Partilhar

Olho esquerdo tremendo, o que significa?

Olho esquerdo tremendo, o que significa?

Seu olho esquerdo treme ou vibra e você não sabe qual o motivo disso? Os tremores nos olhos são algo muito comum e uma condição que, muito provavelmente, já acometeu qualquer um de nós. São uma espécie de espasmos involuntários nas pálpebras e, do mesmo jeito repentino que aparecem, desaparecem em um curto espaço de tempo. Normalmente estes tremores oculares são benignos e estão associados a fatores como o excesso de estresse, cansaço ocular, falta de sono, excesso de cafeína e outras substâncias estimulantes, etc. No entanto, quando são provocados por causas patológicas, é provável que sejam acompanhados de outro tipo de sintomas e nesse caso é necessário consultar um médico com urgência.

Nesse artigo do ONsalus, respondemos à pergunta "Olho esquerdo tremendo, o que pode ser?" e sugerimos algumas soluções que podem ajudar a eliminar o tremor no olho esquerdo.

Porque o olho treme?

O tremor no olho é designado em oftalmologia por fasciculação palpebral (tremor palpebral) e faz referência a um tipo de palpitação na pálpebra que geralmente de inicia sem causa aparente e que costuma melhorar após alguns segundos ou minutos.

Este tremor ocular costuma afetar apenas umas das pálpebras, seja no olho esquerdo ou no direito, e é sentido com mais frequência nas pálpebras inferiores, embora também possa ser sentido nos superiores. Por surgir de forma repentina e desaparecer espontaneamente ou num curto espaço de tempo, geralmente não constitui um assunto de gravidade ou de complicações, sendo apenas um espasmo benigno. Contudo, é importante ver que outros sintomas vem acompanhados com os espasmos assim como a sua frequência e duração, já que isso pode inficar algum problema de saúde de maior gravidade.

O tremor no olho acontece quando os músculos encarregues da abertura e fecho do mesmo se contraem de forma repetida, involuntária e rítmica, fazendo com que a pálpebra afetada se feche parcial ou totalmente e, posteriormente, volte a abrir de forma reiterada.

Olho esquerdo tremendo, o que pode ser?

Como já comentamos, se você se pergunta "porque o olho esquerdo fica tremendo", é muito provável que você esteja sentindo micro-espasmos involuntários na pálpebra cuja causa não é grave. Embora não seja possível atribuir uma causa específica, os especialistas suspeitam que este tremor no olhos pode estar relacionado com fatores como os seguintes:

  • Estresse ou ansiedade: o tremor no olho pode ser um indicador de que você está passando por um momento estressante ou angustiante. É muito provável que os espasmos involuntários surjam quando você está estressado e/ou ansioso e que desapareçam quando você resolve essa situação de nervosismo. Neste caso, pode vir acompanhado de fadiga ocular;
  • Secura ocular: os olhos secos podem também causar tremores no olho, pois a falta de lágrimas naturais pode provocar uma irritação da córnea ou da conjuntiva e, como consequência, originar um piscar involuntário. Isto é um padecimento mais comum em pessoas de idade mais avançada, que trabalham na frente de um computador, que usam lentes de contato, que consomem muita cafeína ou álcool, etc.;
  • Fadiga ocular: Caso você necessite de usar óculos ou lentes de contato e não coloque ou use a graduação errada, os seus olhos são submetidos a um esforço complementar que pode aumentar as possibilidades de sofrer de tremores na pálpebra. Isto também é muito frequente em pessoas que estão de forma continuada na frente de computadores, tablets, celulares, etc;
  • Falta de sono ou exaustão: não dormir bem à noite e ter falta de sono, seja por estresse ou outros motivos, pode favorecer o surgimento de tremores no olho;
  • Consumo excessivo de substâncias estimulantes: abusar da cafeína, do álcool ou outras substâncias estimulantes também pode provocar espasmos oculares;
  • Alergias: as alergias que afetam os olhos podem causar coceira, inflamação, lacrimejamento e também a liberação de histamina que ocorre ao esfregar os olhos. o que pode fazer com que a pálpebra trema de forma involuntária.

Apesar de não ser muito comum, o tremor nos olhos acompanhado de outros sintomas (como os que vamos detalhar no título "Quando ir ao médico no caso de tremor no olho") pode ser um sinal de outras doenças ou patologias de maior gravidade que requerem um seguimento e tratamento médico. Algumas delas são:

  • Blefarospasmo;
  • Paralisação de Bell;
  • Esclerose múltipla;
  • Parkinson;
  • Síndrome de Tourette;
  • Distonia;
  • Efeitos secundários de alguns medicamentos, especialmente os receitados para o tratamento da psicose ou epilepsia.
Olho esquerdo tremendo, o que significa? - Olho esquerdo tremendo, o que pode ser?

Olho esquerdo tremendo, o que significa?

São muitas as pessoas que afirmam sentir o olho esquerdo tremendo. Numa fase inicial, o fato do tremor ocorrer nesse olho não tem um significado particular ou diferente caso seja sentido no olho direito. Os micro-espasmos oculares podem ser sentidos em ambos os olhos indistintamente e as causas devem ser encontradas nas mencionadas no título anterior.

Perante esse sintoma, o melhor é colocar em prática os conselhos que indicamos em seguida e, caso você tenha algum tipo de dúvida ou alguma suspeita de que os espasmos oculares podem estar relacionados com algum tipo de doença mais grave, o melhor é consultar um oftalmologista.

Olho esquerdo tremendo: tratamentos

Normalmente, os tremores na pálpebra desaparecem por eles mesmos ao fim de pouco tempo, pelo que não existe um tratamento específico para tratar a condição. No entanto, existe uma série de medidas que se podem adotar para evitar o seu surgimento e manter uma ótima saúde ocular em todos os momentos. Algumas das mais importantes que podem ajudar a solucionar o tremor ocular são:

  • Evite as situações estressantes e reduza os estresse no seu cotidiano. Você pode fazer isso realizando uma atividade física, aprendendo técnicas de relaxamento, praticando ioga ou pilates, etc;
  • Durma cerca de 8 horas por dia para ter energia no dia seguinte. Estabeleça um horário fixo para dormir e evite realizar atividades que ativem a sua mente antes de se deitar;
  • Evite o consumo excessivo de cafeína, teína, refrigerantes, álcool, etc, sobretudo, nas últimas horas do dia;
  • Quando você está trabalhando com o computador, vendo tv ou olhando o ecrã do celular, descanse os olhos periodicamente. Em este artigo do ONsalus, damos para você alguns conselhos para prevenir a vista cansada;
  • Consulte o oftalmologista para fazer uma revisão ocular e, se você precisar de usar óculo, garanta que eles têm a graduação correta;
  • Use sempre óculos de sol no exterior;
  • Limpe as pálpebras diariamente com gazes embebidas em água morna;
  • Se você sofre de olhos secos, utilize gotas lubrificantes que se vendem nas farmácias;
  • Evite o hábito de coçar os olhos de forma continuada;
  • Lave as suas mãos com frequência e evite tocar nos olhos.
Olho esquerdo tremendo, o que significa? - Olho esquerdo tremendo: tratamentos

Olho tremendo: quando ir ao médico?

Se você sente que o olho esquerdo ou direito está tremendo e que, além disso, este sinal vem acompanhado de outros sintomas como aqueles que vamos detalhar em seguida, é muito importante que você consulte o seu médico o quanto antes, já que isso pode ser um sinal de algum padecimento de maior gravidade:

  • O tremor no olho ocorre nos dois olhos ao mesmo tempo;
  • Os espasmos oculares causam um fechamento total das pálpebras ou você tem muita dificuldade para abri-las;
  • Provocam alterações visuais ou uma diminuição da visão;
  • Existe uma inflamação, secreção ou vermelhidão ocular;
  • Também se produzem micro-espasmos involuntários em outras partes do rosto ou do corpo;
  • Existe uma queda da parte superior da pálpebra;
  • Você tem antecedentes familiares com esta condição.

No caso de tremores no olho provocados por causas patológicas, o médico diagnosticará a doença subjacente e estabelecerá um tratamento adequado para a mesma. Este tratamento pode variar desde o uso de medicamentos até à cirurgia em casos de maior gravidade.

Alguns truques para acabar com os tremores na pálpebras

Existem algumas ações simples que você pode fazer quando o olho esquerdo está tremendo (valendo também para o olho direito). Para relaxar os olhos e reduzir os espasmos oculares você deve:

  • Realizar uma massagem suave na pálpebra afetada. Massageie as pálpebras, tanto a superior como a inferior, com o dedo do meio e o indicador, sem exercer pressão e através de movimentos circulares;
  • Fechar os olhos com força, apertando durante aproximadamente 1 minuto. Repita por 4 ou 5 vezes para conseguir que a musculatura da zona fique relaxada;
  • Pestanejar continuamente durante 30 segundos para diminuir a tensão ocular e manter os olhos bem lubrificados;
  • Aplicar um tratamento de frio/calor nos olhos para melhorar a circulação e relaxar as pálpebras. Primeiro envolva um cubo de gelo em um pano e coloque sobre a pálpebra afetada por cerca de 10 segundos, depois faça o mesmo mas com uma gaze embebida em água quente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Olho esquerdo tremendo, o que significa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Escrever comentário sobre Olho esquerdo tremendo, o que significa?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
leiliele
muito obg amei as dicas ,meu marido que esta com esse problema ....
A sua avaliação:
Jessica Perestrelo
Muito obrigado pelos truques que vocês dão! Comigo resultou perfeitamente!
A sua avaliação:
Ramiro Santos
Por vezes acontece mais com o direito, já vi que é a mesma coisa! Muito obrigado!

Olho esquerdo tremendo, o que significa?
1 de 3
Olho esquerdo tremendo, o que significa?

Voltar ao topo da página