Partilhar

Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 25 maio 2020
Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento

Sentir calor na cabeça pode ser muito incômodo. Quase todas as pessoas já sentiram isso ao menos uma vez, ou sentirão em algum momento, e saber porquê isso acontece pode ajudar a buscar a melhor solução sem ingerir medicamentos desnecessários. Além disso, ter esta informação pode ser útil para saber quando é conveniente recorrer a um médico de confiança.

Se você quer conhecer mais sobre as possíveis causas da sensação de calor na cabeça e como tratar esta condição, deve continuar lendo o artigo a seguir do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Sensação de cabeça gelada: causas

Sensação de calor na cabeça: causas

O fato de sentir calor na cabeça pode ser devido a diferentes causas, aqui apresentamos a descrição das mais comuns:

  • Febre: a temperatura corporal acima de 38° C pode fazer com que a cabeça seja sentida quente. Esta pode vir acompanhada de calafrios, dor no corpo (nas costas, braços ou pernas) e dor de cabeça. Pode ser devida a várias doenças muito diferentes entre si, mas muitas vezes a febre serve para combater infecções. Você deve ficar atento e consultar um médico imediatamente quando: a febre não cede com medicamentos comuns para a febre, há vômitos constantes, a cabeça dói excessivamente, o pescoço está rígido ou dói muito ao movê-lo, há dor no peito, dificuldade para respirar, dor abdominal, convulsões, perda de consciência ou desorientação.
  • Insolação: se começar a sentir calor na cabeça depois de ter ficado exposto por um muito tempo ao sol, permanecer em um lugar fechado e muito quente ou realizar exercícios exaustivos, é provável que o calor que sinta em sua cabeça seja devido a isto. Também pode ter: temperatura corporal muito alta (40° ou mais), alteração do comportamento, irritabilidade, pele seca e quente, náuseas e vômitos, respiração rápida e dor de cabeça. É importantíssimo que, se apresentar estes sintomas, vá logo ao centro de saúde mais próximo.
  • Ficar muito agasalhado: pode ser que sinta a cabeça quente se está muito agasalhado, mesmo que não sinta calor no resto do corpo, porque a cabeça é uma das regiões do corpo por onde se libera calor.
  • Reação emocional: há pessoas que diante de diferentes emoções podem sentir calor na cabeça e vermelhidão no rosto. Isto pode acontecer ao sentir vergonha, medo ou raiva, entre outros.
  • Fogachos: durante a menopausa, as mulheres podem sentir um calor repentino na cabeça, pescoço e peito. Isto ocorre devido a alteração hormonal dominante nessa época da vida e sua duração é variável, desde pouco tempo até vários anos.
  • Hipertireoidismo: quando há uma alteração na tireoide e esta secreta muitos hormônios é possível sentir calor repentino na cabeça e no corpo, e intolerância ao calor. Costuma vir acompanhada de perda de peso, queda de cabelo, tremores, nervosismo, batimentos rápidos e fortes, entre outros.
  • Gravidez e lactância: devido as mudanças hormonais nestas fases, é normal sentir calor na nuca, cabeça, pescoço e peito.

Sensação de calor na cabeça: o que fazer?

O tratamento para quando se sente calor na cabeça dependerá da causa que a gerar:

  • Se o paciente estiver com febre, deve tentar diminuir a temperatura através de meios físicos: panos úmidos nas axilas, rosto, cabeça, tomar um banho com água fria. Se a febre é muito alta e existe bastante mal-estar, você pode recorrer ao acetaminofeno (paracetamol) ou ao ibuprofeno, mas se a febre persistir e tiver alguns dos sintomas que advertimos como importantes anteriormente, consulte um médico.
  • Quando sofre uma insolação séria, deve evitar as fontes de calor, beber água em abundância e ir a um centro de saúde. Ali te hidratarão apropriadamente, controlarão o funcionamento do seu corpo e podem te submeter a exames se o quadro estiver avançado.
  • Se precisa aliviar os fogachos da menopausa, porque estes dificultam sua qualidade de vida, pode ir ao seu ginecologista de confiança. Ele examinará seu caso e pode te propor o uso de diferentes medicamentos caso seja necessário
  • Se a sensação de calor for por causa do hipertiroidismo, um médico deve realizar diferentes exames para confirmá-lo e saber porquê está sofrendo este incômodo. Ele pode te indicar uma medicação para regular seus hormônios da tireoide.
Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento - Sensação de calor na cabeça: o que fazer?

Outros conselhos para aliviar a sensação de calor na cabeça

Seja qual for o problema de saúde, existem certas medidas que você pode tomar para se sentir melhor e aliviar o calor na cabeça:

  • Beba água: nem todo líquido hidrata da mesma forma que a água. É importante que a mesma esteja a temperatura ambiente, já que se estiver fria a sede é saciada mais rápido, e o que você precisa é ingerir uma grande quantidade.
  • Não fique exposto ao sol ou ao calor: evite o calor direto do sol, forno, estufas. Seu corpo deve continuar perdendo calor.
  • Coloque panos úmidos na cabeça, rosto, pescoço, axilas. Desta forma, conseguirá diminuir a temperatura do corpo e a sensação de calor.
  • Coma alimentos leves: aumente o consumo de frutas e verduras cruas, já que fornecem vitaminas, líquido e enzimas que seu corpo precisa para melhorar. Evite tudo aquilo que cause uma digestão dificultosa como: carnes, laticínios, glúten, conservas, açúcar refinado, alimentos processados.
  • Remova o excesso de roupa: use roupas folgadas e leves, isto ajudará com que seu corpo elimine o calor.
  • Cuide-se nas horas mais quentes: evite fazer exercícios físicos ou atividades exaustivas nas horas mais quentes do dia.

Lembre-se que se persistirem os incômodos ou se você não sabe porquê sente calor na cabeça ou seu quadro piorar, deve consultar seu médico de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento
1 de 2
Sensação de calor na cabeça: causas e tratamento

Voltar ao topo da página