Meu olho está doendo, mas não tenho nada. O que pode ser?
Você provavelmente já sentiu dor nos olhos em algum momento e não sabe o motivo. A dor ocular, embora não pareça ter uma causa óbvia, pode ocorrer por vários motivos, como olhos secos, inflamação ou irritação da conjuntiva, mau uso de lentes de contato, falta de sono, entre outros.
Se você quiser saber mais sobre por que seu olho dói sem uma causa aparente e descobrir a que se deve, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará todas as informações sobre esse assunto.
Como pode ocorrer a dor ocular
Em muitos casos, a dor ocular pode ser inofensiva; no entanto, sua duração pode indicar um problema mais sério que pode exigir atenção médica e tratamento adequado.
Essa condição tende a se apresentar como uma dor aguda e latejante que pode afetar um ou ambos os olhos e pode ser acompanhada de outros sintomas, como:
- Irritação.
- Sensibilidade à luz.
- Desconforto.
- Latejamento ou pressão que pressiona o olho por dentro.
- Vermelhidão.
- Visão embaçada.
Quando ocorre dor nos olhos, surgem muitas perguntas sobre o motivo dessa condição. É importante saber que há várias causas que podem causar dor nos olhos, sendo as mais comuns as seguintes.
Olhos secos
Também conhecido como olho seco, é uma das causas mais comuns de desconforto ocular que pode levar à dor nos olhos. Se não for tratada a tempo, pode ser a causa de uma futura abrasão da córnea, que se deve ao fato de a córnea não permanecer úmida.
Para melhorar essa situação, o oftalmologista recomendará o uso de lágrimas artificiais, o que melhorará a dor, mas também o desconforto ocular.
Uso indevido de lentes de contato
O uso inadequado de lentes de contato pode causar dor nos olhos, o que geralmente ocorre quando elas estão sujas ou não se encaixam corretamente, e até mesmo quando são usadas por mais tempo do que o recomendado (durante a noite). Além disso, o uso inadequado pode causar dor ocular, inflamação e infecção nos olhos, que se manifesta por dor ocular, vermelhidão e coceira.
Se a sua dor ocular for causada pelo uso incorreto de lentes de contato, você deve parar de usá-las e consultar um oftalmologista.
Dormir pouco
Acredite ou não, a falta de sono pode ser a causa da dor nos olhos. Não dormir as horas que o corpo precisa pode causar dor nos olhos devido ao aumento da tensão corporal, causando dor, irritação e pressão que afetam a visão, fazendo com que ela fique embaçada.
Corpo estranho na córnea
Partículas muito pequenas podem aderir à córnea e, ao piscar, o desconforto é evidente. Quando essas partículas não são removidas em tempo hábil, elas podem causar infecção e dor no olho.
Os corpos estranhos mais comuns que podem permanecer na superfície do olho são:
- Areia.
- Lascas de metal.
- Serragem.
- Materiais orgânicos que causam desconforto.
A presença de um cílio na superfície ocular também pode ser a causa de desconforto e dor nos olhos. O ato de piscar gera mais desconforto, pois a pálpebra se esfrega constantemente contra o corpo estranho.
Quando há um corpo estranho no globo ocular, ele deve ser tratado com urgência, pois pode levar a uma infecção ocular grave. Os corpos estranhos são facilmente removidos no consultório do médico. O especialista prescreverá colírios para evitar a infecção.
Irritação ou inflamação do olho
Tanto a irritação quanto a inflamação podem ser uma resposta do sistema imunológico que pode causar dor, inchaço ou alterações na cor do olho. A conjuntiva, que é a parte branca do olho, pode ficar vermelha e sensível à luz e pode causar dor no olho.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva e da parte interna das pálpebras, causando olhos vermelhos, pálpebras inchadas e secreção. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus, mas é altamente contagiosa.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu olho está doendo, mas não tenho nada. O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.
- Arias, J. E. M., Franco, K. I. G., Salazar, D. P. P., & Beltrán, A. E. Z. (2019). Conjuntivitis: revisión sistemática de diagnóstico y tratamiento. RECIAMUC, 3(1), 618-634.
- Castillo, A., & Iguti, A. M. (2013). Síndrome de la visión del computador: diagnósticos asociados y sus causas. Ciencia y Tecnología para la Salud Visual y Ocular, 11(2), 97-109.
- Fernández Pérez, S. R., de Dios Lorente, J. A., Peña Sisto, L., García Espinosa, S. M., & León Leal, M. (2009). Causas más frecuentes de consulta oftalmológica. Medisan, 13(3), 0-0.
- González, M. G., Márquez, E. A., & Teus, M. A. (2007). Ojo doloroso. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 9(91), 5849-5856.