Partilhar

Calombo na cabeça: causas e tratamento

Calombo na cabeça: causas e tratamento

A cabeça é uma das regiões mais delicadas do corpo, já que uma pancada poderia causar muito dano ao crânio e afetar o cérebro, órgão básico e indispensável para as funções vitais. O cérebro, assim como o cerebelo e o bulbo raquidiano, são protegidos por uma estrutura sólida de ossos que conhecemos como crânio. Contudo, esta estrutura também é suscetível a se danificar com certas pancadas, o que causaria graves problemas. Justamente por isso, costumamos ter um cuidado especial com esta área do corpo e quando observamos alguma anomalia nos assustamos, como ao notarmos um calombo na cabeça. Não obstante, como vamos ver a seguir, os calombos na cabeça nem sempre tendem a serem malignos e, na verdade, na maioria dos casos, se tratam de protuberâncias benignas. Neste artigo da ONsalus, lhe contamos as causas e o tratamento do calombo na cabeça.

Também lhe pode interessar: Pontadas na cabeça: causas

Calombo após traumatismos

Uma das principais causas de um caroço na cabeça é o que conhecemos como "galo". Pode parecer a coisa mais óbvia, mas muitas vezes não percebemos e nos assustamos depois. Se você levou uma pancada na cabeça ou caiu e pensou "não foi nada", é provável que realmente não tenha sido algo grave, mas se sua cabeça foi machucada, provavelmente apareça um "galo".

Na cabeça também existem vasos sanguíneos. Quando recebemos uma pancada na região, estes vasos do couro cabeludo podem se romper e produzir um acúmulo de sangue, uma vez que não há tecidos mais profundos para onde o sangue possa ir. Este acúmulo de sangue que se forma na cabeça é chamado de "galo".

Na maioria dos casos, os "galos" não são realmente graves e costumam desaparecer dentro de alguns dias, mas deve-se ter especial cuidado, sobretudo em crianças ou idosos, e prestar atenção a outros sintomas. Se a pessoa que recebeu a pancada, além do "galo", dorme constantemente ou tem tido muito sono, tem dores na cabeça ou no pescoço, ou está ruim pode se tratar de uma pancada um pouco mais problemática. Neste caso, a melhor coisa a se fazer é ir consultar um médico urgentemente.

Calombos de gordura na cabeça ou lipoma

Outra das principais causas do aparecimento de calombos na cabeça é o cisto sebáceo, conhecido como lipoma.

No caso do "galo", você sabe que recebeu uma pancada, contudo, um lipoma aparece de repente e é isso que pode chegar a nos assustar. Não é uma condição grave, mas também não deve ser desprezada. Trata-se mais de um problema dermatológico do que uma anomalia da cabeça. Os calombos de gordura na cabeça nada mais são que um acúmulo de sebo e resíduos que se formam no couro cabeludo da região. Mesmo que pareçam calombos internos, não o são, estão localizados entre a camada superficial e o crânio.

Não têm uma causa concreta, embora se formem por uma obstrução de uma parte do folículo piloso que pode se desenvolver formando um cisto. Costumam aparecer repentinamente, o que causa uma preocupação, mas como acabamos de ver, não passam de um acúmulo de gordura.

Assim como no resto do corpo, na cabeça também temos glândulas sebáceas que, neste caso, fabricam sebo ou líquido adiposo para nutrir e proteger o cabelo e a pele da região. Contudo, quando estas glândulas sebáceas (que acompanham o folículo piloso) são obstruídas, formam-se estas cápsulas de sebo na cabeça que vemos em forma de calombos. Podem se desenvolver com a gordura debaixo do couro cabeludo, neste caso, poderiam deslizar ao serem tocadas com os dedos, mas também podem crescer a partir do osso, neste caso são mais duros e não se movem.

Algumas doenças de caráter hereditário costumam ser associadas com o aparecimento de calombos de gordura, não apenas na cabeça, embora não sejam muito frequentes. Algumas são a síndrome de Gardner, a síndrome de Gorlin ou a paroníquia congênita.

Calombo na cabeça: causas e tratamento - Calombos de gordura na cabeça ou lipoma

Caroço na cabeça pode ser câncer?

O aparecimento de um calombo na cabeça pode nos levar a pensar que se trata de algo maligno. Nosso primeiro pensamento chega a ser que temos um tumor e que ele poderia mesmo ser um sinal de câncer.

Para tirar dúvidas, diremos que, normalmente, os caroços na cabeça não são malignos e muito menos podem se tratar de um tumor cerebral, como poderíamos pensar.

Quando gera-se um tumor cerebral, este se desenvolve nas células cerebrais. Como dissemos antes, o cérebro é coberto por uma capa óssea chamada crânio. Por isso, o tumor cerebral apareceria por dentro e não chegaria a aparecer, por isso não poderia formar um calombo na cabeça.

No entanto, isto faz com que ele possa se desenvolver por dentro e se espalhar ocupando mais a região cerebral, o que poderia piorar a situação. O tumor cerebral pode causar dores de cabeça, mudanças de comportamento, tonturas, náuseas ou vômitos, perda de memória ou paralisia. É importante estar alerta a estes sintomas para ir ao médico com urgência.

Com tratar calombo na cabeça

Para tratar um caroço na cabeça, o tratamento dependerá do porquê ele tenha sido formado.

Como vimos, um dos calombos que podem aparecer é o famoso "galo". Neste caso, o "galo" desaparecerá por si só dentro de alguns dias. Entretanto, você pode aplicar gelo na região para baixar o inchaço no momento. Hoje em dia também existem sabonetes de arnica que você pode passar sobre o local da pancada para que ela diminua e desapareça mais rapidamente.

No caso dos cistos sebáceos, é necessária uma intervenção cirúrgica, já que não costumam desaparecer por si sós e é a única maneira de fazê-los desaparecer de forma definitiva. Se trata de uma pequena intervenção cirúrgica que é realizada com anestesia local para tirar a sensibilidade da região. Realiza-se uma pequena incisão e se extrai o acúmulo de gordura. Costuma-se fechá-la com grampos ou uma sutura simples, dependendo do tamanho do calombo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Calombo na cabeça: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Calombo na cabeça: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marinho
sinto um caroço na cabeça e essa matéria me ajudou muito

Calombo na cabeça: causas e tratamento
1 de 2
Calombo na cabeça: causas e tratamento

Voltar ao topo da página