Partilhar

Sensação de cabeça gelada: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 25 setembro 2018
Sensação de cabeça gelada: causas

Existem muitas pessoas que, independentemente da temperatura, sentem frio em qualquer momento do dia. Em alguns casos, esta sensação não se sente em todo o corpo, mas sim em uma parte específica do mesmo. Algumas pessoas podem ignorar o sintoma, no entanto, a sensação de frio em qualquer parte do corpo e de forma seguida pode ter diversas causas.

Uma das regiões mais afetadas pela sensação é a cabeça, já que uma grande quantidade de pessoas garantem sentir frio nesta parte do corpo, mesmo em um dia quente ou até embaixo dos raios solares. É importante consultar um médico caso você sinta frio em alguma parte do corpo de forma habitual.

No seguinte artigo do ONsalus identificamos as causas da sensação de cabeça gelada para que você saiba o que fazer nesse caso.

Também lhe pode interessar: Dor de cabeça ao abaixar: causas

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma inflamação no nervo que provoca muita dor e causa diversas sensações na cabeça, no rosto e no olho. Apesar de o principal sintoma desta patologia ser a dor forte como palpitações elétricas que podem durar alguns minutos ou segundos e que podem ser constantes, também existem outros sintomas.

A sensação de cabeça gelada ou formigamento no rosto também pode fazer parte da sintomatologia que sofrem os pacientes com neuralgia do trigêmeo. É por isso que, caso estas sensações sejam acompanhas de desconforto forte, é indispensável consultar um médico o quanto antes.

Paralisia de Bell

A paralisia de Bell, também conhecida como paralisia facial periférica, é uma alteração do nervo que controla os movimentos dos músculos faciais. Este nervo afetado é conhecido como o nervo facial e o dano no mesmo provoca paralisia muscular nessa parte do corpo e debilidade.

Além da sensação de frio na cabeça, os doentes com paralisia de Bell têm dificuldade para fechar um olho, beber e comer, dificuldades para sorrir, flacidez no rosto como na boca ou maxilar e dificuldade em realizar gestos com normalidade. Também é possível perder o sentido do paladar, ter a boca seca, olhos ressecados e sofrer de hiperacusia.

Sensação de cabeça gelada: causas - Paralisia de Bell

Desequilíbrio emocional

Ter uma vida desequilibrada emocionalmente, na qual se atravessa de forma constante ansiedade ou nervos, pode provocar diferentes alterações no corpo e numerosos sintomas que podem ser muito incômodos, entre eles a sensação de sangue gelado na cabeça.

É importante consultar um médico na presença deste sintoma. No entanto, se o especialista garantir que se trata de um desequilíbrio emocional, podem ser administrados vários tratamentos naturais para ajudar a melhorar esta alteração.

Ganglioneuralgia esfenopalatina

Chama-se cientificamente ganglioneuralgia esfenopalatina à sensação de frio e dor que o corpo sente especificamente na cabeça quando ingerimos bebida ou comida que se encontra a uma temperatura demasiado baixa, como por exemplo um sorvete. Ou seja, quando dizemos que temos o cérebro congelado ou um congelamento cerebral, este é o nome científico para essa sensação.

Apesar de esta sensação ser normalmente rápida e durar apenas o tempo que se está ingerindo o produto, pode acontecer que este transtorno dure um pouco mais.

Ter um peso inadequado

Ainda que ter sobrepeso tenha múltiplas consequências negativas para o organismo, estar abaixo do peso ideal para a sua idade, altura e sexo também pode provocar certos sintomas.

Um fator muito comum quando uma pessoa se encontra mais magra do que deve é ter um sensação de frio, tanto na cabeça, como nas mão e pés. É por isso que você deve manter o peso ideal e visitar um especialista caso não saiba qual o seu peso adequado.

Outras razões que podem provocar sensação de cabeça gelada

Além do que já explicamos, existem várias patologias e condições que também podem provocar a sensação de congelamento na cabeça ou cérebro congelado:

  • Sofrer de anemia
  • Consumir álcool com frequência
  • Fadiga crônica
  • Ter má circulação
  • Dietas muito rígidas sem supervisão profissional
  • Alterações na tireoide
  • Desidratação
  • Hipoglicemia
  • Consumo de certos fármacos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de cabeça gelada: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Sensação de cabeça gelada: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Emanuel Pires
Estou sentindo um frio no alto da cabeça, as causas podem ser as mesmas que explicou?

Sensação de cabeça gelada: causas
1 de 2
Sensação de cabeça gelada: causas

Voltar ao topo da página