menu
Partilhar

É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar?

Por Equipe de redação do ONsalus. 20 fevereiro 2023
É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar?

Se você é daquelas mulheres que consegue prever com exatidão quando a menstruação vai descer com três ou quatro meses de antecedência, já que ela sempre chega na mesma data, é normal se assustar quando a menstruação não chegar no dia esperado. Entretanto, você deve saber que há muitas causas que podem levar a isso, e não está necessariamente relacionado a uma gravidez. No entanto, a gravidez é sim uma das causas mais comuns. Entre outras causas de atraso na menstruação estão certos distúrbios hormonais, estresse ou excesso de atividade física, por exemplo.

Se você menstruou mês passado e esse mês não ela não veio, neste artigo do ONsalus você irá encontrar tudo o que precisa para responder à pergunta: "é normal uma menstruação regular atrasar?". Continue lendo e descubra!

Por que a menstruação desce todo mês?

A menstruação é o resultado de um ciclo hormonal feminino que funciona de forma adequada mês a mês. As variações nos níveis de hormônios femininos fazem com que todos os tecidos respondam a essas mudanças.

O útero, por sua vez, fica mais espesso aguardando a chegada de um óvulo fertilizado. Quando isso não acontece, os níveis de progesterona caem inevitavelmente, permitindo que a camada mais superficial deste órgão se desprenda e se apresente na forma de sangramento.

O normal é que isso aconteça a cada 28 ou 29 dias e que durante 4 ou 5 dias ocorra um sangramento. Ele é mais intenso nos dois primeiros dias, diminuindo sua força gradualmente. Em tese, não deveria vir acompanhado de outros sintomas, como dores de cabeça, desconforto abdominal ou incômodo nas mamas.

Quando isso ocorre dessa forma todos os meses é porque seu corpo mantém certo equilíbrio. Entretanto, a maioria das mulheres experimenta certas variações que provocam mais desequilíbrios do que a diferenças normais. É por isso que prestar atenção à sua menstruação é fundamental para saber como está o seu organismo.

Neste outro artigo falamos sobre as causas para uma menstruação adiantada.

1. Gravidez: causa frequente do atraso da menstruação

Se uma gravidez ainda não faz parte dos seus planos, a dúvida sobre uma possível gravidez pode te deixar bastante preocupada.

Se você menstruou no mês passado e esse mês não ela veio e acredita que exista possibilidade de gravidez, é possível que esteja grávida.

Para realmente saber se você está grávida ou não, o mais conveniente é fazer um teste de gravidez. Se puder tirar essa dúvida da sua mente, ficará mais tranquila. Recomendamos que leia os artigos sobre como saber se é uma dor pré-menstrual ou gravidez e também os primeiros sintomas de gravidez.

É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar? - 1. Gravidez: causa frequente do atraso da menstruação

2. Alterações hormonais

Os hormônios femininos podem ser alterados por uma grande variedade de fatores e, consequentemente, causar mudanças na menstruação. Ou seja, as alterações hormonais podem ser outra causa de atraso menstrual, mesmo que você tenha um ciclo regular.

Medicação hormonal

Se no mês anterior você tomou uma pílula do dia seguinte, começou a tomar pílulas anticoncepcionais ou mudou de um tipo de anticoncepcional para outro, é provável que sua menstruação seja afetada.

Os hormônios sintéticos produzidos por esses medicamentos não são os mesmos produzidos pelo seu corpo. Eles podem gerar outras respostas em seus tecidos e até mesmo alterar sua menstruação.

Doenças hormonais

A síndrome do ovário policístico é um dos problemas que mais frequentemente afetam os hormônios femininos. Nesse caso, além de atraso menstrual, você pode sofrer com excesso de pelos corporais, sobrepeso, entre outros sintomas.

Menopausa

Por volta dos 50 anos, as mulheres passam por uma diminuição na produção hormonal. Isso pode ser instável no início e gerar diversos sintomas, como:

  • Alterações menstruais;
  • Ondas de calor;
  • Desconforto nas mamas.

O período em que isso acontece é muito variável, influenciado pelos hábitos e desequilíbrios que a mulher possa estar sofrendo. Esse período é conhecido como perimenopausa e, nesse caso, pode ser que a menstruação não venha como costumava.

Em alguns casos, essa diminuição hormonal ocorre precocemente, o que é conhecido como insuficiência ovariana primária ou menopausa precoce.

3. Excesso de atividade física

Excesso de atividade física pode ser tão prejudicial para a sua saúde quanto a falta de exercícios.

Se você aumentou significativamente a quantidade de exercício que estava habituada a fazer, essa pode ser a causa do atraso da sua menstruação. Por isso, é normal nesses casos uma menstruação regular atrasar.

Procure praticar atividade física de acordo com sua idade e condição física, sem exagerar, pois isso pode prejudicar não apenas o seu sistema hormonal, mas também causar desgaste em seu corpo, podendo ter graves consequências a longo prazo.

5. Problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula que libera hormônios. Por sua vez, a função dos hormônios tireoidianos é muito complexa, pois eles afetam todo o seu corpo.

Quando há um problema de excesso ou déficit de produção de hormônios da tireoide, é possível que ocorram alterações na sua menstruação. Como vimos, não é desejável que isso aconteça. Todo o seu organismo deve funcionar em harmonia para mantê-la saudável.

É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar? - 5. Problemas na tireoide

6. Excessiva perda de peso

Se você fez uma dieta e perdeu muito peso, é provável que o seu organismo tenha se enfraquecido. Dietas muito rigorosas praticadas sem cuidado não são recomendadas nem adequadas. Todos os seus tecidos precisam de um bom aporte nutricional, e interrompê-lo repentinamente é muito prejudicial. Por isso, é normal, nesses casos, uma menstruação regular atrasada.

É bom que a sua alimentação seja o mais natural possível e que as mudanças que você faça sejam graduais. Dessa forma, você poderá obter resultados duradouros sem prejudicar a sua saúde.

7. Medicamentos

Se você menstruou normalmente no mês passado e esse mês ela não veio, saiba que se você está em tratamento com certos medicamentos, é possível que a sua menstruação atrase. Entre os medicamentos associados com o atraso menstrual, estão:

  • Antialérgicos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Antipsicóticos;
  • Antidepressivos;
  • Antieméticos.

Embora, por um lado, a culpa seja atribuída aos medicamentos em si, por outro lado, sabe-se que doenças crônicas (como diabetes ou hipertensão) são causadas por uma alteração orgânica que pode causar alterações na menstruação, entre muitos outros problemas.

É por isso que, em alguns casos, após a suspensão da medicação, a menstruação volta a ser como antes, mas se os hábitos não forem alterados, é possível que os desequilíbrios orgânicos persistam até que você decida mudá-los.

8. Estresse

A ansiedade, a depressão e o estresse em si influenciam diretamente o corpo. A mente é muito poderosa e pode agir a nosso favor ou contra nós. É por isso que aprender a controlá-la é tão importante quando ela é a causa de doenças físicas.

Em alguns casos, a menstruação pode ser afetada quando a mente não está em paz. Quando nossa mente faz com que os problemas pareçam maiores do que realmente são, isso afeta diretamente algo tão importante como a menstruação.

Vale realmente a pena deixar o seu corpo de lado? O atraso na menstruação é um aviso que você está recebendo: só você pode decidir se deve prestar atenção a ele ou não.

9. Problemas digestivos

Raramente se fala da relação direta entre os problemas de digestão e as alterações na menstruação.

Medicinas tradicionais, como a ayurveda, consideram que, se você não tem uma boa digestão, todo o seu organismo será afetado. Seus tecidos não serão formados adequadamente, suas defesas serão baixas e os problemas começarão pelas áreas mais debilitadas do seu corpo.

Esses problemas podem estar relacionados a alterações na menstruação, infertilidade e uma infinidade de patologias. Assim, se sua digestão não está funcionando corretamente, é normal uma menstruação regular atrasar.

Compreender a saúde em sua totalidade é fundamental. Pensar que somos peças separadas de um quebra-cabeça não faz muito sentido. Em vez disso, se buscarmos que todo o corpo esteja em equilíbrio no lugar de nos dedicarmos somente a resolver problemas isolados, manejando sintomas aqui ou ali, é possível retornar a um estado de saúde verdadeiro.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Klein DA, Poth MA. Amenorrhea: an approach to diagnosis and management. Am Fam Physician. 2013 Jun 1;87(11):781-8. PMID: 23939500.
  • Urmi SJ, Begum SR, Fariduddin M, Begum SA, Mahmud T, Banu J, Chowdhury S, Khanam A. Hypothyroidism and its Effect on Menstrual Pattern and Fertility. Mymensingh Med J. 2015 Oct;24(4):765-9. PMID: 26620017.
  • Hernández-Angeles C, Castelo-Branco C. Early menopause: A hazard to a woman's health. Indian J Med Res. 2016 Apr;143(4):420-7. doi: 10.4103/0971-5916.184283. PMID: 27377497; PMCID: PMC4928547.
  • Wallace RK. The Microbiome in Health and Disease from the Perspective of Modern Medicine and Ayurveda. Medicina (Kaunas). 2020 Sep 11;56(9):462. doi: 10.3390/medicina56090462. PMID: 32932766; PMCID: PMC7559905.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar?
1 de 3
É Normal Uma Menstruação Regular Atrasar?

Voltar ao topo da página