Saúde ocular

Por que a luz incomoda meus olhos e minha visão fica embaçada?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 11 novembro 2023
Por que a luz incomoda meus olhos e minha visão fica embaçada?

Sempre houve o risco de visão embaçada devido à sensibilidade à luz. Hoje em dia, a exposição constante à luz que emana de dispositivos eletrônicos não só pode causar dores de cabeça em pessoas sensíveis, como também pode causar visão embaçada.

A sensibilidade à luz é chamada de fotofobia e é um problema comum que pode variar de leve a grave, com a luz parecendo muito brilhante e fazendo com que os olhos fiquem com os olhos semi abertos. Ao mesmo tempo, ela pode ser irritante ou até mesmo causar dor em pessoas sensíveis a ela.

Esse desconforto pode ser sentido com frequência no final do dia, após um trabalho árduo em frente à luz artificial ou em frente a um dispositivo eletrônico por longas horas, o que, devido à exposição diária, pode levar ao surgimento de diferentes patologias.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual você descobrirá porquê a luz incomoda seus olhos e você enxerga embaçado.

Índice

  1. Olho seco
  2. Enxaqueca
  3. Alergias
  4. Tensão ocular
  5. Queratite
  6. Abrasão da córnea
  7. Descolamento de retina
  8. Doença de Lyme

Olho seco

O olho seco pode ser uma causa comum de desconforto à luz e visão embaçada. Essa condição ocorre quando as glândulas lacrimais não conseguem produzir lágrimas suficientes ou a qualidade das lágrimas é ruim, resultando em olhos extremamente secos. As causas capazes de desencadear essa condição incluem idade, fatores ambientais, algumas condições médicas, bem como exposição prolongada à luz ou olhar para uma tela de computador por muito tempo.

Um sintoma característico do olho seco, além da secura, é a sensibilidade à geração de luz:

  • Ardência.
  • Dor.
  • Vermelhidão.

Tratamento

O tratamento do olho seco será de responsabilidade do oftalmologista, que, além de recomendar o uso de óculos escuros para neutralizar a sensibilidade à luz, prescreverá medicamentos como lágrimas artificiais.

Em casos mais graves, ele recomendará colírios à base de corticoides para reduzir a inflamação, bem como pequenos tampões de silicone ou colágeno para bloquear os canais lacrimais e evitar que a umidade seja drenada muito rapidamente.

Enxaqueca

A enxaqueca tem sido associada a problemas visuais, como visão embaçada e fotofobia; por isso, é frequentemente chamada de enxaqueca ocular. A dor de cabeça grave e debilitante pode causar sintomas como sensibilidade à luz, visão embaçada, náusea, vômito e tontura.

A sensibilidade à luz intensa pode ser um gatilho da enxaqueca e, ao mesmo tempo, a enxaqueca pode induzir a sensibilidade à luz, mas também há outros gatilhos:

  • Alterações hormonais.
  • Estresse
  • Mudanças climáticas.
  • Ingestão de certos alimentos salgados e processados.

Tratamento

O tratamento da enxaqueca é individual, dependendo da causa e dos sintomas. É importante fazer mudanças na dieta e evitar, principalmente, queijos vencidos, álcool e cafeína, além de controlar o estresse ou mudar o padrão de sono. Nesse sentido, o médico prescreverá analgésicos para controlar a dor de cabeça.

Por que a luz incomoda meus olhos e minha visão fica embaçada? - Enxaqueca

Alergias

As alergias oculares se manifestam na forma de conjuntivite quando algo irrita a conjuntiva, que é uma membrana delicada que reveste o olho e a parte interna das pálpebras. A conjuntiva fica rosada em resposta à presença de um alérgeno, como pólen, ácaros, mofo ou pelos de animais.

Para proteger o olho, o sistema imunológico produz anticorpos que se deslocam para diferentes células do corpo, causando a liberação de substâncias químicas que provocam uma reação alérgica que, quando presente nos olhos, é conhecida como conjuntivite alérgica, causando, entre outras coisas, sensibilidade à luz, visão embaçada, vermelhidão, coceira e sensação de queimação.

Tratamento

No caso da conjuntivite alérgica, o oftalmologista o aconselhará a evitar a exposição aos alérgenos que podem causar a conjuntivite alérgica. Ele também prescreverá anti-histamínicos para controlar a reação alérgica e minimizar os sintomas.

Tensão ocular

A tensão ocular pode ocorrer quando os olhos ficam cansados devido ao uso excessivo, seja por exaustão ou quando é preciso se concentrar em algo por um longo período, por exemplo, ao dirigir, usar o celular ou o computador. Isso ocorre com frequência entre as pessoas que usam um desses dispositivos.

Além da sensibilidade à luz e da visão embaçada, pode causar dor de cabeça, dificuldade para manter os olhos abertos e tensão nos ombros ou no pescoço.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico de cansaço visual, o médico recomendará evitar o tempo prolongado em frente à tela, fazer pausas programadas no uso do computador ou do telefone celular, reduzir o brilho do dispositivo e regular o tamanho do texto para ser grande o suficiente para ser lido sem dificuldade.

Queratite

A queratite ou ceratite é uma inflamação da córnea que pode produzir vários sinais, inclusive:

  • Sensibilidade.
  • Distorção da luz.
  • Dor nos olhos.
  • Vermelhidão, visão embaçada.
  • Lacrimejamento excessivo.
  • Sensação de que algo está no olho.
  • Corrimento ocular.

A queratite pode ser causada por um processo infeccioso, viral, bacteriano, fúngico ou parasitário ou pelo uso prolongado de lentes de contato.

Tratamento

Na presença de queratite, o tratamento dependerá da causa que a está provocando. O oftalmologista indicará o uso de antibióticos no caso de queratite bacteriana ou Acanthamoeba; no caso de fungos, serão indicados antifúngicos ou antivirais, se necessário.

Abrasão da córnea

Uma abrasão da córnea é um arranhão superficial ou um corte muito doloroso na córnea. A maioria das abrasões da córnea é causada por uma lesão ocular, incluindo a presença de um corpo estranho no olho, como sujeira ou areia, mas também pode ser causada por olho seco ou uso de lentes de contato.

Isso pode ocorrer quando algo grosso corta o delicado tecido ocular. A abrasão da córnea pode causar sensibilidade à luz, dor, sensação de algo no olho, vermelhidão, lacrimejamento, visão embaçada e dor de cabeça.

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo de abrasão presente. Se for leve, ela deve cicatrizar em poucos dias. Em casos de infecção, o médico prescreverá colírios antibióticos e colírios esteroides para controlar a inflamação causada pela lesão.

Descolamento de retina

O descolamento de retina ocorre quando a retina se rompe ou se desprende na parte posterior do olho. A retina contém células sensíveis à luz que organizam as informações visuais e as enviam ao cérebro. É possível que você não sinta dor, mas pode sentir sensibilidade à luz e visão embaçada.

Tratamento

Um descolamento de retina é considerado uma emergência médica e deve ser tratado imediatamente para evitar a perda permanente da visão. Se você tiver uma perda súbita de visão, deve ir rapidamente a um centro de saúde. A cirurgia será a maneira de restaurar o descolamento ou rasgo.

Doença de Lyme

A doença de Lyme ocorre quando uma pessoa é picada por um carrapato preto infectado com a bactéria Borrelia burgdorferi, o que desencadeia o surgimento de vários sintomas, incluindo

  • Sensibilidade à luz.
  • Dor ou inflamação ocular.
  • Visão embaçada ou diminuição do foco visual.
  • Visão dupla (diplopia).
  • Inflamação da conjuntiva.
  • Inchaço da córnea (ceratite).
  • Infecção da retina

Em alguns casos, os portadores podem apresentar sensibilidade severa à luz, levando à visão embaçada, que pode se resolver em algumas semanas ou meses, mas pode piorar com o tempo, especialmente se o tratamento médico não for seguido.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico, o médico recomendará antibióticos como amoxicilina, doxiciclina ou cefuroxima para matar o carrapato que causa a doença.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a luz incomoda meus olhos e minha visão fica embaçada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Claramunt, L. J. (2010). Desprendimiento de retina. Revista Médica Clínica Las Condes, 21(6), 956-960.
  • Hernández-Camarena, J. C., Graue-Hernández, E. O., Chirinos-Saldaña, P., Navas, A., Ramírez-Miranda, A., Vizuet-García, L., & Bautista-de Lucio, V. M. (2012). Queratitis infecciosas: tendencias microbiológicas y sensibilidad a antibióticos. Primer reporte anual del Grupo de Estudio de Microbiología Ocular del Instituto de Oftalmología “Conde de Valenciana”. Revista Mexicana de Oftalmología, 86(4), 213-222.
  • JF, G. T., MJ, L. R., & Yela, A. (1998). Ojo seco: diagnóstico y tratamiento. Inf Ter Sist Nac Salud, 22, 117-22.
  • Toribio, E. (2001). Conjuntivitis alérgica. Alergia, Asma e Inmunología Pediátricas, 10(1), 15-19.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que a luz incomoda meus olhos e minha visão fica embaçada?