Dor de cabeça

Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 13 setembro 2022
Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns no período de calor porque as altas temperaturas tendem a dilatar ou aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos, causando dor e inflamação nessa parte do corpo.

A cefaleia ou enxaqueca durante o verão é muito frequente, pois o calor extremo e a exposição direta ao sol podem alterar o sistema bioquímico do cérebro e fazer ele transmitir sinais de dor. Por isso, é importante se proteger do sol adequadamente usando chapéus ou viseiras, se manter hidratado constantemente e evitar sair nos horários em que o sol está mais forte. Continue lendo este artigo da ONsalus em que explicamos o que fazer com as dores de cabeça no calor e quais remédios caseiros você pode utilizar para aliviá-las.

Índice

  1. Por que o calor causa dor de cabeça?
  2. Como se livrar das dores de cabeça causadas pelo calor
  3. Remédios caseiros para as dores de cabeça no calor

Por que o calor causa dor de cabeça?

As altas temperaturas das épocas quentes, que geralmente ultrapassam a temperatura de 30°C, tendem a causar o efeito de vasodilatação no organismo, uma situação em que os vasos sanguíneos do cérebro se expandem, causando pressão e inflamação nessa região, ocasionando a dor de cabeça.

O calor causa dor de cabeça, porém não é o único fator que pode desencadear esse problema, muitas vezes, outros aspectos também contribuem para isso, como:

  • O sol intenso: no verão as dores de cabeça se manifestam com maior frequência por causa da exposição prolongada aos raios de sol durante passeios e caminhadas, ativando as células nervosas do cérebro, provocando a dor de cabeça.
  • As mudanças nos hábitos do dia a dia: no verão muitas vezes mudamos nossos hábitos rotineiros de alimentação e tendemos a consumir mais bebidas alcóolicas e alimentos processados, envoltos e ricos em histamina, como os embutidos, as salsichas e os mariscos, propiciando desequilíbrios bioquímicos no organismo, que podem desencadear cefaleias e enxaquecas.
  • Desidratação: não consumir a quantidade adequada de água em épocas quentes é uma das principais causas de dor de cabeça, em algumas pessoas chega ao ponto de terem cefaleias frequentes, que podem até latejar e ser acompanhadas de outros sintomas como náuseas e vômitos.
  • Prática de exercícios sem proteção solar: praticar atividades físicas ao ar livre sem se proteger dos raios solares pode causar contração dos músculos faciais com frequência, causando dores de cabeça no calor e até enxaquecas.
  • Mudanças no sono: geralmente, durante as férias, as rotinas de descanso mudam devido as festas, passeios e saídas, fazendo com que as horas de sono diminuam e o horário de descanso e de se levantar muda. Nesse tipo de situação, as enxaquecas aparecem com mais frequência.

Como se livrar das dores de cabeça causadas pelo calor

Aliviar as dores de cabeça no calor não é difícil. Na maioria das vezes, se devem ajustar as rotinas e as condições normais para manter o organismo hidratado e com seus bioquímicos equilibrados. Mencionamos algumas a seguir:

1. Tome um banho de água morna

Geralmente, as dores de cabeça causadas peo calor podem diminuir refrescando o corpo com um banho de água morna. Logo após o banho, é importante vestir roupas leves e frescas, é preferível que sejam de algodão, para evitar que a temperatura corporal aumente.

2. Diminua a temperatura corporal

Sempre que possível, procure lugares com sombra e utilize chapéus ou viseiras que protejam os olhos e a cabeça dos raios de sol. Isso ajuda a abaixar a temperatura corporal, e consequentemente, diminui a dor de cabeça causada pela exposição prolongada ao calor do sol.

3. Utilize óculos escuros

Proteger os olhos da exposição aos raios da luz do sol evita que o cérebro reaja a estímulos de dor, o que ajuda com as dores de cabeça no calor. Esses raios entram nos olhos através da íris e se for uma exposição longa, é bastante provável que os mecanismos bioquímicos sejam alterados, causando dores de cabeça, enxaquecas e cefaleias.

4. Descanse adequadamente

Ter uma boa noite de sono é fundamental para evitar ou diminuir as dores de cabeça no calor. Muitas vezes, os horários de descanso diurnos e noturnos mudam durante o verão ou nas férias, por isso, é muito importante que você durma as horas necessárias e, sempre que possível, tire cochilos.

5. Hidrate-se

A hidratação contínua diminui a dor de cabeça, por isso, é imprescindível se hidratar muito bem todos os dias, consumindo aproximadamente 2 ou 3 litros de água.

6. Alimente-se bem

Manter uma dieta rica em frutas, verduras e alimentos não processados ajuda a reduzir as dores de cabeça. É importante eliminar o consumo de alimentos que contenham conservantes compostos de nitratos e nitritos durante as crises de enxaqueca ou cefaleia, portanto, evite comer carnes processadas.

7. Ibuprofeno ou Paracetamol

Esses remédios são vendidos sem prescrição médica nas farmácias. Na grande maioria dos casos, quando a dor de cabeça é provocada pelo calor, esses medicamentos conseguem reduzir rapidamente, porém, é fundamental sempre consultar com um especialista para saber a dose e o tempo certo de uso para evitar complicações e novos problemas de saúde.

Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios - Como se livrar das dores de cabeça causadas pelo calor

Remédios caseiros para as dores de cabeça no calor

Existem diversos medicamentos comuns que são eficazes e que conseguem aliviar as dores de cabeça causadas pelo calor rapidamente, porém, há formas naturais e seguras que também ajudam a diminuir esse problema de maneira simples. Entre os remédios caseiros mais utilizados se encontram:

  • Coenzima Q10: tomar suplementos de coenzima Q10, segundo estudos científicos, alivia as cefaleias ou dores de cabeça devido sua propriedade antioxidante. Geralmente, doses de 100 mg desse suplemento conseguem reduzir a intensidade e a duração desse desconforto.
  • Vitamina B: segundo pesquisas médicas, as vitaminas B2, B12 e B6, atuam no organismo protegendo e aliviando as dores de cabeça, além de intervir em outros processos fundamentais do corpo. Seu consumo é seguro, porque são solúveis em água, fazendo com que qualquer dose em excesso seja excretada pela urina.
  • Magnésio: o consumo de baixas doses de magnésio ajuda a reduzir as enxaquecas que podem se manifestar e intensificar em épocas muito quentes.
  • Óleos essenciais de menta e lavanda: os óleos de menta e lavanda conseguem reduzir a dor de cabeça moderada. Essas essências têm benefícios terapêuticos e, geralmente, são de uso tópico.
  • Chá de gengibre: as infusões de gengibre aliviam as enxaquecas e a dor de cabeça devido suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de trazer alívio para outros sintomas como náuseas e vômitos associados a esse desconforto.

Apesar de não ser possível mudar o clima quente do verão ou as altas temperaturas de um ambiente específico, você pode aprender a proceder corretamente para evitar ou aliviar a dor de cabeça de calor por essas circunstâncias, controlando os gatilhos externos que podem vir a provocá-la.

A dor de cabeça por calor pode ser muito forte e persistente. E se não conseguir aliviá-la com as recomendações mais comuns, é necessário que vá ao médico para realizar exames específicos para determinar um diagnóstico mais preciso.

Agora que você já viu o que fazer nos casos de dores de cabeça no calor, não perca este outro artigo em que falamos sobre as causas da dor de dabeça ao abaixar.

Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios - Remédios caseiros para as dores de cabeça no calor

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Mayo Clinic (20219). Migrañas: ¿se producen por cambios climáticos? Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/migraine-headache/expert-answers/migraine-headache/faq-20058505>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
  • Medlineplus (2021). Migraña. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/migraine.html>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
  • Bringas (2010). La Migraña. Disponível em: <http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1728-59172010000200009>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dores de cabeça no calor: como acabar com elas e remédios