Partilhar

Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?

 
Por Leonardo Simon. 5 outubro 2018
Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência para quem deseja prevenir uma gravidez depois de fazer sexo sem proteção. Embora tenha sido um assunto polêmico em muitos países, seu uso se popularizou nos últimos anos, incluindo até produtos que podem ser adquiridos sem prescrição médica.

Existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento deste anticoncepcional e as condições nas quais se pode utilizá-lo. Uma questão comum é se posso tomar bebidas alcoólicas se tomei a pílula do dia seguinte. No ONsalus, lhe respondemos esta e outras dúvidas sobre o tema.

Tudo sobre a pílula do dia seguinte

Uma das coisas mais importantes sobre a pílula do dia seguinte é saber que ela pode ser utilizada até 5 dias depois da relação sexual. No entanto, o quanto antes for tomada, mais eficaz será seu efeito. Os anticoncepcionais de emergência previnem gravidezes e não causam aborto quando já existe um feto formado.

A pílula do dia seguinte age sobre o ovário, inibindo a produção de óvulos. Desta forma, mesmo que o esperma esteja dentro do organismo da mulher, não poderá fazer seu trabalho. Tendo em vista que a maioria das mulheres não sabe quando ovulam, o uso do anticoncepcional deve ser feito o mais rápido possível após a relação sexual.

O que corta o efeito da pílula do dia seguinte? Algumas das principais razões são:

  • Porque o paciente esperou mais de 5 dias para tomá-la.
  • Porque já estava ovulando quando teve relações e a fecundação ocorreu imediatamente.

Pílula do dia seguinte: como tomar

No mercado existem dois tipos de anticoncepcionais de emergência, o mais comum é a pílula do dia seguinte, enquanto que o outro é o DIU. No caso da pílula, há dois tipos, um que inclui acetato de ulipristal e outra com Levonorgestrel. A primeira delas requer prescrição médica para sua aquisição.

Os anticoncepcionais de emergência são recomendados para quem teve relações sexuais sem proteção, assim como para quem foi vítima de um estupro. Embora, em alguns casos, representem um custo alto, algumas mulheres optaram por adquiri-la e guardá-la na caixa de primeiros socorros.

Outras das coisas a considerar para utilizar este tipo de anticoncepcional é saber se houve algum problema com o método normal de prevenção. Quando o preservativo estoura durante o ato sexual ou se a ejaculação teve início dentro da vagina. Em qualquer um destes casos, é importante lembrar que a pílula do dia seguinte não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte? - Pílula do dia seguinte: como tomar

Pílula do dia seguinte: pode beber?

Existem muitas mulheres que se perguntam se bebida alcoólica corta o efeito da pílula do dia seguinte. É preciso dizer que não existem indícios de que o álcool afete as funções da pílula do dia seguinte. No entanto, os efeitos do álcool poderiam prejudicar o efeito se, depois de ter tomado a pílula, você vomitar em um período de tempo de menos de 4 horas. Neste caso, você poderia ter vomitado a pílula e todos os seus efeitos seriam perdidos.

O ideal é esperar por volta de 12 horas antes de consumir alguma bebida alcoólica para prevenir qualquer incidente, assim como evitar mal-estar associado ao álcool combinado com possíveis efeitos secundários da pílula do dia seguinte. Embora na maioria dos casos não tenham sido relatados problemas ao ingerir o anticoncepcional, alguns organismos são mais sensíveis que outros.

Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte? - Pílula do dia seguinte: pode beber?

Recomendações para tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte não requer uma dieta ou cuidados especiais depois do seu uso. Se trata de um anticoncepcional que tem efeito imediato. Depois de atuar, o corpo segue com osseus processos normalmente.

As recomendações sobre seu uso estão mais associadas ao abuso ou toma constante. Por exemplo, jamais deve-se ingerir mais de uma dose, já que isso não aumentará sua eficiência. Pelo contrário, pode causar mal-estar na pessoa que a ingeriu.

Outra recomendação a ser levada em conta é evitar seu uso constante. Ainda que os efeitos sobre a ingestão frequente da pílula estejam associados a dor menstrual e aumento do sangramento, você deve lembrar que é um anticoncepcional de emergência. Portanto, para realmente para prevenir uma gravidez, o ideal é usar pílulas anticoncepcionais comuns, preservativos ou outros métodos anticoncepcionais de amplo espectro.

Pílula do dia seguinte é confiável?

A eficácia da pílula do dia seguinte é garantida entre 89% a 90%. Ou seja, de 100 mulheres que fizeram seu uso, 10 acabaram engravidando. As razões destas últimas, em geral, estão relacionadas com a forma ou o momento em que tomaram a pílula.

Embora a eficácia deste anticoncepcional seja garantida, sempre é importante uma recomendação médica antes de usá-lo. Da mesma forma, deve-se confiar a prevenção da gravidez a um método de uso comum e constante que realmente proteja contra uma gravidez indesejada.

Seja como for, o mais recomendado sempre é consultar um médico para saber mais sobre os métodos anticoncepcionais, efeitos colaterais ou diagnósticos. Um especialista pode receitar o método mais eficiente e adequado ao paciente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?

O que lhe pareceu o artigo?

Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?
1 de 3
Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte?

Voltar ao topo da página