menu
Partilhar

Alimentos que te ajudam a parar de fumar

 
Por Redação ONSalus. 1 agosto 2022
Alimentos que te ajudam a parar de fumar

Parar de fumar pode ser um caminho complicado, contudo, pensar nisso já é um bom começo e ter força de vontade é muito importante, inclusive é o que faz a diferença. Mas além disso, se você segue uma alimentação balanceada e adiciona alimentos favoráveis para poder abandonar seu vício, seu organismo te agradecerá. E se está preocupado com a ansiedade ou engordar ao parar de fumar, pode ficar tranquilo, o segredo está em cuidar da alimentação que temos diariamente, já que alguns nutrientes ou componentes podem afetar nosso bem-estar e gerar alterações como ansiedade, insônia, estresse..., todas contrárias ao nosso propósito.

É por este motivo que queremos te mostrar os alimentos que ajudam a parar de fumar e que você pode adicionar a sua dieta para emagrecer de forma saudável.

Também lhe pode interessar: Alimentos que aumentam o estrogênio

Quais alimentos te ajudam a parar de fumar

Abandonar o hábito de fumar não é fácil, na verdade, o tabagismo é considerado um dos vícios mais difíceis de superar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 9,2% da população brasileira fumava. Me outros países, como a Espanha, o número é ainda maior: são mais de 22% de fumantes.

Embora não exista uma receita médica para parar de fumar, existem formas que podem te ajudar a minimizar a ansiedade e o desejo intenso de fumar uma carteira de cigarros. Neste post montamos uma lista dos alimentos que podem tornar o caminho menos complicado, especialmente quando se quer minimizar o nervosismo, a ansiedade e os sentimentos de frustração relacionados com a síndrome da abstinência da nicotina.

Frutas e verduras

Entre os melhores alimentos para ajudar a parar de fumar temos as frutas e verduras. Estes grupos de alimentos não apenas saciarão seu apetite, como também evitarão que caia na tentação de acender um cigarro. Neste sentido, os mais recomendados são aqueles ricos em fibras, depurativos e, muito especialmente, fontes de vitamina A e C.

A vitamina C é a vitamina que mais se esgota nos fumantes, de modo que é recomendável consumir fruta ricas nesta vitamina, tais como a toranja, laranja e kiwi. Da mesma forma, também são indicadas frutas com propriedades diuréticas e relaxantes, como maçãs, abacaxis, peras e melancias. Estas são perfeitas para te ajudar a eliminar os restos de nicotina do seu organismo. Principalmente, incluir rodelas de abacaxi te ajudará a não perder o bom humor, já que te fornecerá uma boa dose de triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina e te faz sentir mais animado.

Outra das vitaminas indispensáveis é a vitamina A. Esta vitamina é capaz de reparar os radicais que o tabaco gera. São fontes de vitamina A: espinafre, cenoura, aspargos, abóbora, entre outras. A ingestão de verduras e hortaliças com efeitos diuréticos também favorece a eliminação de toxinas. Especialmente, a cenoura e o alface são dois alimentos essenciais em uma dieta para parar de fumar. A primeira fornece vitaminas do tipo B e C, a segunda, contém lactucina, um princípio ativo com propriedades relaxantes sobre o sistema nervoso que ajuda a controlar as palpitações, acalmar o nervosismo e a dormir melhor.

Alimentos que te ajudam a parar de fumar - Frutas e verduras

Cereais integrais

Os cereais integrais também podem te ajudar a combater os sintomas da abstinência de nicotina, devido ao fato de que este tipo de alimento fornece uma quantidade significativa de glicose ao organismo, o que ajuda a manter os níveis estáveis. A glicose baixa pode causar estresse, situação que pode desencadear fortes impulsos para fumar. De modo que se você conseguir controlar os níveis de glicose, também é possível reduzir os períodos de estresse e controlar a vontade de fumar. Por outro lado, a ingestão de carboidratos complexos ou de lenta absorção exerce efeitos relaxantes, e dá uma sensação agradável de paz e tranquilidade. É recomendado consumir arroz, pão e macarrão integrais.

Neste outro artigo falamos sobre os benefícios do leite de aveia.

Frutos secos

Outro dos melhores alimentos que podem te ajudar a parar de fumar são os frutos secos. O odor que estes alimentos liberam minimizam a vontade de fumar e reduzem o desejo pela nicotina. Além disso, os frutos secos são ricos em fibras, vitamina E e calorias, por isso que você se sentirá saciado sem a necessidade de consumir grandes quantidades.

Comer nozes, pinhões, amêndoas e castanhas-de-caju é uma excelente opção para incluir frutos secos em sua alimentação, estes são ricos em magnésio e, graças a isso, é possível reduzir o estado de ansiedade e nervosismo relacionado com o abandono da nicotina.

Especiarias

Com especiarias como a canela, gengibre, cúrcuma e coentro, é possível reduzir a ansiedade pelo cigarro. Quando estes alimentos são adicionados em suas receitas, você pode conseguir controlar a vontade de acender um cigarro. Além disso, se você compra paus de canela e os usa como se fossem cigarros, sua boca sentirá um sabor inconfundível e, desta forma, reduzirá a vontade de pegar um cigarro. A ideia de pegar o pau de canela para simular um cigarro é uma terapia substitutiva que pode te ajudar a modificar o hábito do tabaco, para que pouco a pouco possa ir largando esse vício que é tão prejudicial para a saúde.

Alimentos que te ajudam a parar de fumar - Especiarias

Leite, queijo ou iogurte

Conforme um estudo realizado na Universidade de Duke, na Califórnia do Norte, EUA, existem alguns alimentos que pioram o sabor do cigarro, entre estes, além das frutas e hortaliças, também há os laticínios. Os laticínios também contêm triptofano, um aminoácido que favorece o relaxamento e a tranquilidade cerebral. Recomenda-se tomar um copo de leite morno após o jantar, já que com isso evita a insônia e favorece o sono. Por isso é considerado um alimento que ajuda a parar de fumar.

Chá verde

Para a maioria das pessoas fumantes não há nada melhor que estar tomando café enquanto desfruta de um cigarro, e isso acontece porque o café melhora o sabor do cigarro. De forma que uma das formas de abandonar o hábito é substituir o café pelo chá verde. O chá verde é rico em antioxidantes e é especialmente interessante durante o processo de interrupção do tabaco, já que ajuda a purificar e limpar o organismo. Se não for de seu agrado tomar chá verde, pode optar por uma infusão quente que seja mais palatável como alimento para ajudar a parar de fumar.

Alimentos que te ajudam a parar de fumar - Chá verde

Doces

A ansiedade que o fato de parar de fumar pode provocar pode ser atenuada com pequenas quantidades de doces, já que os alimentos deste tipo podem regular o centro do prazer do cérebro, agindo como um substituto da nicotina.

Beba mais água

E claro que não poderíamos deixar de falar dela nesta lista de alimentos que ajudam a parar de fumar. Tomar 8 copos de água ao dia é um hábito recomendado em qualquer plano de alimentação, contudo, quando se trata de parar de fumar, é essencial para aliviar a ansiedade e limpar o organismo. Cada vez que tiver vontade de fumar, beba um copo d'água, isto diminui consideravelmente a vontade de fumar. Além disso, te ajudará a limpar seu organismo de forma natural e, dentro das toxinas que vão sendo eliminadas, será mais fácil reduzir a presença de nicotina no organismo e, desta forma, mais fácil de controlar os sintomas da abstinência da nicotina.

Além destes alimentos, é importante seguir uma dieta equilibrada rica em nutrientes e que mantenha em boas condições todas as nossas necessidades, de forma que o organismo não tenha motivos para exigir fontes externas que te ajudem a se saciar, como por exemplo, o tabaco.

Da mesma forma, lembre-se que ao abandonar o tabaco é possível que tente superar a ansiedade comento, e este é o motivo pelo qual existe a teoria de que parar de fumar faz engordar. Mas isso não é completamente verdade, a única coisa que tem que fazer é apostar em um estilo de vida saudável, e procurar acalmar estes estados ansiosos com alimentos saudáveis. Portanto, não deixe que seu vício tome controle da sua vida, alimente-se de forma equilibrada, em porções adequadas e, sobretudo, lembre-se que abandonar o cigarro é sinônimo de uma vida mais saudável.

Agora que você já conhece os alimentos que ajudam a parar de fumar, recomendamos a leitura deste outro artigo em que tiramos uma dúvida bastante comum: pode fumar usando adeviso de nicotina?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que te ajudam a parar de fumar, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Alimentos que te ajudam a parar de fumar
1 de 4
Alimentos que te ajudam a parar de fumar

Voltar ao topo da página