Dor de cabeça

Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 9 novembro 2023
Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento

Você já sentiu sensações estranhas na cabeça, como dor intermitente, formigamento ou tontura que o impedem de realizar suas atividades diárias? Essas queixas podem ser alarmantes, especialmente se ocorrerem com frequência e com grande intensidade. Às vezes, essas sensações estão ligadas a problemas nos olhos ou ouvidos, distúrbios do sono ou estresse, que não são graves e podem ser tratados de forma rápida e eficaz. Entretanto, em outras circunstâncias, elas tendem a estar relacionadas a problemas neurológicos, infecções ou enxaquecas que são preocupantes e devem ser tratadas rapidamente por um especialista para um exame detalhado da situação.

Neste artigo do ONsalus, explicamos as principais causas que tendem a produzir sensações estranhas na cabeça e seus possíveis tratamentos.

Também pode te interessar: Sensação de cabeça gelada: causas

Também lhe pode interessar: Calombo na cabeça: causas e tratamento

Índice

  1. Estresse e ansiedade
  2. Enxaqueca
  3. Problemas de sono
  4. Problemas de visão
  5. Efeitos colaterais dos medicamentos
  6. Infecções
  7. Problemas neurológicos

Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são reações humanas normais que podem se manifestar em situações de ameaça e preocupação. Eles fazem parte de uma resposta de enfrentamento que mantém o corpo seguro para enfrentar o perigo.

Às vezes, porém, elas ocorrem de forma contínua e repetida, levando a episódios crônicos de estresse e ansiedade que inevitavelmente afetam a saúde, causando desconforto físico e psicológico e interferindo significativamente nas rotinas diárias.

As crises de estresse e ansiedade geralmente geram tensão muscular na cabeça e produzem sensações estranhas em toda a área, como pressão que produz dor intermitente, formigamento, tontura e, às vezes, até zumbido nos ouvidos.

Nessas circunstâncias, é importante consultar um especialista para determinar o que está causando essa situação e tratá-la o mais rápido possível de forma eficaz para evitar mais danos físicos e psicológicos.

Tratamento

Várias estratégias e técnicas são usadas para gerenciar episódios de estresse e ansiedade, incluindo certas mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada, limitar o consumo de café, dormir o suficiente e fazer exercícios de relaxamento com respiração profunda.

Além disso, a psicoterapia é um tratamento alternativo e alguns medicamentos prescritos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (SSRIs) e ansiolíticos. Esses medicamentos ajudam a minimizar a ansiedade e a produzir calma.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma doença do cérebro que se desenvolve quando ocorrem alterações significativas na circulação sanguínea, nas substâncias químicas que ele processa e em sua atividade elétrica.

A condição quase sempre produz uma dor de cabeça recorrente e latejante, geralmente de um lado só, acompanhada de outras sensações incomuns na cabeça, como tontura, vômito, sonolência e formigamento. Além disso, dependendo da intensidade da enxaqueca, podem surgir desconfortos adicionais envolvendo dificuldade visual, vertigem, constipação, sensibilidade ao som, rigidez no pescoço, entre outros sintomas.

Tratamento

Não há tratamento curativo para essa doença, mas alguns tratamentos farmacológicos e naturais podem reduzir a frequência das crises, sua duração e intensidade. Em geral, o médico responsável pelo tratamento recomenda o uso de analgésicos, como ibuprofeno, aspirina ou paracetamol, para minimizar a dor aguda e interromper outros sintomas que possam ocorrer.

Da mesma forma, dependendo da particularidade do caso, o especialista pode indicar medicamentos mais específicos na forma de comprimidos, injeções ou spray nasal, como Sumatriptano, Migranal, Reyvow, entre outros, para bloquear de forma significativa as vias de dor no cérebro.

Posteriormente, após o fim da crise, o médico pode prescrever medicamentos preventivos para reduzir a frequência das enxaquecas, principalmente se o paciente sofrer com dores repetidas e sensações estranhas na cabeça.

Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento - Enxaqueca

Problemas de sono

Os distúrbios do sono estão associados a problemas de sono, ou seja, dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo. Essa situação faz com que o corpo fique fatigado e cria um desequilíbrio entre os neurônios e as células em todo o corpo. Não dormir bem causa vários desconfortos e sensações estranhas na cabeça, incluindo tontura, pressão e dor na parte frontal e lateral da cabeça, afetando a saúde e a qualidade de vida da pessoa.

Tratamento

Inicialmente, para aliviar os problemas do sono, é necessário mudar certos hábitos de sono e reduzir o estresse ou tratar quaisquer problemas, ou condições que possam estar interferindo no sono.

Em situações de insônia mais complexas, o médico recomenda geralmente a terapia cognitivo-comportamental para controlar ou eliminar pensamentos perturbadores e ações negativas que possam estar mantendo a pessoa acordada. A terapia de relaxamento, a restrição do sono diurno e a terapia com luz também podem ser recomendadas.

Além disso, o especialista pode, às vezes, prescrever pílulas para dormir por um curto período para ajudar a pessoa a adormecer e dormir regularmente.

Problemas de visão

Os problemas de visão estão geralmente associados à idade da pessoa, ou seja, são típicos da velhice, como a presbiopia, mas em outros casos estão ligados a defeitos na refração visual, impedindo que os objetos sejam vistos claramente a uma determinada distância, como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia.

Outros problemas de visão também podem ocorrer como resultado de lesões nervosas que enfraquecem os músculos oculares e devem ser tratados prontamente, pois afetam consideravelmente o equilíbrio da pessoa, limitando sua rotina pessoal e profissional.

Nesse contexto, esses problemas visuais geralmente causam dor e cansaço nos olhos, visão embaçada e, às vezes, causam sensações estranhas na cabeça, como dor de cabeça, formigamento, pressão e tontura devido à fadiga ocular permanente.

Tratamento

O tratamento para problemas oculares varia conforme a patologia que está afetando o olho, portanto, o oftalmologista pode prescrever lentes corretivas em casos de hipermetropia e astigmatismo, cirurgia refrativa em casos de miopia ou cirurgia a laser para presbiopia.

Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento - Problemas de visão

Efeitos colaterais dos medicamentos

Embora a maioria dos medicamentos seja usada para melhorar e curar doenças, às vezes eles podem causar reações indesejadas ou efeitos colaterais no organismo devido à dosagem inadequada, à interação com outros medicamentos ou a uma reação específica a um componente ativo.

Em geral, esses efeitos costumam ser leves e estão associados a dor de estômago, boca seca, sonolência e sensações estranhas na cabeça, como dor de cabeça intermitente, tontura, rubor e vertigem, que tendem a desaparecer quando o medicamento é interrompido. Em outras circunstâncias, os efeitos colaterais podem ser mais sensíveis e interagir com uma doença existente e causar reações adversas, como taquicardia, vômito ou reações alérgicas agudas.

Tratamento

O que deve ser feito imediatamente nesses casos é informar o médico assistente sobre a situação para que ele possa avaliar o que está acontecendo e determinar se deve reduzir a dose ou trocar o medicamento por outro.

Por outro lado, é importante tomar a medicação com alimentos, exceto em casos especiais em que seja indicado não fazê-lo, tomar um protetor gástrico, probióticos e manter uma hidratação adequada.

Infecções

As infecções e alergias do trato respiratório superior podem causar inflamação no nariz, nos seios da face e na garganta e causar desconforto geral no corpo, com predominância da área da cabeça, uma vez que toda a área afetada se comunica com a cabeça.

Nesse sentido, a sinusite, a faringite e a bronquite são infecções que causam vários males, como dor de cabeça, tosse, rinorreia, febre e sensações estranhas na cabeça, como pressão na frente, dor e formigamento no rosto.

Tratamento

O tratamento das infecções respiratórias superiores dependerá da causa, porém, o médico assistente nessas situações indicará repouso absoluto, muita hidratação e um protocolo de medicamentos que inclui analgésicos, antitérmicos e antibióticos para aliviar a dor, baixar a temperatura e combater o vírus ou a bactéria presente, dependendo do caso.

Problemas neurológicos

Diferentes distúrbios neurológicos geralmente produzem alterações na atividade elétrica do cérebro e na capacidade de processar informações sensoriais, desencadeando vários desconfortos que podem variar e se tornar mais agudos dependendo do caso específico, pois o sistema nervoso controla muitas funções corporais diferentes.

Muitos desses desconfortos são refletidos na cabeça, como a presença de dor de cabeça, sensações estranhas na cabeça, como formigamento, picadas de agulha ou como se algo estivesse rastejando no cérebro. Os sintomas neurológicos também se manifestam como dor nas costas, disfunção muscular, dormência na pele, perda parcial da visão, entre outros.

Essas situações são muito delicadas, portanto, deve-se prestar atenção a qualquer desconforto, especialmente se houver uma mudança significativa no padrão das dores de cabeça ou se elas estiverem piorando constantemente.

Tratamento

Os tratamentos neurológicos são estabelecidos conforme a patologia diagnosticada. Em geral, o especialista indicará inicialmente a neurorreabilitação para minimizar os prejuízos funcionais e aliviar os sintomas.

O ideal é seguir um protocolo de atendimento neurológico abrangente, que inclua medicamentos específicos segundo a doença do paciente e fisioterapia neurológica para obter autonomia significativa nas atividades rotineiras da pessoa, melhorar a destreza e reduzir a dor decorrente da lesão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Buonanotte, C y Buonanotte, K. (2012). Migraña. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.elsevier.es/es-revista-neurologia-argentina-301-articulo-migrana-S1853002812001541
  • Manual MSD. (2023). Reacciones adversas a los fármacos. [Documento en Línea]. Disponible:https://www.msdmanuals.com/es-mx/professional/farmacolog%C3%ADa-cl%C3%ADnica/reacciones-adversas-a-los-f%C3%A1rmacos/reacciones-adversas-a-los-f%C3%A1rmacos
  • Maltos, M. (2013). ¿Estrés Que pasa en el cerebro? [Documento en Línea]. Disponible: https://ciencia.unam.mx/leer/249/Estres_que_pasa_en_el_cerebro
  • Mayoclinic. (2020). Insomnio. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.mayoclinic.org/es/diseases-conditions/insomnia/diagnosis-treatment/drc-20355173
  • Vásquez, T. (2002). Las enfermedades neurológicas. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.medigraphic.com/pdfs/gaceta/gm-2002/gm026e.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Sensações estranhas na cabeça: causas e tratamento