Alimentos saudáveis

Alimentos de fácil digestão

Por Equipe de redação do ONsalus. 29 setembro 2023
Alimentos de fácil digestão

Muito se fala sobre alimentos saudáveis, suas propriedades, vitaminas, minerais, etc. Falamos sobre superalimentos e recomendamos comprar os alimentos mais incomuns para obter todos os seus benefícios, mas muito pouco se fala sobre os alimentos que realmente nos nutrem e nos ajudam a ter uma boa digestão.

A digestão é fundamental para a manutenção e o retorno à boa saúde. Isso já era conhecido há milhares de anos, e podemos encontrá-lo escrito nos livros de Ayurveda, a ciência da vida de origem hindu, ou como o pai da medicina moderna, Hipócrates, também disse: "Que o alimento seja seu remédio".

A escolha de alimentos que são realmente fáceis de digerir nos permite incorporar os nutrientes de que nosso corpo precisa. Dessa forma, nossos tecidos são formados de maneira saudável e, como resultado, nossas defesas aumentam, temos energia, descansamos bem e nos sentimos bem.

Neste artigo do ONsalus, você encontrará os 20 alimentos de fácil digestão e como consumi-los para que seu corpo realmente tire proveito deles.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em fósforo

Índice

  1. Arroz integral
  2. Trigo integral
  3. Milho
  4. Quinoa
  5. Ghee
  6. Feijão-mungo
  7. Lentilha
  8. Abóbora
  9. Cenoura
  10. Beterraba
  11. Abobrinha
  12. Pêssego
  13. Uvas
  14. Banana madura ou banana-da-terra
  15. Maçã
  16. Romã
  17. Frutas sazonais
  18. Leite de boa procedência
  19. Carne de cabra
  20. Leite de cabra
Ver mais >>

Arroz integral

Esse cereal é um dos alimentos de mais fácil digestão. Todas as pessoas podem consumir arroz integral todos os dias, pois ele ajuda a melhorar o estado geral do corpo, já que permite que o organismo desenvolva suas diversas funções sem ter que se preocupar muito em digerir algo difícil. É por isso que a água de arroz é recomendada em casos de doença, por exemplo.

Para facilitar ainda mais a digestão, recomenda-se lavá-lo, deixá-lo de molho por pelo menos 4 horas (pode ser na noite anterior) e cozinhá-lo com gengibre ou canela. Também é importante coar a água restante quando estiver pronto.

Uma recomendação da Ayurveda é incluir em cada prato: um cereal (ocupando 50% do prato), uma proteína (25%) e vários vegetais (25%).

Alimentos de fácil digestão - Arroz integral

Trigo integral

Fala-se muito sobre o glúten, mas não é esse componente do trigo que realmente dificulta a digestão. O trigo integral, com sua casca, vitaminas e minerais em forma de grão ou farinha, é, na verdade, muito fácil de digerir, assim como o arroz.

O problema com o trigo decorre de seu refino. Essas farinhas brancas e "puras" são tremendamente difíceis de digerir, ainda mais quando são usadas com outros ingredientes prejudiciais à saúde no preparo de pães: melhoradores de pão, bicarbonato de sódio, fermento em pó, açúcar refinado e levedura. É nesse momento que ele se torna indigesto e cria muitos problemas no corpo.

Para facilitar a digestão, o trigo ou a farinha devem ser deixados de molho por 8 horas. Para as massas, você pode prepará-las na noite anterior, apenas com água. A adição de sal é feita após essas horas de molho. Quanto menos ingredientes houver na massa, mais fácil será o processamento: água, sal e farinha. Um chapatis saboroso é a receita ideal. A gordura deve ser adicionada após o cozimento.

Ela pode facilmente cobrir a necessidade de 50% de cereais em um prato saudável.

Alimentos de fácil digestão - Trigo integral

Milho

Cada canto do mundo tem seu próprio cereal de fácil digestão. Como outros cereais, o milho deve ser deixado de molho por várias horas e a massa deve ser simples.

Os acréscimos devem ser feitos após o cozimento: gorduras saudáveis (como ghee), legumes ou geleias são perfeitos para acompanhar deliciosas tortilhas, pães ou na forma de polenta cremosa.

Alimentos de fácil digestão - Milho

Quinoa

A quinoa também é um alimento de fácil digestão e, às vezes, pode substituir outros cereais, embora seja considerada um semicereal.

É considerada um superalimento porque também contém todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aquelas pequenas partes das proteínas que nosso corpo não produz, mas que precisa para funcionar adequadamente.

Para prepará-lo, você deve lavá-lo muito bem, várias vezes, até que a água fique clara e sem espuma. Em seguida, deixe-o de molho por pelo menos 8 horas. Lave-o novamente e cozinhe-o até que esteja bem macio.

Alimentos de fácil digestão - Quinoa

Ghee

A manteiga clarificada ou ghee não é apenas fácil de digerir, mas é a gordura mais saudável que pode ser incorporada à sua dieta, mais saudável até do que o azeite de oliva e o óleo de coco. Não apenas porque pode ser usada para cozinhar sem alterar suas propriedades, mas porque melhora os distúrbios digestivos e ajuda os nutrientes a penetrarem profundamente nos tecidos que precisam alcançar.

Recomendo substituí-lo por outros óleos e consumir 1 colher de chá em cada uma de suas refeições, você verá os benefícios rapidamente.

Alimentos de fácil digestão - Ghee

Feijão-mungo

Em uma dieta saudável, não deve haver apenas cereais, mas também é aconselhável escolher uma proteína, apenas uma, e não combinar várias delas.

As principais proteínas são as leguminosas, os ovos, os laticínios e as carnes. As leguminosas são as mais fáceis de digerir e, entre elas, o feijão-mungo ocupa o primeiro lugar. Infelizmente, ovos, queijos e carnes são os mais difíceis de digerir e devem ser evitados.

O feijão-mungo fornece a proteína necessária para o crescimento dos tecidos. Eles devem ser deixados de molho por cerca de 8 horas com uma folha de louro e depois cozidos com água nova e outra folha de louro.

Alimentos de fácil digestão - Feijão-mungo

Lentilha

Outra proteína de fácil digestão é a lentilha. Certamente, isso depende de como você a prepara e com o que a combina. Se você a misturar com outras proteínas, como carne, como geralmente acontece, será muito difícil digeri-la, mas isso pode ser evitado se você tiver em mente as dicas a seguir:

  • Lave e deixe de molho por pelo menos 8 horas ou até que um pequeno broto de 1 mm comece a sair.
  • Os brotos crus não são fáceis de digerir, embora possam ter muitas vitaminas e enzimas, se seu corpo não os processar, eles não serão benéficos.
  • Cozinhe-os em água com uma folha de louro até ficarem macios.
  • Tente fazer com que eles ocupem apenas 25% de seu prato, acompanhados de um cereal integral e alguns vegetais.
Alimentos de fácil digestão - Lentilha

Abóbora

As diferentes variedades desse alimento são muito fáceis de digerir. Ele só deve ser bem cozido e é melhor se for cozido em seu próprio suco. Não o ferva com excesso de água para não perder suas vitaminas quando o líquido for descartado.

Alimentos de fácil digestão - Abóbora

Cenoura

Outro vegetal de fácil digestão é a cenoura. Ela pode ser consumida crua ou cozida, sempre levando em conta que deve fazer parte de apenas 25% do prato e não ser o alimento principal.

Ela deve ser acompanhada de um cereal e uma proteína para que o prato seja completo.

Alimentos de fácil digestão - Cenoura

Beterraba

Também crua ou cozida, a beterraba é um alimento de fácil digestão.

Para saber se um vegetal é mais ou menos fácil de digerir, observe sua cor. Quanto mais colorido, mais fácil é a digestão. Embora esse não seja o caso do tomate, infelizmente, não podemos incluí-lo na lista de alimentos de fácil digestão.

Alimentos de fácil digestão - Beterraba

Abobrinha

Esse vegetal aquoso é muito fácil para o nosso sistema digestivo. Algumas pessoas preferem retirar as sementes, mas isso não é realmente necessário se você cozinhá-lo adequadamente.

Não é recomendável consumi-lo cru.

A abobrinha é também um dos alimentos recomendados para quem sofre com hemorroidas.

Alimentos de fácil digestão - Abobrinha

Pêssego

Vamos começar nomeando as frutas fáceis de digerir. O pêssego é uma fruta que é boa para quase todo mundo.

Com essa e outras frutas, temos de recomendar algumas coisas para torná-las realmente fáceis de digerir:

  • Você deve comê-las fora das refeições: 1 hora antes ou 2 horas depois.
  • Não as coma depois do entardecer, pois seu sistema digestivo não é forte o suficiente para digeri-las. Portanto, se você achava que elas eram um substituto saudável para o jantar, esse não é o caso.
  • É preferível comer a fruta inteira em vez de beber o suco dela, pois ele se torna um concentrado que não começa a ser digerido pela saliva, mas passa diretamente para o estômago.
Alimentos de fácil digestão - Pêssego

Uvas

As uvas na época e maduras são muito fáceis de digerir e são benéficas para a maioria das pessoas.

Recomendo comê-las sem as sementes, durante o dia e longe de outros alimentos.

Alimentos de fácil digestão - Uvas

Banana madura ou banana-da-terra

A maturação da fruta é sempre importante, pois uma fruta madura será muito mais fácil de digerir do que uma fruta verde.

Recomendo facilitar ainda mais a digestão mastigando e comendo esse alimento antes de anoitecer e, é claro, longe das refeições.

Alimentos de fácil digestão - Banana madura ou banana-da-terra

Maçã

É uma fruta de fácil digestão, especialmente se você preparar uma compota (cozida com açúcar mascavo e canela).

Não a inclua na sua dieta depois do entardecer e evite-a se você sofre de problemas de ressecamento do corpo (constipação, pele seca, insônia).

Alimentos de fácil digestão - Maçã

Romã

Essa fruta não é apenas fácil de digerir, mas também ajuda a equilibrar o organismo de várias maneiras, ajudando você a resolver uma grande variedade de problemas de saúde.

Entretanto: procure consumi-la longe de outros alimentos, mastigue-a bem e não a misture com álcool ou outros ingredientes, como cremes, por exemplo.

Alimentos de fácil digestão - Romã

Frutas sazonais

Algumas das frutas que você tem em seu país podem não aparecer neste artigo, pois é impossível citar todas elas.

Como regra geral, os alimentos que ocorrem em seu próprio clima e na estação do ano em que você se encontra serão fáceis de digerir.

Não é aconselhável armazenar alimentos desidratados, em vinagre ou em conservas fermentadas, pois eles não são fáceis de digerir dessa forma e causam ressecamento ou calor excessivo no corpo.

Alimentos de fácil digestão - Frutas sazonais

Leite de boa procedência

O leite de boa procedência (de uma vaca selvagem, alimentada com capim e que não tenha sido maltratada ou medicada em excesso com antibióticos e hormônios) é saudável e fácil de digerir.

Se esse leite for difícil de encontrar, você deve escolher um leite que seja o mais próximo possível do natural: leite sem conservantes (evite leites longa vida e leite em pó, que não tem nada a ver com leite de verdade).

Para facilitar ainda mais a digestão, recomendo tomá-lo morno e com uma especiaria, como canela, gengibre ou pimenta-do-reino.

Alimentos de fácil digestão - Leite de boa procedência

Carne de cabra

Se quiser incluir carne em sua dieta, saiba que, em geral, ela não é fácil de digerir. O frango e o peixe, que têm a reputação de serem alimentos leves, na verdade não são tão leves assim.

Entre as carnes, a mais fácil de digerir é a carne de cabra, obviamente muito melhor se ela viver em seu habitat e for alimentada de forma natural.

Uma maneira de consumir carne que não seja tão difícil de digerir é preparando caldos com baixo teor de gordura.

Alimentos de fácil digestão - Carne de cabra

Leite de cabra

O leite de cabra é ainda mais fácil de digerir do que o leite de vaca. É por isso que ele é recomendado em caso de intolerância à lactose.

Não é recomendável de forma alguma:

  • Leite de soja (na verdade, a soja não é recomendada como alimento saudável, pois é muito difícil de digerir e contém muitos hormônios).
  • Leite de aveia crua.

Outros leites, como o leite de amêndoas ou o leite de aveia, devem ser bem preparados. O leite de amêndoas com poucas amêndoas e o leite de aveia devem ser cozidos, nunca crus. Agora que você já conhece 20 alimentos de fácil digestão, não perca este outro artigo te contamos quais são os alimentos ricos em fibra.

Alimentos de fácil digestão - Leite de cabra

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos de fácil digestão, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Bibliografia
  • Na-Nakorn K , Kulrattanarak T , Hamaker BR , Tongta S . Starch digestion kinetics of extruded reformed rice is changed in different ways with added protein or fiber. Food Funct. 2019 Aug 1;10(8):4577-4583. doi: 10.1039/c9fo00521h. Epub 2019 Jul 22. PMID: 31328214.
  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012 Jul 1;3(4):506-16. doi: 10.3945/an.112.002154. PMID: 22797986; PMCID: PMC3649719.
  • Gupta L, Khandelwal D. Pragmatic selection of cooking oils. J Pak Med Assoc. 2017 Jun;67(6):957-958. PMID: 28585605.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 21
Alimentos de fácil digestão