Partilhar

Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas

As meninges são as membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Quando se inflamam, o paciente desenvolve uma condição conhecida como meningite. Esta doença é causada pela propagação de um vírus que provoca inflamação, quadro conhecido como meningite viral, ou por uma bactéria, sendo chamado de meningite bacteriana - uma patologia menos comum, mas muito mais perigosa. Já a meningite de origem viral é muito comum e, embora os sintomas que implica possam ser desconfortáveis, é uma condição que não é perigosa. Geralmente, a doença desaparece por ela mesma aproximadamente uma semana após o aparecimento dos sinais. Neste artigo de ONsalus explicamos com detalhe as causas, sintomas e tratamento da meningite viral.

Como se pega meningite viral?

A meningite viral é provocada, como o nome indica, por diversas infeções virais que geralmente entram no organismo através da boca ou pelo contato com fluídos infetados. Assim que alcançam a corrente sanguínea, podem causar a inflamação das meninges e, com ela, o quadro desconfortável que esta condição implica.

Os vírus que causam mais casos de meningite são:

  • Enterovirus, que também pode produzir doenças intestinais ou respiratórias;
  • Vírus do herpes simples, da varicela zoster ou o vírus do herpes genital;
  • Caxumba;
  • Sarampo;
  • Vírus do Nilo ocidental, transmitido pela picada de mosquitos infetados.

Dependendo do tipo de vírus implicado, o aparecimento dos sintomas pode variar. No entanto, eles costumam se manifestar na semana do contágio.

Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas - Como se pega meningite viral?

Meningite viral: sintomas

A meningite viral surge de forma repentina e, embora os sintomas possam ser incômodos, esta condição não representa um perigo para o paciente. O mesmo não acontece com a meningite bacteriana, que pode deixar sequelas irreversíveis e até comprometer a vida do paciente.

Os sintomas da meningite viral mais comuns são:

  • Febre repentina;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Rigidez no pescoço;
  • Sensibilidade à luz;
  • Apatia e falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dependendo do vírus que origina esta doença, podem também aparecer diarreia, vômitos e problemas respiratórios.

Como os sintomas da meningite viral, uma condição que não tem maiores repercussões, e da meningite bacteriana, que pode deixar graves sequelas e ser mortal, são muito similares, é essencial consultar um médico o quanto antes para determinar qual das duas condições se trata.

Para diagnosticar esta doença e definir qual o tipo que se padece, podem ser realizados vários exames diferentes, mas o teste mais comum e determinante é a punção lombar que permite obter fluido da medula espinhal. Posteriormente, podem ser feitos exames para determinar o tipo de vírus que causou a condição.

Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas - Meningite viral: sintomas

Meningite viral: tratamento

A meningite viral não possui um tratamento específico e no geral, os sintomas desaparecem entre uma semana e 10 dias depois do seu aparecimento sem complicações. No caso dos pacientes que sofram de esta condição devido ao vírus do herpes, podem ser receitados determinados antivirais para ajudar a diminuir o impacto.

O especialista também pode receitar medicação para tratar os sintomas desta condição e melhorar o estado do paciente. O descanso e a hidratação correta para baixar a febre são fundamentais para uma recuperação rápida.

Prevenção da meningite viral

Como os vírus que causam esta doença são diversos, a prevenção nem sempre é uma tarefa simples. No entanto, podem ser seguidas algumas recomendações, tais como:

  • Estar vacinado contra o vírus como a caxumba ou a varicela, que podem produzir meningites;
  • Lavar muito bem as mão depois de ir ao banheiro ou manipular fezes, por exemplo, quando se troca uma fralda;
  • Lavar muito bem os alimentos e cozinhá-los de forma adequada antes de comer;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, escovas de dentes, etc;
  • Manter uma limpeza adequada da casa, especialmente em áreas sensíveis, como cozinha, sala de jantar ou banheiro.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fatima
Qual o remédio que se toma as pessoas que teve contato com pessoas com meningite

Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas
1 de 3
Meningite viral: Sintomas, tratamento e causas

Voltar ao topo da página