Partilhar

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 7 abril 2020
Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

Se você tomou a pílula do dia seguinte, pode estar preocupada com a possibilidade de gravide. A verdade é que essa é uma dúvida comum, uma vez que a eficácia desta medicação não é de 100%.

A pílula do dia seguinte é uma hormona e, portanto, altera o ciclo menstrual normal. Você quer saber quanto tempo a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação? Continue lendo este artigo do ONsalus, nele você encontrará a informação necessária para entender exatamente como funciona a pílula do dia seguinte, quais os efeitos que tem no seu ciclo menstrual e quantos dias para esperar até que chegue o seu período menstrual: Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

Como funciona a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência, o que significa que só é utilizada se não forem utilizadas outras formas de evitar a gravidez, se o método utilizado falhar ou se se tratar de sexo forçado (sem consentimento). Não deve ser utilizado como método anticoncepcional regular, pois é menos eficaz do que outros e não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

É um medicamento hormonal, o mais utilizado é composto por levonorgestrel 1,5 mg, que pode ser tomado numa dose ou dividido em duas doses, em qualquer altura do ciclo menstrual.

Funciona da seguinte forma:

  • Inibir/atrasar a ovulação.
  • Impedir que o óvulo seja fertilizado, pois torna o muco mais espesso e os espermatozóides não conseguem avançar.

Este efeito só é alcançado se a pílula for tomada dentro de 24 horas após o sexo desprotegido e no, máximo até 72 horas depois disso, mas sabendo que quanto mais cedo for tomada, maior é a probabilidade de evitar a gravidez.

Também se mostrou mais eficaz se usada 2 dias antes da ovulação (em uma mulher com um ciclo regular, isto ocorre no 14º dia do ciclo menstrual).

É muito importante esclarecer que você deve continuar usando o método anticoncepcional que você estava usando, e se o que você normalmente usa é contracepção hormonal (como a pílula anticoncepcional), você também deve usar um preservativo até à sua menstruação, porque a pílula do dia seguinte gera mudanças no ciclo feminino e não impede a gravidez em outras relações sexuais desprotegidas.

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias? - Como funciona a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

O que geralmente acontece é que a menstruação desce na mesma data em que normalmente desceria. Contudo, pode ser vários dias mais cedo ou mais tarde.

Se atrasar, será no máximo de 5 a 7 dias, uma vez que o funcionamento normal dos sinais hormonais enviados pelo ovário para o útero são alterados, e leva mais tempo para o ovário se desfazer e gerar hemorragia menstrual.

Se o atraso na menstruação for superior a 7 dias, é aconselhável fazer um teste de gravidez, já que esta possibilidade pode existir.

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

Em alguns casos (4 a 8%), a pílula do dia seguinte pode atrasar o período menstrual. Normalmente, o atraso é de cerca de 5 dias, e você pode esperar até 7 dias para que o seu período pare.

Isto é verdade para uma mulher com um ciclo menstrual regular, no qual a ovulação geralmente ocorre no 14º dia e seu ciclo dura 28 dias.

Se, por outro lado, a mulher tem uma menstruação irregular e existem dúvidas sobre uma possível gravidez, sugere-se que seja feito um teste de gravidez se a menstruação não descer até 21 dias após a ingestão da pílula no dia seguinte.

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou

A única maneira de saber se a pílula do dia seguinte cumpriu seu propósito é esperar a chegada da menstruação.

Você só vai saber que não está grávida quando o seu período menstrual chegar. Se o seu período não chegar, você deve fazer um teste de gravidez. Como visto na seção anterior, você pode esperar até 21 dias após tomar a pílula do dia seguinte ou até 7 dias após o dia em que o seu período deveria ter chegado.

Se você tiver alguma dúvida, recomendamos que você consulte o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Vídeos relacionados com Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

1 de 3
Vídeos relacionados com Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

Escrever comentário sobre Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

O que lhe pareceu o artigo?

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?
1 de 2
Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?

Voltar ao topo da página