Partilhar

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 12 março 2018
Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

A vista cansada, também conhecida como presbiopia, é um dos problemas oculares mais comuns. Não existe forma de preveni-la, já que todos padeceremos dessa condição em algum momento, sobretudo a partir dos 40 anos. No entanto, existem algumas medidas que ajudam minimizar os sintomas que a presbiopia produz começando pelo o uso de óculos ou lentes. A vista cansada é gerada por um desgaste do cristalino, já que este funciona como uma espécie de zoom que, com o processo de envelhecimento, vai perdendo a sua capacidade de focagem. O uso prolongado de aparelhos eletrônicos também contribui para o aumento do cansaço visual. É por isso que no ONsalus reunimos alguns conselhos para prevenir a vista cansada.

Também lhe pode interessar: Olho esquerdo tremendo, o que significa?

Presbiopia ou vista cansada: Sintomas

Para evitar que a vista cansada se torne um problema para o seu desempenho diário, é importante conhecer os primeiros sintomas e tomar medidas em relação a eles. Alguns sintomas de vista cansada são:

  • Dificuldade para focar ao longe depois de focar um objeto próximo por muito tempo;
  • Visão turva, sobretudo ao tentar ler coisas ou a usar a vista de perto;
  • Afastar o que estamos lendo para procurar um foco melhor;
  • Lacrimejamento;
  • Secura ocular;
  • Dores de cabeça.

Se você tem alguns destes sintomas é necessário que consulte um oftalmologista. Ele vai realizar uma série de exames para provar a sua acuidade visual.

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento - Presbiopia ou vista cansada: Sintomas

Lentes para vista cansada

Tal como foi anteriormente dito, não existe forma de prevenir a presbiopia ou vista cansada mas, existem algumas medidas que te podem ajudar a controlar a condição mais facilmente. Em primeiro lugar utilize óculos ou lentes adequadas para a sua deficiência visual. Para isso você deve consultar um oftalmologista para que ele possa realizar um exame e determinar o tipo de óculos que mais se ajusta à sua condição, que pode ter lentes:

  • Bifocais: corrigem a visão ao longe e ao perto;
  • Trifocais: foca os objetos ao longe e também ajuda nas distâncias médias e curtas;
  • Progressivas: a visão se divide em dois na mesma lente, isto é, a parte superior serve para ver ao longe, a inferior para ver ao perto e a parte intermédia envolve todas as distâncias;
  • Ocupacionais: funciona como a lente anterior, mas a parte superior cobre uma distância intermédia e a inferior serve para ver ao perto. É muito recomendada para pessoas que passam muito tempo na frente do computador ou outros aparelhos eletrônicos.

Use uma luz adequada

Utilize uma iluminação adequada para ou fazer algum tipo de trabalho no computador, já que muitas das pessoas que têm a vista cansada focam melhor com a luz natural que não é demasiado intensa. No entanto, no caso de uma iluminação interna, é preferível optar pela indireta, isto é, aquela que é ténue e que se encontra escondida e que reflete através do teto ou da parede, dependendo de onde foi realizada a instalação. Da mesma forma, adeque o brilho e o contraste do ecrã do computador e de todos os aparelhos eletrônicos, assim como o tamanho da fonte que você utiliza.

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento - Use uma luz adequada

Respeite as distâncias para a leitura

Outro dos conselhos para prevenir a vista cansada é respeitar as distâncias quando chega a hora de ler, quer seja em formato de papel ou em formato digital. Os especialistas recomendam que a distância para ler deve ser de aproximadamente 40 centímetros, enquanto que para o uso de computadores o ideal está entre os 70 e os 100 centímetros de distância.

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento - Respeite as distâncias para a leitura

Descanse regularmente

Se você trabalha muitas horas no computador, é necessário que descanse e faça alguns exercícios para vista cansada como por exemplo:

  • Pestaneje várias vezes seguidas e termine fechando com força os olhos e relaxando a vista em seguida;
  • Dê um passeio e se distraia por um momento, de preferência sem entrar em contato com outros aparelhos como celulares ou portáteis;
  • Utilize lágrimas artificiais caso você tenha os olhos secos. Devem ser receitadas por um especialista, já que têm diferentes composições e texturas;
  • Olhe para longe, tire os olhos do ecrã e fixe outro ponto.

Consuma suplementos

Os efeitos que do ômega 3 e da vitamina A sobre a visão são bastante populares. É por isso que o consumo de ácidos gordos ômega 3 é recomendado, já que eles participam na constituição das membranas celulares e a retina é composta por este elemento em 60%. Além disso, preserva os efeitos dos radicais livres e melhora a capacidade de processar os estímulos luminosos. Por outro lado, a vitamina A promove a visão na luz ténue, do mesmo modo que o retinol, uma forma de vitamina A, é responsável por produzir os pigmentos da retina melhorando consideravelmente a visão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Escrever comentário sobre Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento
1 de 4
Presbiopia ou vista cansada: sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página