Partilhar

Sensação de areia nos olhos: causas

Por Leonardo Simon. Atualizado: 17 agosto 2018
Sensação de areia nos olhos: causas

Os olhos são uma das partes do corpo que prestamos mais cuidados e atenção. A visão é um privilégio grande demais para estar em uma área tão delicada, por isso ficamos tão preocupados toda vez que sentimos que algo não está funcionando como deveria.

Uma das doenças mais comuns que ocorrem nos olhos é o sentir que temos algum objeto dentro dele, e muitas destas vezes realmente temos algo, mas em outros casos não. O que causa isso? No próximo artigo do ONsalus, sensação de areia nos olhos: causas, lhe responderemos detalhadamente esta pergunta.

Também lhe pode interessar: Olhos secos: causas e tratamento

Corpo estranho no olho, o que fazer?

Se você sente que tem algo no olho, a primeira possibilidade que deve analisar é que, de fato, tenha algo no olho. A sensação de cisco no olho é muito desagradável e dolorosa, além disso, é importante solucioná-la para evitar que seus movimentos gerem algum tipo de lesão grave.

Na maioria das vezes em que um corpo estranho entra no olho, seja um cílio, ou uma partícula de poeira ou areia, através das lágrimas (uma vez que é normal ter olho lacrimejando nesse caso) e do próprio piscar, ele é capaz de eliminar este problema. Não obstante, em alguns casos, dependendo da região da cavidade ocular onde tenha ido parar, pode se tornar difícil para ele fazer isso.

Nesse caso lhe recomendamos seguir estas instruções para tirar algo do olho:

  • Vá para uma área bem iluminada e examine o olho com a ajuda de um espelho, olhe para cima e para baixo e para ambos os lados até encontrar onde está o objeto, inclusive você pode puxar suavemente as pálpebras para ampliar seu ângulo de visão.
  • Se você tem algum corpo estranho no olho jamais esfregue-o.
  • Lave o olho com água ou com colírio lubrificante para mover o objeto do lugar e para que o próprio olho seja capaz de expulsá-lo.
  • Se ainda assim não conseguir removê-lo, tente tocá-lo com muita delicadeza através de um pouco de algodão, não o retire, simplesmente toque para que saia dessa área onde o olho não pode expulsá-lo.
  • Uma vez que tenha removido o objeto do seu olho pode ser que permaneça uma sensação de ardência e coceira nele durante um ou dois dias, se passado esse tempo você continua tendo a mesma sensação de olho irritado ou sente uma perda de visão, visite seu médico imediatamente.
Sensação de areia nos olhos: causas - Corpo estranho no olho, o que fazer?

Sensação de areia no olho devido a um terçol

O terçol é uma doença bastante comum que, dependendo como, pode provocar a sensação de areia nos olhos. O terçol se manifesta como uma protuberância na pálpebra cuja causa é um folículo piloso de um cílio que foi infectado. Embora normalmente os terçóis cresçam na parte exterior da pálpebra, quando fazem isso na parte interior, podem gerar a sensação de corpo estranho no olho, nestes casos o chamamos de hordéolo interno.

Em quase 25% dos casos o terçol não apresenta nenhum tipo de sintoma, mas quando acontece de apresentar pode incluir os seguintes:

  • Dor na pálpebra.
  • Vermelhidão.
  • Irritação, ardência e coceira no olho.
  • Sensação de areia nos olhos e visão embaçada.
  • Crostas na pálpebra.
  • Olho lacrimejando constantemente.
Sensação de areia nos olhos: causas - Sensação de areia no olho devido a um terçol

Sensação de cisco no olho por conjuntivite

A conjuntivite é a infecção mais comum nos olhos, afeta principalmente as crianças, pois sua capacidade de contágio faz estragos neste grupo da população. Quando falamos de conjuntivite, nos referimos à inflamação da parte interior das pálpebras e a esclerótica, a parte branca do olho.

A conjuntiva é a encarregada de produzir muco para que o olho se mantenha constantemente umedecido e protegido, por isso, quando fica inflamada, ampliando os vasos sanguíneos, provoca os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão dos olhos.
  • Inflamação da pálpebra.
  • Lacrimejamento constante, aumento do muco e remela e até mesmo pus.
  • Sensação de se ter algo no olho.
  • Ardência e coceira nos olhos.
  • Visão embaçada por causa do muco.
  • Amanhecer com os olhos fechados devido às remelas.

Pterígio e pinguécula

Neste parágrafos falaremos sobre o pterígio e a pinguécula como possíveis causadores da sensação de cisco no olho, não obstante, se você sofresse de alguma destas duas patologias, teria percebido por outros sintomas antes destes.

Ambos os casos são tumores ou crescimentos, a princípio não cancerosos, na córnea ou na conjuntiva que aparecem com certa frequência.

  • O pterígio: é o crescimento de um tecido em forma de triângulo e de uma natureza semelhante à carne na área branca do olho, podendo se estender pela córnea se não for tratado a tempo. Se você tem a sensação de ter algo no olho isso pode ser causado pelo pterígio, mas com uma simples observação você o teria detectado.
  • A pinguécula: cresce em forma volumosa ou como mancha de cor amarela na parte da conjuntiva mais próxima à córnea. Sua formação é similar à de um calo na pele e acontece devido a transformação do tecido em um depósito de proteína, cálcio ou gordura.

Olhos secos, principal causa se sensação de areia no olho

Sensação de areia nos olhos, o que pode ser? Antes de mais nada, tente ficar calmo porque, se esse é o único sintoma que você apresenta, o mais provável é que se trate da síndrome do olho seco. Esta doença acontece quando o olho não produz lágrimas suficientes para se manter hidratado ou, pelo contrário, elas evaporam com muita rapidez por alguma causa anatômica ou externa.

Os sintomas do olho podem ir aumentando se não é dado um tratamento adequado, principalmente se apresentam-se os seguinte sintomas:

  • Sensação de corpo estranho no olho
  • Olhos ressecados
  • Ardência e coceira/comichão

Aplicar colírio lubrificante, soro para os olhos ou lágrimas artificiais, mantendo seus olhos hidratados, poderá evitar os sintomas. Também é importante saber que fatores externos, como o ar condicionado, são uns dos principais causadores do olho seco.

Dica: Saiba mais sobre essa condição no artigo Olhos secos: causas e tratamentos

Sensação de areia nos olhos: causas - Olhos secos, principal causa se sensação de areia no olho

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de areia nos olhos: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Escrever comentário sobre Sensação de areia nos olhos: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luisa Quintanilha
Estou com essa sensação, será que tenho alguma alergia grave?

Sensação de areia nos olhos: causas
1 de 4
Sensação de areia nos olhos: causas

Voltar ao topo da página