Saúde ocular

Dor ao redor do olho: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 8 maio 2024
Dor ao redor do olho: causas e tratamento

A dor ao redor do olho pode ser causada por diferentes causas, incluindo infecções oculares, presença de um corpo estranho na córnea, olhos secos, conjuntivite, abrasão da córnea, glaucoma, obstrução do canal lacrimal, etc.

Essa dor pode ser sentida no olho direito ou esquerdo e, às vezes, não é fácil estabelecer um diagnóstico preciso. Ocasionalmente, a pessoa pode sentir irritação ou a sensação de que algo está dentro do olho. Embora o problema geralmente não seja grave, há casos em que pode ser, por exemplo, no caso de glaucoma.

No ONsalus, explicamos as possíveis causas da dor ao redor do olho e os tratamentos mais adequados.

Índice
  1. Corpo estranho na córnea
  2. Olhos secos
  3. Conjuntivite
  4. Abrasão da córnea
  5. Inflamação da íris
  6. Infecções oculares
  7. Celulite
  8. Glaucoma
  9. Obstrução do ducto lacrimal

Corpo estranho na córnea

Alguns corpos estranhos podem atingir a córnea e causar desconforto no olho, especialmente ao piscar. Outros sintomas incluem sensibilidade à luz ou ao brilho e visão embaçada. Os corpos estranhos mais comuns no olho são grãos de areia, pequenas partículas de pedra, aparas de metal, entre outros materiais microscópicos que podem ser introduzidos acidentalmente.

Tratamento

A presença de um corpo estranho na córnea requer atenção médica urgente para evitar complicações, como uma infecção ocular grave. Em geral, seu médico pode remover esses materiais facilmente no consultório usando instrumentos especializados. Em seguida, ele pode prescrever colírios antibacterianos para evitar infecções enquanto a córnea se recupera.

Olhos secos

Essa é outra causa de dor ao redor do olho. Geralmente começa com uma dor leve que se intensifica com o tempo e, se não for tratada, pode levar à abrasão da córnea. Isso acontece porque, na ausência de lágrimas, a córnea não pode ser mantida úmida. Essa condição é causada principalmente pelo envelhecimento.

Os olhos secos ocorrem quando a quantidade de lágrimas não é suficiente ou sua qualidade não é boa. As lágrimas são compostas de água, minerais, eletrólitos, mucinas, entre outros, e um desequilíbrio nesses elementos pode causar ressecamento.

As lágrimas são muito importantes porque sua função é manter a córnea oxigenada, lubrificada e hidratada para ser possível piscar. Elas também protegem o olho de irritações e infecções, ajudam a eliminar poeira, micróbios e insetos e criam uma superfície adequada para a passagem dos raios de luz.

Tratamento

Atualmente, há muitas opções para o tratamento de olhos secos, incluindo lágrimas artificiais e géis oculares, indicados quando o paciente apresenta ressecamento grave do olho. Outros tratamentos incluem medicamentos corticosteroides e terapias regenerativas.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva e se manifesta por vermelhidão, irritação e inchaço da parte interna da pálpebra.

Geralmente é causada pelo uso de lentes de contato, embora também possa ocorrer em pessoas que têm um olho artificial. Também pode ser causada por uma alergia a lentes de contato ou aos produtos usados para limpá-las.

Tratamento

O tratamento recomendado é evitar o uso de lentes de contato por duas semanas até que a parte interna da pálpebra melhore. Se o uso de lentes de contato for necessário, é aconselhável limitar o tempo de uso das lentes. O oftalmologista também pode prescrever gotas ou pomadas para reduzir a coceira e a inflamação. Outra opção pode ser trocar as lentes de contato, usar soluções salinas sem conservantes e evitar dormir com as lentes.

Dor ao redor do olho: causas e tratamento - Conjuntivite

Abrasão da córnea

A abrasão da córnea ocorre quando a córnea é arranhada e isso causa dor ao redor do olho, lacrimejamento excessivo e sensibilidade à luz. Ela pode ter várias causas, inclusive a presença de um corpo estranho que, se não for tratado rapidamente, pode levar à infecção.

Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico estabelecido pelo oftalmologista, pois o primeiro passo é descartar infecções ou úlceras na córnea. Entretanto, nem sempre é possível estabelecer a origem da dor, portanto, uma vez identificada a possível causa da abrasão, será prescrito o tratamento adequado, que pode incluir géis, colírios, remoção do corpo estranho, entre outras terapias.

Inflamação da íris

A inflamação da íris, também conhecida como uveíte anterior, é uma doença que afeta o olho, especificamente a úvea ou o tecido que forma a parte central da parede do olho. Essa condição surge repentinamente e piora rapidamente, de modo que a pessoa começa a sentir dor ao redor do olho, vermelhidão e visão embaçada. Pode ocorrer em um ou ambos os olhos. As causas são infecções, queimaduras por contato com produtos químicos abrasivos ou herpes zoster.

Tratamento

O tratamento se concentra na redução da inflamação, portanto, o médico pode prescrever gotas de esteroides ou aplicar uma injeção ao redor do olho, pois as gotas nem sempre são 100% eficazes para essa condição. Como alternativa, o médico pode considerar a prescrição de medicamentos orais.

Infecções oculares

As infecções oculares ocorrem quando microorganismos, como bactérias, parasitas, fungos ou vírus, invadem uma parte do globo ocular. As causas podem ser variadas e incluem falta de higiene, uso de água contaminada para tomar banho ou lavar o rosto, tocar os olhos com as mãos sujas, uso inadequado de lentes de contato ou transmissão direta de outra pessoa afetada.

Tratamento

Dependendo da causa, o médico prescreverá um tratamento para a infecção. Se ela for causada por uma infecção bacteriana, gotas de antibiótico podem ser suficientes. Se for uma infecção viral, o corpo combate geralmente o vírus por conta própria, e compressas ou cremes podem ser aplicados para aliviar os sintomas. No caso de infecções fúngicas, são necessários medicamentos antifúngicos para tratá-las.

É sempre importante que o paciente consulte um médico para obter um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento mais eficaz.

Dor ao redor do olho: causas e tratamento - Infecções oculares

Celulite

A celulite é um tipo de infecção que, quando afeta a região dos olhos, pode ser periorbital ou orbital. A celulite periorbital envolve uma infecção dos tecidos das pálpebras, enquanto a celulite orbital afeta a órbita, ou cavidade ocular, e pode causar inchaço da pálpebra, dor e dificuldade para mover o olho. A última é mais grave e é geralmente tratada de forma mais rápida e abrupta.

As causas da celulite incluem asma, feridas na pele do rosto, picadas de insetos e cirurgia odontológica.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve antibióticos orais, mas se for celulite orbital, a pessoa pode ser internada no hospital para receber o medicamento por via intravenosa.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico devido a um acúmulo de fluido, que aumenta a pressão dentro do olho e leva a danos progressivos ao nervo.

Tratamento

O tratamento envolve geralmente o uso de colírios para diminuir a pressão no olho. A outra opção é a cirurgia a laser para drenar o fluido do olho.

Dor ao redor do olho: causas e tratamento - Glaucoma

Obstrução do ducto lacrimal

A obstrução do canal lacrimal ocorre quando a drenagem lacrimal é total ou parcialmente bloqueada, fazendo com que as lágrimas não sejam drenadas normalmente e os olhos fiquem irritados, lacrimejantes ou infectados. As causas mais comuns são obstruções presentes desde o nascimento, conjuntivite, envelhecimento, pólipos nasais, entre outras.

Tratamento

No caso dos bebês, com o passar do tempo, os canais lacrimais geralmente se desbloqueiam sozinhos. Em adultos, os tratamentos podem ser variados e vão desde a prescrição de antibióticos até a intervenção cirúrgica.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor ao redor do olho: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Arias, Jorge Emilio Morante, et al. "Conjuntivitis: revisión sistemática de diagnóstico y tratamiento." RECIAMUC 3.1 (2019): 618-634.
  • Lee, David A., and Eve J. Higginbotham. "Glaucoma and its treatment: a review." American journal of health-system pharmacy 62.7 (2005): 691-699.
  • López-Cerero, Lorena, Jaime Etxebarria, and José Mensa. "Diagnóstico microbiológico de las infecciones oculares." Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica 27.9 (2009): 531-535.
  • Soler Machin, J., et al. "Obstrucción de vía lagrimal tratada mediante Stent lacrimonasal." Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología 78.6 (2003): 315-318.
  • Tavera, Margarita, Linda Acosta, and Martha Fabiola Rodríguez Álvarez. "Bacterias oportunistas involucradas en infecciones oculares." Ciencia y Tecnología para la Salud Visual y Ocular 13.2 (2015): 73-84.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dor ao redor do olho: causas e tratamento