Saúde ocular

Por que vejo flashes de luz no canto do olho e o que fazer a respeito?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 28 março 2024
Por que vejo flashes de luz no canto do olho e o que fazer a respeito?

A visão pode ser afetada por vários problemas, um deles é a percepção de luzes intermitentes que podem surgir inesperadamente. Felizmente, a observação desses flashes de luz no canto do olho tem uma explicação médica e geralmente não é motivo de alarme.

Pessoas mais velhas são mais suscetíveis a experimentar flashes de luz no canto do olho. Outros fatores, como lesões específicas no olho, especialmente na retina ou no corpo vítreo, também podem desencadear essa condição.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus para descobrir porquê ocorrem os flashes de luz no canto do olho e como lidar com essa situação.

Índice

  1. Por que vejo flashes de luz no canto do olho?
  2. Causas da visão de flashes de luz no canto do olho
  3. O que fazer se eu vir flashes de luz no canto do olho

Por que vejo flashes de luz no canto do olho?

Uma lesão ou condição ocular pode causar a percepção de flashes de luz no canto do olho. Do ponto de vista médico, esse fenômeno é chamado de fotopsia e é causado por alterações no interior do olho, especialmente em estruturas como a retina e o corpo vítreo, cuja alteração pode levar a essa manifestação.

A retina é uma camada delicada localizada na parte posterior do olho, responsável por captar a luz e processá-la por meio do cristalino para enviar impulsos ao cérebro pelo nervo óptico.

O corpo vítreo é um gel localizado entre a retina e o cristalino. Sua função é dupla: proteger a retina e manter o formato do olho. A American Academy of Ophthalmology observa que a maioria dos flashes ocorre quando a forma do corpo vítreo muda, fazendo com que ele puxe a retina.

Os flashes de luz também podem ser causados por trauma no olho, fricção excessiva do olho ou uma condição médica específica.

Causas da visão de flashes de luz no canto do olho

As causas dos flashes de luz no canto do olho são diversas, variando de enxaquecas a lesões na retina e no vítreo. A seguir, explicamos as causas que podem levar a essa condição:

Envelhecimento

Com o tempo, o vítreo pode encolher ou mudar de forma, causando flashes de luz. A probabilidade de isso acontecer aumenta com a idade.

Enxaqueca

As pessoas que sofrem de enxaqueca podem apresentar auras que precedem a dor de cabeça, incluindo:

  • Distúrbios visuais, como flashes de luz, pontos ou padrões em zigue-zague.
  • Perda de visão.
  • Alterações sensoriais, como formigamento ou dormência.

Descolamento do vítreo posterior

Essa é uma das causas mais comuns de flashes de luz no canto do olho, especialmente à medida que você envelhece, pois o vítreo pode se desprender. Se isso acontecer repentinamente, o atrito resultante pode causar luzes intermitentes. Isso geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos.

Neurite óptica

Esse é um distúrbio inflamatório do nervo óptico que pode causar a percepção de flashes de luz, acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão ocular, visão embaçada, visão dupla ou dores de cabeça.

Pressão na retina

O excesso de pressão sobre a retina pode causar luzes intermitentes em um ou ambos os olhos. Essa pressão pode ser o resultado de esfregar os olhos vigorosamente, tossir intensamente ou receber uma pancada no olho, ou na cabeça. Outros sintomas associados podem incluir olhos secos, dor de cabeça, visão embaçada e sensação de queimação ou dor nos olhos.

Descolamento de retina

Isso ocorre quando a retina se separa do tecido subjacente na parte posterior do olho, geralmente devido a trauma, inflamação ou como parte do processo de envelhecimento. O aparecimento de luzes intermitentes pode ser um sintoma desse fenômeno.

O descolamento de retina pode levar à perda parcial ou total da visão e é considerado uma emergência médica que requer atenção imediata.

Por que vejo flashes de luz no canto do olho e o que fazer a respeito? - Causas da visão de flashes de luz no canto do olho

O que fazer se eu vir flashes de luz no canto do olho

Ver flashes de luz no canto do olho às vezes não deve ser motivo de preocupação; no entanto, em certos casos, é fundamental consultar um médico, pois isso pode indicar um problema ocular grave, como descolamento de retina. O descolamento de retina é uma emergência médica que exige tratamento imediato para minimizar o risco de perda da visão.

Se, além de ver flashes de luz no canto do olho, você começar a sentir qualquer um dos seguintes sintomas, é importante consultar um oftalmologista:

  • Visão embaçada ou obscurecida.
  • Perda de visão.
  • Tontura.
  • Aumento do número de luzes intermitentes ou flashes de luz.
  • Enxaquecas oculares frequentes.
  • Alterações na visão

A crioterapia ou a terapia a laser são tratamentos que os oftalmologistas podem recomendar nesses casos.

A intervenção precoce é fundamental para preservar a visão e a saúde dos olhos. Não hesite em consultar seu médico caso apresente esses sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que vejo flashes de luz no canto do olho e o que fazer a respeito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Ayuso, T., Aliseda, D., Ajuria, I., Zandío, B., Mayor, S., & Navarro, M. C. (2009, August). Neuritis óptica inflamatoria. In Anales del Sistema Sanitario de Navarra (Vol. 32, No. 2, pp. 249-263). Gobierno de Navarra. Departamento de Salud.
  • Buonanotte, C. F., & Buonanotte, M. C. (2013). Migraña. Neurología Argentina, 5(2), 94-100.
  • Claramunt, L. J. (2010). Desprendimiento de retina. Revista Médica Clínica Las Condes, 21(6), 956-960.
  • Dominguez, A. (1985). Cirugía precoz y ambulatoria del desprendimiento de retina. Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología, 48(1), 47-54.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que vejo flashes de luz no canto do olho e o que fazer a respeito?