Canal lacrimal inchado e coçando, o que pode ser?
Você já ouviu falar do canal lacrimal? Este canal faz parte do sistema da visão e é o encarregado pela drenagem das lágrimas através do osso nasal até a parte posterior do nariz.
Este canal também é chamado de nasolacrimal devido a sua relação com a região nasal. O canal lacrimal pode ser afetado por diversas causas, como a obstrução, traumatismos no rosto, alergia e infecções, que podem provocar a inflamação deste e a coceira nos olhos.
Neste artigo do ONsalus, você conhecerá tudo o que está relacionado com o canal lacrimal inchado e coçando - o que pode ser?
- Alergias
- Irritações
- Ressecamento
- Infecções
- Fadiga visual
- Traumatismo
- Canal lacrimal entupido
- Desvio de septo
- Tumor
- Como prevenir a inflamação do canal lacrimal
Alergias
A alergia ocular é uma das causas mais comuns de inflamação e coceira do canal lacrimal. Ocorre mais frequentemente durante a primavera, devido aos diferentes alérgenos que estão no ambiente, tais como:
- Pólen.
- Mofo.
- Pó.
- Pelos dos animais de estimação, além de suas salivas.
- Medicamentos ou cosméticos.
As pessoas sensíveis a estes alérgenos podem desencadear uma reação alérgica causando a inflamação do canal lacrimal e coceira nos olhos, bem como apresentar os olhos vermelhos.
Tratamento
Nos casos onde as alergias causem inflamação e coceira no canal lacrimal, é bom que você conheça estes conselhos para evitar o aparecimento destes sintomas em determinadas épocas do ano:
- Utilize óculos de proteção ou óculos de sol.
- Observe os índices de umidade da sua casa, especialmente dentro dos banheiros e no sótão. Desta forma, poderá prevenir a presença do mofo.
- Mantenha todas as áreas da sua casa limpas. Para diminuir a alergia ao pó você pode colocar umidificadores.
- Se está fazendo uso de algum medicamento ou está usando algum produto cosmético para eliminar a reação alérgica, deve parar com o consumo ou uso deste por um tempo e consultar um médico.
- Quando sofrer de uma alergia grave, é indicado consultar seu médico, o qual te indicará algum antialérgico para esta situação de acordo com os sintomas que apresentar.
Irritações
As irritações oculares ocorrem após os olhos entrarem em contato com algumas substâncias químicas, como por exemplo:
- Cloro das piscinas.
- Sabão.
- Ar acondicionado.
- Contaminação.
Estas substâncias geram a inflamação do canal lacrimal e coceira nos olhos, provocando os olhos vermelhos.
Tratamento
O tratamento das irritações oculares será baseado em evitar o contato com estas substâncias prejudiciais e, também, a aplicação de lágrimas artificiais na superfície dos olhos.
Se o desconforto não diminuir com a aplicação das gotas, você deve visitar um oftalmologista.
Ressecamento
O ressecamento ocular frequentemente causa inflamação do canal lacrimal. Normalmente ele vem acompanhado de coceira nos olhos devido à falta de hidratação nestes, causando o que se conhece como olho seco e que costuma se apresentar nos seguintes casos:
- Pessoas de idade avançada.
- Quando se fica muito tempo em ambientes secos (com ar condicionado).
- Usar óculos por muito tempo.
- Mudanças hormonais durante a menopausa.
- Ficar muito tempo em frente à tela do computador.
Tratamento
O tratamento para os olhos secos se baseia em manter a conjuntiva ocular lubrificada através do uso frequente de lágrimas artificiais e deixando eles descansarem, assim você evitará que o canal lacrimal fique inflamado e que exista coceira nos olhos, assim como a vermelhidão nos olhos.
Se com isto você não melhorar, será preciso consultar seu oftalmologista de confiança.
Saiba mais sobre as causas e tratamentos de olhos secos nesse artigo.
Infecções
As infecções nos olhos surgem devido a presença de microrganismos, sejam vírus ou bactérias, no canal lacrimal, gerando os seguintes sintomas que acompanham a infecção:
- Coceira nos olhos, causando os olhos vermelhos.
- Ardência nos olhos.
- Dor no olho.
- Inflamação lagrimal.
- Mucosa espessa (conhecida como remela).
- Edema palpebral.
- Sensibilidade à luz.
Tratamento
O oftalmologista iniciará o tratamento baseado em antibióticos, em gotas ou pomadas, que deve ser aplicado a cada 6 ou 8 horas e assim solucionar a infecção ocular que causa o canal lacrimal inflamado e coceira.
Fadiga visual
A visão pode ser afetada no dia a dia pela fadiga visual e o cansaço ocular causado por:
- Ficar muitas horas em frente ao computador.
- Dirigir por longas distâncias.
- Ficar muito tempo exposto ao sol sem proteção.
Se não tomar as medidas adequadas para proteger sua visão e descansar o suficiente, você acabará tendo a fadiga visual, neste caso aparecerão os seguintes sintomas:
- O primeiro que aparece é a inflamação do olho e os olhos vermelhos.
- Além da inflamação ocular, também há coceira e ardência nos olhos.
- Depois surgirá a dor de cabeça.
- Pode sofrer até mesmo lacrimejamento e visão embaçada.
Tratamento
Se você apresenta fadiga visual, o ideal é que faça pausas regulares durante sua jornada de trabalho para descansar, assim como piscar constantemente.
Os raios ultravioletas também podem te afetar, por isso que é recomendável utilizar óculos de sol.
Traumatismo
Quando uma pessoa sofre uma lesão ou traumatismo no rosto pode sofrer danos nos ossos ou ficar com cicatrizes próximas ao canal lacrimal, as quais podem interromper o percurso normal da lágrima, causando o aparecimento da inflamação lacrimal ou obstrução do canal lacrimal, acompanhada da inflamação e coceira nos olhos.
Tratamento
Nos casos de um traumatismo, será necessário fazer uma avaliação médica para verificar o tipo de lesão e sua gravidade.
Caso seja necessário, um tratamento cirúrgico pode ser sugerido, a fim de corrigir a lesão e restituir o funcionamento normal do canal lagrimal.
Canal lacrimal entupido
A obstrução do canal lacrimal impede a drenagem das lágrimas, o que faz com que o olho chore constantemente. O canal lacrimal entupido pode ser provocado pela presença de:
- Lesões internas na região nasal.
- Traumatismos.
- Infecção ocular.
- Secreção nasal abundante.
Tratamento
Neste caso, será iniciado um tratamento a partir do exame médico do oftalmologista. Em muitos casos, a solução é um tratamento cirúrgico para eliminar o desconforto que o bloqueio lacrimal gera.
Desvio de septo
O desvio de septo pode ser congênito ou causado por um traumatismo na região nasal. Isto pode causar sintomas como:
- Obstrução.
- Inflamação nos olhos.
- Coceira e lacrimejamento do olho.
Tratamento
O descongestionamento nasal é a primeira coisa que deve ser feita para controlar os sintomas causados pelo desvio de septo e o tratamento será recomendado pelo otorrinolaringologista.
Se não houverem os resultados esperados, será feita a septoplastia, que é o tratamento cirúrgico do desvio de septo. Este consiste na correção do desvio endireitando-o ao centro do nariz, desta forma, a causa que estava gerando a inflamação e obstrução do canal lacrimal será eliminada.
Tumor
A presença de aumentos de volume ou tumores na região nasal, como pólipos nasais ou hipertrofia do corneto inferior, podem afetar a drenagem do canal lacrimal, obstruindo-o, o que causa:
- Inflamação ocular.
- Coceira nos olhos.
- Em alguns casos, dor nos olhos.
Tratamento
Diante da presença de um tumor ou aumento de volume na região nasal, você deve ir ao otorrinolaringologista e também no oftalmologista, pois eles avaliarão seu caso, farão o diagnóstico e confirmarão a presença dos mesmos na região nasal.
Eles também decidirão se é recomendável realizar o tratamento cirúrgico para sua eliminação.
Como prevenir a inflamação do canal lacrimal
Se você sofre com esta alteração e deseja prevenir a inflamação do canal lacrimal e a coceira, siga estas recomendações:
- Mantenha uma iluminação adequada no seu local de trabalho.
- Use óculos de sol homologados para prevenir os raios UV, desta forma, pode se isolar dos alérgenos ou agentes externos.
- Trabalhe com períodos de descanso de 20 segundos se precisar ficar por longos períodos de tempo em frente ao computador.
- Mantenha uma distância de 30 cm do computador, com isto pode prevenir o aparecimento da fadiga visual.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Canal lacrimal inchado e coçando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.
- Galmarini, A. (2018). Antiglaucomatosos tópicos y obstrucción de la vía lagrimal. Arq Bras Oftalmol, 81(6), 490-493.
- Soler Machin, J., Castillo Laguarta, J. M., De Gregorio Ariza, M. A., Medrano, J., & Cristóbal Bescós, J. A. (2003). Obstrucción de vía lagrimal tratada mediante Stent lacrimonasal. Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología, 78(6), 315-318.