Partilhar

Dor de cabeça ao abaixar: causas

Dor de cabeça ao abaixar: causas

Existem muitos tipos de dores de cabeça, cada uma com uma explicação específica do porquê ocorre e, muitas vezes, começa após um evento ou ação como inclinar, abaixar ou levantar a cabeça. Tem pessoas que ignoram o sintoma enquanto outras pessoas ficam preocupadas pensando ser algo mais grave, uma vez que esta dor característica pode ser gerada depois ou como consequência de muitas atividades, mas normalmente não sabemos por qual.

É uma condição normal pela qual você não deve se preocupar demasiado mas tampouco deve ignorar, é por isto que no próximo artigo do ONsalus lhe explicaremos sobre a dor de cabeça ao abaixar: causas, para que você conheça as razões pelas quais esta dor aparece de forma repentina e brusca e as possíveis recomendações existentes na atualidade de como poder evitá-la.

Também lhe pode interessar: O que causa dor de cabeça?

Pressão na cabeça ao abaixar: causas

As causas mais frequentes que geram a dor de cabeça ao abaixar são:

  • Inflamação dos seios paranasais: são estruturas cheias de ar em nossa cabeça que fazem parte das vias respiratórias e costumam ficar inflamadas devido a problemas como alergias ou resfriados, sendo algumas pessoas mais propensas que outras. Quando uma pessoa tem um problema que se torna crônico nesta área, pode ter dor de cabeça ao se abaixar. Esta dor é caracterizada por ser pungente e produzir contrações na testa.
  • Ansiedade ou estresse: estes dois fatores são responsáveis por causar dor de cabeça ao se abaixar. O tipo de dor é pungente e pode vir acompanhada de náuseas e, posteriormente, vômito.
  • Vertigem: é a sensação de que tudo está girando ao seu redor. Uma pessoa com vertigem sente a cabeça pesada, perda de equilíbrio e também tem tonturas devido a esta sensação. Quando inclina a cabeça, a dor característica aparece.
  • Tosse: quando uma pessoa apresenta tosse, é muito comum que a mesma esteja acompanhada de uma dor na parte posterior da cabeça, a qual se intensifica quando a pessoa se abaixa, sua aparição é repentina e dura aproximadamente 30 minutos. A dor de cabeça acompanhada da tosse pode ser outro sintoma da inflamação dos seios paranasais, consequência da mesma doença ou infecção que está lhe causando a tosse.
  • Dor de cabeça tensional: é uma causa muito comum deste tipo de dor na cabeça, a qual aparece quando a pessoa se abaixa e se levanta repentinamente.
Dor de cabeça ao abaixar: causas - Pressão na cabeça ao abaixar: causas

Dor de cabeça ao abaixar e levantar a cabeça e outros sintomas

Além da dor, alguns sintomas podem acabar afetando as atividades diárias da pessoa. Além da dor de cabeça quando se abaixa, tem uma série de sintomas que podem aparecer junto desta dor:

  • Tonturas: aparecem no momento de se levantar, assim que o corpo está de pé.
  • Náuseas: aparecem depois de se levantar, estão relacionadas com a tontura.
  • Visão embaçada: a visão fica muito fraca como consequência desta dor, pode ser durante ou depois de se levantar, mas a visão é recuperada rapidamente.
  • Desalento: é outro possível sintoma, não menos comum, na verdade é bastante frequente que a pessoa sinta desânimo e fraqueza quando tem esta dor e se abaixa.
Dor de cabeça ao abaixar: causas - Dor de cabeça ao abaixar e levantar a cabeça e outros sintomas

Recomendações para evitar a dor de cabeça

Caso a dor seja devida a inflamação dos seios paranasais, se recomenda consultar o médico especialista, que é o otorrinolaringologista. Além disto, para evitar a dor de cabeça ao abaixar, recomendamos que você realize as seguintes ações:

  • Dormir ao menos 8 horas: deve ser de forma contínua porque, uma vez que o corpo tenha descansado o suficiente, estará mais saudável.
  • Se abaixar de forma adequada: ou seja, não se abaixar de forma brusca e repentina, deve-se dobrar bem os joelhos e não dobrar somente as costas ou a região lombar.
  • Exercícios: evitará as dores de cabeça ao se abaixar, porque ao praticar exercícios você liberará qualquer tensão ou estresse acumulado, os quais são causas frequentes da dor de cabeça ao se abaixar. Isto acompanhado de uma dieta rica em frutas.
  • Não ficar muito tempo sem comer: porque isto evitará a dor de cabeça ao se abaixar. Comer uma bolacha ou algum sanduíche bastará. Evite comer alimentos ricos em sódio em excesso, sobretudo alimentos processados, alimentos que contenham aminas, como salsichas ou salames, podem gerar dor de cabeça ao se abaixar, é por isto que você deve reduzir a quantidade que os come. Evite alimentos gordurosos porque fazem com que você sinta a cabeça pesada e, ao se abaixar, gera-se a dor.
  • Recomenda-se comer alimentos ricos em ômega 3 e 6, como peixes e frutos secos e alimentos que contenham vitaminas C e B2, além de tomar bastante água durante o dia.
  • Pratique a respiração profunda: ajuda no bem-estar da pessoa, deve ser feito pela manhã antes de qualquer atividade.
  • Feche os olhos por um pouco quando você sente que sua cabeça está girando ou está tonto, procure se sentar e ficar relaxado por alguns minutos até passar o mal-estar.

Atualmente não existe um medicamento específico para a dor de cabeça ao levantar e abaixar a cabeça porque é uma condição que aparece como consequência de outra. Apenas recomenda-se fazer o que foi dito anteriormente como método de prevenção da mesma.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de cabeça ao abaixar: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Dor de cabeça ao abaixar: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela Dias
dor de cabeça piora quando abaixa, é normal?

Dor de cabeça ao abaixar: causas
1 de 3
Dor de cabeça ao abaixar: causas

Voltar ao topo da página