outros.
  • Distúrbios do sono: em muitas ocasiões, não dormir um mínimo de 6 a 8 horas de sono pode alterar o sistema nervoso e provocar cefaleia e cabeça zonza e pesada.

A presença de um desses fatores ou a combinação de vários pode ser o aviso da presença de um problema no organismo que deve ser tratado a tempo por médicos especializados no tema para, assim, evitar que derivem em um problema mais grave.

Sensação de cabeça pesada: o que pode ser - Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

Sensação de peso na cabeça: sintomas associados

Para além da sensação de peso na cabeça, existem outros sintomas associados que podem acompanhar esta condição. Os sintomas da alteração podem variar de acordo com a causa que os provoca, no entanto, os sintomas mais frequentes incluem:

  • Dor de cabeça generalizada.
  • Sensação de pressão na cabeça.
  • Desconforto ocular como pálpebras pesadas até lacrimejamento e visão desfocada.
  • Tonturas.
  • Náuseas e vômitos ocasionais.

Cabeça pesada: como aliviar

Como tirar a sensação de cabeça pesada? Existem alguns conselhos muito úteis para aliviar cabeça pesada, entre os quais se destacam:

  • Implementar técnicas de relaxamento: Como ioga, meditação e respiração. Todas contribuem para controlar ou eliminar as tensões. Isto é particularmente importante quando o desconforto é um produto de estresse ou de uma gestão incorreta das emoções.
  • Aplicação de massagens relaxantes com óleos essenciais ou aromaterapia: estas técnicas permitem o controlo e relaxamento do corpo através da aplicação de óleos e aromas que estimulam os sentidos.
  • Ingestão de infusão de camomila: possui efeito anti-inflamatório e tranquilizante, contribuindo para a relaxação e ajudando a conciliar o sono, especialmente se tomada durante a noite.
  • Consumo de infusão de gengibre: pode ajudar a aliviar os sintomas que por vezes acompanham a sensação de peso na cabeça como náuseas e vómitos derivados de alterações gástricas.

Se você já aplicou algum dos conselhos mencionados e não apresenta melhoras, deve consultar um médico para que ele ofereça um diagnóstico e indicar o melhor tratamento a seguir. O médico de clínica geral pode indicar que especialista é o mais adequado para o seu caso e, assim, oferecer a melhor solução.

Os especialistas podem solicitar informações e exames específicos que contribuem para um diagnóstico correto do problema que está originando a sensação de peso na cabeça.

No seguinte vídeo, te oferecemos algumas dicas para aliviar o estresse de forma simples e eficaz:

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de cabeça pesada: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Sensação de cabeça pesada: o que pode ser
1 de 2
Sensação de cabeça pesada: o que pode ser

Voltar ao topo da página