Dor de cabeça

Dor de cabeça de sono, como aliviar?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 28 outubro 2022
Dor de cabeça de sono, como aliviar?

Para manter uma boa saúde e o bem-estar, o sono é essencial. Durante o sono, o corpo repara e restaura funções relacionadas ao sistema imunológico, hormonal e circulatório.

Dormir o suficiente ajuda a prevenir e tratar as dores de cabeça, e até previne o aparecimento de doenças. Saber como aliviar dores de cabeça provocadas por privação de sono é útil para as pessoas que sofrem desta condição regularmente. Continue lendo neste artigo da ONsalus para descobrir como aliviar a dor de cabeça de sono de forma eficaz.

Índice

  1. Por que ficar sem dormir dá dor de cabeça?
  2. Tipos de dores de cabeça de sono
  3. Quanto tempo devo dormir para evitar a dor de cabeça de sono?
  4. Como aliviar a dor de cabeça de sono

Por que ficar sem dormir dá dor de cabeça?

Problemas de sono, como insônia, podem causar dores de cabeça de curto prazo, mas não causarão dor crônica em pessoas que não sofrem desta condição.

O que explica por que ficar sem dormir dá dor de cabeça é que o sono REM ocorre em intervalos de 90 a 120 minutos durante a noite e é assim denominado devido aos rápidos movimentos oculares que ocorrem durante esta etapa do sono. A falta de sono REM aumenta a criação de proteínas no corpo que podem desencadear dor crônica. Essas proteínas diminuem o limiar de dor do corpo, causando enxaquecas fortes.

Tipos de dores de cabeça de sono

As dores de cabeça de sono podem ser de diferentes tipos:

  • Enxaqueca de sono: este tipo de dor de cabeça é considerado uma condição neurológica porque afeta o cérebro. Foi estabelecida uma relação complexa entre a enxaqueca e o sono e, por esta razão, diz-se que tanto a falta de sono quanto o excesso dele podem causar enxaqueca. Os que sofrem de enxaqueca têm até 8 vezes mais chances de ter distúrbios do sono do que a população em geral. Os transtornos em questão podem influenciar o desenvolvimento da enxaqueca episódica, uma condição na qual menos de 15 enxaquecas podem ocorrer em um mês. Quando crônicos, 15 ou mais eventos podem ocorrer em 30 dias.
  • Dor de cabeça de sono por tensão: A falta de sono pode levar a este tipo de dor de cabeça, que se caracteriza por uma forte pressão em ambos os lados da cabeça. A pressão pode começar na testa e circular até a parte de trás da cabeça.
  • Cefaleia em salvas: esta é uma dor severa ao redor dos olhos que pode ocorrer tanto à noite como de manhã. Geralmente é menos intensa do que os mencionados acima e pode durar de 5 minutos a 2 horas.
  • Dor de cabeça de sono noturna: conhecida como dor de cabeça "despertador" porque desperta a pessoa a uma certa hora da noite, é de menor duração. Pensa-se que esta condição pode estar relacionada a um distúrbio na produção de melatonina.
Dor de cabeça de sono, como aliviar? - Tipos de dores de cabeça de sono

Quanto tempo devo dormir para evitar a dor de cabeça de sono?

Para levar uma vida saudável, a grande maioria dos adultos precisa de 7-8 horas de sono a cada noite, embora isso possa variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem precisar de mais horas de sono enquanto outras precisam passar menos tempo descansando. Da mesma forma, as necessidades de sono podem variar ao longo da vida. Entretanto, menos de 7 horas é considerado muito pouco para a grande maioria dos adultos saudáveis.

Se você quer saber quanto sono precisa para se sentir bem, deve tentar ir para a cama quando se sentir cansado e dormir até acordar naturalmente. Se você conseguir fazer isso, descobrirá quantas horas de descanso durante a noite você precisa para ficar bem e com disposição durante o dia.

Como aliviar a dor de cabeça de sono

O alívio das dores de cabeça causadas pela falta de sono vai depender da causa da cefaleia. O médico estará encarregado, após um check-up, de indicar o tratamento de acordo com os sintomas que você apresentar, e até mesmo lhe fará perguntas sobre:

  • A quantidade de sono que você consegue ter.
  • A qualidade do seu sono.
  • O número de dias por mês que você sofre de dores de cabeça.
  • Se você tem outros sintomas quando está com dor de cabeça.

Ao mesmo tempo, ele ou ela irá sugerir que você siga estas diretrizes:

  • Mantenha uma boa hidratação.
  • Use bolsas de gelo para aliviar a dor de cabeça.
  • Descanse em um quarto silencioso e escuro.
  • Tome analgésicos de venda livre quando a dor for leve, como ibuprofeno ou naproxeno.

Se a dor de cabeça de sono se transformar em uma enxaqueca, outros tipos de medicamentos podem ser úteis para reverter as mudanças que causam os episódios de enxaqueca, inclusive:

  • Sumatriptan.
  • Zolmitriptan.
  • Rizatriptan.

Quando a dor de cabeça de sono é causada por tensão ou pressão em um ou ambos os lados da cabeça, o tratamento pode ser baseado em antidepressivos tricíclicos para prevenir a recorrência de dores de cabeça por tensão. Para dormir melhor, você deve praticar as seguintes dicas:

  • Vá para a cama e se levante à mesma hora todos os dias.
  • Não utilize dispositivos eletrônicos como televisores, computadores ou celulares antes de ir dormir.
  • Pare de fumar.
  • O quarto deve ser escuro e silencioso, com uma temperatura agradável.
  • Evite refeições grandes, cafeína e álcool antes de dormir.
  • Tome um banho quente antes de dormir para relaxar.
  • Mantenha-se fisicamente ativo com exercícios diários.

Agora que você já sabe como aliviar a dor de cabeça de sono, não perca este outro artigo no qual falamos sobre os alimentos que ajudam a parar de fumar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de cabeça de sono, como aliviar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Escobar, D. V. Dolor y Sueño.
  • González, B., & Elena, M. (2019). Variables Asociadas a la Calidad del Sueño en Pacientes con Cefalea Tensional Crónica.
  • Laguna, S., & Uceda, I. M. (2015). Un estudio de la importancia de la regulación emocional y del afrontamiento en los episodios de dolor de cabeza. EduPsykhé: Revista de psicología y psicopedagogía, 14(1), 69-92.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dor de cabeça de sono, como aliviar?