Saúde ocular

Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 7 março 2022
Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las

É normal você ficar preocupado ou preocupada se seus olhos ficarem mais vermelhos do que o comum, e é importante saber que estas pequenas veias vermelhas costumam ser causadas por problemas simples que você pode resolver sozinho(a).

A camada mais superficial dos olhos pode ser afetada pela exposição a telas, esforços inadequados para a vista, exposição a certos agentes irritantes, uma conjuntivite ou, simplesmente, por esfregar os olhos. Algumas situações mais complexas como a hipertensão arterial também poderia se manifestar com certa vermelhidão ocular.

Se está interessado em conhecer um pouco mais sobre as causas das veias vermelhas nos olhos e como eliminá-las, continue lendo este artigo do ONsalus.

Índice

  1. Veias vermelhas nos olhos por exposição a telas
  2. Veias vermelhas nos olhos por forçar a vista
  3. Veias vermelhas nos olhos por esfregá-los
  4. Veias vermelhas nos olhos por exposição a agentes irritantes
  5. Veias vermelhas nos olhos por banhos quentes
  6. Veias vermelhas nos olhos por traumatismos
  7. Veias vermelhas nos olhos por esforços
  8. Veias vermelhas nos olhos por inflamação
  9. Veias vermelhas nos olhos por hipertensão arterial
  10. Quando consultar um oftalmologista?
Ver mais >>

Veias vermelhas nos olhos por exposição a telas

A invasão das telas é algo normal na atualidade, mas a verdade é que o uso contínuo de computadores, TV, tablets, celulares e outros dispositivos nos leva a uma superexposição de radiação nos olhos.

Preste atenção, não é apenas um problema do computador, e sim, principalmente, dessa extensão da nossa mão: o celular.

Eles afetam ainda mais os olhos durante as últimas horas da tarde. O uso excessivo de telas pode pode fazer com que os olhos fiquem mais avermelhados ou fiquem ressecados, mas também gera problemas em outros níveis físicos, mentais e emocionais.

O que fazer?

Se você está com veias vermelhas nos olhos, saiba que os vasos sanguíneos oculares voltarão ao seu estado normal se você diminuir o uso de telas, simples assim. Alguns conselhos que você pode seguir são:

  • Limitar o tempo em frente a telas apenas ao estritamente necessário.
  • Se você trabalha na frente de telas, tente tirar descansos frequentes, mas sem olhar o celular!
  • Evite usá-las depois das 17 horas.
  • Não utilize telas depois do anoitecer.
  • Utilize telas com filtro.
  • Use um brilho adequado em sua tela.
  • Não fique na frente de telas no escuro.
Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las - Veias vermelhas nos olhos por exposição a telas

Veias vermelhas nos olhos por forçar a vista

O fato de tentar ver em lugares com pouca luz ou a presença de problemas na vista não diagnosticados faz com que você faça um esforço extra com sua visão, o qual pode fazer com que os vasos sanguíneos do olho fiquem mais visíveis.

Entre as doenças oculares que poderiam estar relacionadas às veias vermelhas nos olhos estão:

  • Miopia.
  • Hipermetropia.
  • Astigmatismo.

Estes problemas podem fazer com que as veias dos seus olhos fiquem avermelhadas, tanto por ainda não terem sido diagnosticadas quanto se o tratamento que utiliza (por exemplo, lentes) não for apropriado.

O que fazer?

É essencial que se por algum motivo suspeitar que está enxergando menos, consulte um oftalmologista.

Além disso, é importante que você não tente corrigir a vista (seja para ler ou usar telas) quando já está escuro. Inicialmente, este esforço desnecessário só deixará seus olhos vermelhos, mas se isto acontecer de forma frequente, pode causar outros problemas.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e tratamentos para a carnosidade nos olhos.

Veias vermelhas nos olhos por esfregá-los

Algo tão simples como pressionar seus olhos com os dedos ou esfregá-los pode fazer com que as veias dos mesmo fiquem avermelhadas e haja irritação.

O que fazer?

Normalmente, a vermelhidão desaparece em pouco tempo, mas se persistir e você tem esse costume de esfregar seus olhos constantemente, convém prestar atenção a este hábito ruim para reduzir a inflamação que está causando.

Veias vermelhas nos olhos por exposição a agentes irritantes

A exposição direta a uma substância irritante pode causar um avermelhamento dos glóbulos oculares. Algumas substâncias que frequentemente estão associadas a este problema são o tabaco, o cloro e a fumaça.

O que fazer?

Basta evitar se expor à substância irritante em questão. Desta forma, você freia o estímulo inflamatório e seu olho pode voltar ao normal.

O tabaco provoca este avermelhamento não apenas pelo contato com a fumaça, como também pela aspiração do mesmo. Portanto, se quer evitar este e outros problemas que o cigarro provoca, seria bom evitá-lo.

Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las - Veias vermelhas nos olhos por exposição a agentes irritantes

Veias vermelhas nos olhos por banhos quentes

Não é recomendado ter água muito quente na região da cabeça porque provoca diferentes alterações, como por exemplo, a congestão das veias dos olhos.

O que fazer?

Para lavar o cabelo e o rosto é sugerido utilizar uma temperatura de água um pouco menor do que a você usa no resto do corpo.

Veias vermelhas nos olhos por traumatismos

As pancadas na região do olho ou próximas a ele podem fazer com que as veias localizadas superficialmente no mesmo fiquem avermelhadas.

O que fazer?

Você pode aplicar compressas frias na área onde sofreu a pancada.

Se o traumatismo foi diretamente no olho, é recomendável que vá para um posto de saúde. E, se tiver como, é melhor ir diretamente a um(a) oftalmologista.

Veias vermelhas nos olhos por esforços

Se você se esforçou para vomitar, espirrar ou tossir pode acontecer das veias dos olhos parecerem muito mais avermelhadas.

O que fazer?

Este problema costuma desaparecer por volta de 7 dias. Se você continuar tendo tosse séria ou vômitos, é importante consultar um posto de saúde.

Outras medidas que podem te ajudar são:

  • Evitar o uso de telas.
  • Não forçar a vista no escuro.
  • Evitar a exposição à agentes irritantes.

Veias vermelhas nos olhos por inflamação

Uma inflamação no olho pode fazer com que os vasos sanguíneos fiquem mais vermelhos. Pode ocorrer, por exemplo, diante de:

  • Inflamação nas pálpebras (blefarite).
  • Conjuntivite.
  • Inflamação crônica da esclerótica.

O que fazer?

Se você acredita que este pode ser seu problema, é aconselhável que consulte um(a) médico(a). Muitas vezes se trata de uma inflamação que pode ser simplesmente resolvida com medicamentos, outras vezes, é preciso esperar que a inflamação passe sozinha, mas quem pode determinar isto é o(a) especialista.

Não coloque nada em seus olhos. Apenas procure evitar agentes irritantes, telas e esforçar muito os olhos enquanto faz sua consulta.

Neste outro artigo te mostramos como tirar o inchaço dos olhos.

Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las - Veias vermelhas nos olhos por inflamação

Veias vermelhas nos olhos por hipertensão arterial

Talvez seja uma das causas mais graves das veias vermelhas nos olhos. Pode vir ou não acompanhada de outros sintomas.

A hipertensão arterial consiste, precisamente, em um aumento da pressão ou da força com a qual o sangue corre dentro dos vasos sanguíneos. Pode afetar todo o organismo, mas áreas com vasos muito pequenos podem ser bastante danificadas, especialmente, se esta aumentar de forma brusca e rapidamente.

Entre os danos que a hipertensão no olho pode gerar e que favorecem o aparecimento de veias vermelhas estão:

  • Dano na camada nervosa do olho (retina).
  • Problemas nos nervos oculares.
  • Bloqueio das artérias ou das veias do olho.

Além da vermelhidão, podem aparecer outros sintomas como dores de cabeça, visão dobrada ou perda da visão.

O que fazer?

É conveniente que se suspeitar que está sofrendo de hipertensão arterial, consulte uma clínica oftalmológica para saber se os valores estão altos ou não. Desta forma, será possível tratar o problema.

Quando consultar um oftalmologista?

Se você sofre um ou vários dos seguintes sintomas é importante que se consulte em uma clínica oftalmológica:

  • Secreção nos olhos.
  • Remelas e crostas nos cílios.
  • Lágrimas em excesso.
  • Incômodo com a presença de luz.
  • Dor de cabeça.
  • Dor nos olhos ou atrás deles.
  • Febre.
  • Mal-estar geral.
  • Tonturas.
  • Inflamação.
  • Perda da visão.

E agora que você já sabe todas as possíveis causas para as veias vermelhas nos olhos, confira este outro artigo sobre as causas para a sensação de areia nos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Gilani CJ, Yang A, Yonkers M, Boysen-Osborn M. Differentiating Urgent and Emergent Causes of Acute Red Eye for the Emergency Physician. West J Emerg Med. 2017 Apr;18(3):509-517. doi: 10.5811/westjem.2016.12.31798. Epub 2017 Mar 3. PMID: 28435504; PMCID: PMC5391903.
  • Winfield A, Bolton N, Palter J. Young Woman With Painless Red Eye. Ann Emerg Med. 2020 Apr;75(4):498-545. doi: 10.1016/j.annemergmed.2019.10.011. PMID: 32216879.
  • Bonini S. The red eye. Eur J Ophthalmol. 2021 Nov;31(6):2843-2849. doi: 10.1177/11206721211024827. Epub 2021 Jun 12. PMID: 34120500.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Veias vermelhas nos olhos: causas e como eliminá-las