Partilhar

Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 19 março 2019
Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

O anticoncepcional sempre foi motivo de preocupação para mulheres em idade fértil, sendo essencial recorrer a um dos métodos disponíveis para prevenir uma gravidez indesejada.

Hoje em dia, a pílula do dia seguinte é muito utilizada e, em alguns casos, a pílula anticoncepcional é deixada em segundo plano por esquecimento. É importante conhecer as vantagens de ambas para poder usá-las corretamente sem abusar dos hormônios que providenciam e existem muitas dúvidas sobre este tema e sobre o uso de métodos anticoncepcionais em geral.

Recomendamos que você continue lendo esse artigo do ONsalus para acabar com todas as suas dúvidas sobre este tema e descobrir a resposta à questão: Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

Pílula do dia seguinte: efeitos

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional que se usa em caso de emergência, podendo ser ingerida até 72 horas depois de ter tido uma relação sexual de risco para evitar uma gravidez indesejada.

Esta pílula contém levonorgestrel, a forma sintética da progesterona, um hormônio que atua impedindo ou atrasando a ovulação.

Quanto mais cedo for tomada, maior será a sua eficácia. A pílula do dia seguinte não deve ser usada como método anticoncepcional habitual, já que podia ter consequências graves na saúde da mulher. O seu uso é específico para casos em que deseja prevenir uma gravidez depois de ter relações sexuais sem proteção em situações específicas, como:

  • Quando, nesse dia, a pílula anticoncepcional não foi tomada.
  • Por saltar a pílula anticoncepcional que correspondia a esse dia.
  • Em casos nos quais se é vítima de agressão sexual.
  • Em situações nas quais o preservativo rompeu.

A pílula atua atrasando ou evitando a ovulação, não suspendendo a gravidez.

Pílula anticoncepcional: efeitos

As pílulas anticoncepcionais são um fármaco à base de hormônios que devem ser ingeridos diariamente. Possuem uma eficácia de 98% contra a gravidez indesejada e são seguras e fáceis de usar.

Estas pílulas contêm dois tipos de hormônios conhecidos como estrógeno e progestina. Ambos os hormônios são produzidos de forma a nível dos ovários das mulheres. A pílula anticoncepcional pode conter os dois hormônios ou apenas um, como a progestina.

Eles atuam inibindo a ovulação. Dessa forma, impedem que ocorra a fecundação e, logo, não existirá uma gravidez indesejada. Simultaneamente, os hormônios que o anticoncepcional contém possuem um efeito a nível do muco cervical, engrossando-o de tal forma que se impede que o óvulo entre em contato com o esperma, evitando assim a fecundação.

Para obter os melhores resultados ao tomar anticoncepcional, é necessário seguir alguns conselhos:

  • Criar um hábito para não esquecer de tomá-la.
  • Manter a pílula na carteira ou na mesinha de noite, sempre ao alcance da mão.
  • Informar o parceiro para que ele ajude a lembrar de tomar.
  • É essencial tomar a pílula regularmente para garantir a sua eficácia.

Pílula do dia seguinte e anticoncepcional: efeitos

Ambas as pílulas podem gerar efeitos secundários. Entre eles, podemos mencionar:

  • Sangramento intermenstrual.
  • Dor e aumento da sensibilidade nas mamas.
  • Náuseas e dor de cabeça.
  • Aumento de peso.
  • Aparecimento de varizes.
  • Aumenta o aparecimento de espinhas.
  • Alterações de humor.
  • Diminuição do apetite sexual.
  • Transtornos circulatórios que aumentam o risco de trombose.

A presença de efeitos colaterais depende da composição hormonal das pílulas, tanto no caso do anticoncepcional como no da pílula do dia seguinte.

Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

Na toma desses dois medicamentos, uma dúvida bem comum é "tomei a pílula do dia seguinte, posso continuar tomando o anticoncepcional?"

A pílula anticoncepcional pode ser tomada 24 horas depois de ter tomado a pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência, uma vez que esta última não deve ser usada como método anticoncepcional. A pílula anticoncepcional possui essa mesma função e, por esse motivo, deve ser consumida novamente sem nenhum tipo de problema para continuar as suas funções.

Em casos nos quais são usados outros métodos anticoncepcionais como o DIU ou injeções, eles podem ser usados desde o mesmo dia no qual se tomou a pílula do dia seguinte.

É importante ter em conta que, durante os 7 dias depois da ingestão da pílula do dia seguinte, é essencial usar preservativo para evitar uma possível gravidez ao ter relações sexuais.

Recomendações para não esquecer de tomar o anticoncepcional

O ideal é tomar a pílula anticoncepcional diariamente a uma hora previamente estabelecida. para conseguir uma efetividade alta da mesma, deve ser tomada corretamente.

Se você se esquecer de tomar o anticoncepcional, deve tomá-lo novamente assim que o tiver, enquanto isso deve usar outro método anticoncepcional - neste caso um preservativo, pelo menos por uma semana para evitar uma possível gravidez.

É indispensável recorrer ao médico, neste caso um especialista em ginecologia, para conhecer o método anticoncepcional recomendado para cada mulher de acordo com o seu estado físico. Depois da avaliação ginecológica e exames complementares para descartar doenças sistêmicas, o especialista procederá à prescrição do método anticoncepcional mais conveniente para a paciente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
    • Laura Sech, MD, Family Planning Fellow, Department of Obstetrics and Gynecology, University of Southern California Keck School of Medicine; Penina Segall-Gutierrez, MD, MSc, Adjunct Associate Professor of Family Medicine and Obstetrics and Gynecology, Keck School of Medicine, University of Southern California; Emily Silverstein, MD, Research Project Manager, Department of Obstetrics and Gynecology, University of Southern California Keck School of Medicine; Daniel R. Mishell, Jr., MD, MSc, Endowed Professor of Obstetrics and Gynecology, Keck School of Medicine, University of Southern California. Contracepção de emergência (CE). Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/planejamento-familiar/contracep%C3%A7%C3%A3o-de-emerg%C3%AAncia-ce> Acessado em 18 de março de 2019.

    Escrever comentário sobre Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

    O que lhe pareceu o artigo?

    Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?
    Posso tomar anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

    Voltar ao topo da página