Partilhar

Corrimento branco antes da menstruação é normal?

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Corrimento branco antes da menstruação é normal?

Durante o ciclo menstrual, é normal que a mulher apresente diferentes corrimentos vaginais antes da chegada do período. O corrimento branco e leitoso faz parte deste tipo de manifestações e é uma secreção normal e natural que muitas mulheres apresentam. Ele pode ser provocado por muitos fatores mas, geralmente, surge associado à chegada da menstruação, da ovulação ou da gravidez.

Qualquer mudança no ciclo menstrual feminino pode ser um sinal de preocupação. No entanto, o corrimento branco e pastoso não costuma estar relacionado com complicações severas que coloquem a saúde da mulher em risco. Neste artigo do ONsalus, explicamos o que o corrimento branco e pastoso antes da menstruação significa.

Corrimento branco e pastoso antes da menstruação: o que é?

O corrimento branco e leitoso antes da menstruação é algo totalmente normal que indica que a chegada da menstruação se aproxima. Esta secreção, que pode surgir antes e durante a ovulação, é um muco claro, aquoso e elástico que se torna mais escuro e espesso à medida que o período se aproxima.

É normal ter corrimento branco antes da menstruação?

Este corrimento representa um mecanismo de proteção do organismo para proteger a vagina do contágio com bactérias e fungos, uma vez que os hormônios alteram a flora bacteriana da vagina. Este processo resulta numa secreção cremosa, grudenta e branca. O muco branco antes da menstruação é um sintoma normal sempre que não provoca incômodo nem apresenta cheiro, já que é um líquido produzido pelas glândulas da vagina e do colo do útero para eliminar as células que possam ter aderido às paredes quando sai e, assim, prevenir infeções.

  • Corrimento branco durante a ovulação: é provocado pelas alterações na produção de estrógenos e progesterona. A consistência do muco faz com que os espermatozoides possam viver três dias no mesmo, permitindo assim que ocorra fecundação.
  • Corrimento branco antes da menstruação: o corrimento é branco e pastoso e muito mais abundante durante a ovulação. Pode se tornar marrom no primeiro dia da menstruação.

Contudo, quando o corrimento muda de cor e é acompanhando de outros sintomas como odor desagradável, coceira e mal-estar geral, é essencial consultar um médico para descartar uma possível infeção vaginal.

Corrimento branco na gravidez é normal? E tomando anticoncepcional?

O líquido branco e pastoso também é comum em mulheres grávidas, já que o corpo reage à fecundação com um aumento da produção de estrógenos, segregando uma quantidade maior de muco para proteger o útero e o feto de possíveis bactérias ou germes que possam prejudicar a mulher ou interromper a gestação. O líquido branco é comum durante os três primeiros meses de gravidez, após esse período a secreção paralisa e tudo volta ao normal. Em alguns casos menos comuns, o muco branco pode estar presente ao largo de toda a gravidez de forma intermitente.

Quando a mulher inicia um novo anticoncepcional, ocorrem alterações hormonais que costumam alterar os processos do ciclo menstrual, aumentando a produção de corrimento branco e leitoso. Este processo é totalmente normal e, no geral, é normalizado após três meses de toma do anticoncepcional. No entanto, se a secreção persiste após três meses, é essencial consultar um médico para avaliar se é necessário trocar o anticoncepcional por outro com uma carga hormonal diferente.

Infecção e corrimento branco: possíveis causas

Alguns fungos e bactérias podem provocar infecções vaginais com corrimento branco. Descubra quais são:

Infecção fúngica

A infeção causada por leveduras não se transmite através das relações sexuais, sendo geralmente uma resposta a uma mudança climática ou de umidade na vagina. Qualquer condição que afete o sistema imunológico como a gravidez, a gripe, o estresse e o consumo de anticoncepcionais pode provocar infecção vaginal por fungos. Do mesmo jeito, qualquer uso de produtos com aroma ou pH alterado podem afetar a flora bacteriana da vagina, aumentando as chances de contrair o fungo Candida, responsável pela candidíase - a infecção fúngica mais comum. Nestes casos, a infecção é fácil de identificar, já que o corrimento branco possui uma consistência semelhante à do requeijão.

Vaginose bacteriana

É uma das infecções vaginais mais comuns, embora a sua causa seja desconhecida. É fácil de identificar graças ao odor desagradável, semelhante ao do peixe, que a vagina libera, sobretudo após o ato sexual. Ardência, dor, coceira e muco branco, amarelo ou cinza são outros sintomas característicos desta condição conhecida como vaginose bacteriana.

Gonorreia

É uma doença de transmissão sexual que pode ser identificada através da descarga de corrimento amarelo e turvo. É pouco provável que o corrimento branco seja provocado por esta doença, cujos sintomas também incluem sangramentos entre períodos e incontinência urinária.

Corrimento branco anormal

  • O líquido branco e pastoso alterna com secreções amarelas, cinza ou esverdeadas.
  • O muco vaginal é branco mas apresenta uma consistência semelhante ao requeijão.
  • O corrimento vaginal é acompanhando de ardência e coceira.
  • O muco vaginal tem sangue.
  • Dor pélvica.
  • Dor em redor da vagina.
  • Mau odor.
  • Dor ao urinar ou durante as relações íntimas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento branco antes da menstruação é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Corrimento branco antes da menstruação é normal?

O que lhe pareceu o artigo?

Corrimento branco antes da menstruação é normal?
Corrimento branco antes da menstruação é normal?