Partilhar

Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 2 abril 2019
Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?

Uma curetagem uterina é uma intervenção cirúrgica ginecológica na qual se faz uma raspagem das paredes do útero, extraindo-se assim parte do endométrio. Trata-se de uma operação simples e rápida que pode ser realizada por diversos motivos, tais como interromper uma gravidez, extrair uma amostra de tecido, eliminar pólipos ou devido a outros problemas da saúde ginecológica.

Entre as mulheres que se submetem a este tipo de intervenção, é muito frequente que surjam certas dúvidas como, por exemplo, o tempo que se deve esperar antes da primeira relação após curetagem. Por este motivo, neste artigo do ONsalus vamos dar a resposta para esta dúvida: "Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?". Da mesma forma, também comentaremos alguns detalhes essenciais que convém saber tanto se vamos passar por esta intervenção, como se já passamos e estamos nos recuperando.

O que é curetagem e como é feita

Trata-se de um tipo de intervenção cirúrgica simples que costuma durar por volta de quinze a trinta minutos. Neste processo, um especialista em ginecologia raspa as paredes do útero para extrair o endométrio ou parte deste, isto é, retira a mucosa uterina. Este simples procedimento costuma ser realizado com anestesia geral e consta de duas fases: a dilatação e a curetagem; quer dizer que primeiro o especialista precisa dilatar o colo uterino para então poder raspar o útero.

Este procedimento pode ser feito por diversos motivos, mas sempre será o ginecologista quem decidirá se é mais conveniente esta intervenção ou outro tipo de tratamento para cada caso. Assim, uma curetagem ou raspagem uterina é realizada nas seguintes situações:

  • Extrair tecido para analisar a amostra e detectar possíveis doenças, inclusive o câncer de endométrio.
  • Para eliminar miomas e pólipos uterinos.
  • Analisar o tecido para esclarecer a possível origem de irregularidades menstruais bem como excessivamente dolorosas, para assim poder tratá-las adequadamente.
  • Eliminar restos de tecido placentário depois de um aborto espontâneo.
  • Interromper uma gravidez no primeiro trimestre.
  • Retirar um DIU que ficou preso nas paredes do útero, uma vez que ao estar incrustado é impossível extraí-lo de outro modo. Saiba mais sobre o deslocamento do DIU no artigo Como saber se o DIU saiu do lugar.

Se você quer saber mais sobre o procedimento e saber quais os cuidados pré-curetagem, acesse também: O que é curetagem e como se preparar.

Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?

Após ter se submetido a uma raspagem uterina é muito comum que surjam dúvidas sobre se você deve ou pode fazer determinadas atividades ou se é melhor esperar algum tempo. Por exemplo, no caso de dúvida sobre quanto tempo depois da curetagem pode ter relação, a resposta é que os ginecologistas aconselham não ter relações durante um tempo após ter se submetido a uma raspagem do endométrio. Mais concretamente, a recomendação destes especialistas é que durante os seguintes 10 a 15 dias não se tenham relações sexuais, deste modo se evitarão alguns problemas de saúde e, sobretudo, infecções.

Isto acontece porque, após uma curetagem, o colo do útero fica um pouco dilatado por cerca de duas semanas e, portanto, fica mais sensível e propenso a poder sofrer alterações e infecções. Além disso, ao ser uma intervenção sob anestesia geral, o mais comum é que nos dias seguintes a mulher sinta mal-estar geral, tonturas e náuseas. Além disso, devido à raspagem do útero, será normal sentir dor abdominal, pélvica e inclusive ter algum sangramento leve nos primeiros dias depois da raspagem vaginal. Por isso, é melhor esperar o tempo indicado para retomar as atividades sexuais com normalidade.

Você deve ter em conta que os sintomas mencionados, enquanto forem leves, serão algo normal mas, se duram muito tempo, se intensificam muito ou também se você apresentar outros sinais de mal-estar, deve visitar o ginecologista o quanto antes ou até mesmo ir para a emergência. Alguns dos outros sintomas que devem nos alertar após uma raspagem uterina são a febre, o corrimento vaginal com mau cheiro, sagramentos abundantes e/ou coágulos, cãibras, tonturas e fortes cólicas.

Cuidados pós curetagem

Depois de uma curetagem é conveniente ter alguns cuidados, além de evitar os encontros sexuais por algumas semanas. O mais normal é que, durante as primeiras primeiras 24 ou 48 horas, a mulher sinta mal-estar geral e algumas dores mas, passado este tempo, inclusive se no mesmo dia estiver bem, poderá voltar à sua rotina com total normalidade. Da mesma forma, um leve sangramento durante algumas semanas é algo comum.

Assim, algumas recomendações sobre os cuidados pós curetagem são os seguintes:

  • No primeiro dia, ou inclusive nos dois primeiros, é recomendado ficar em completo repouso.
  • Se você apresentar sangramento vaginal, não utilize absorventes internos, é melhor utilizar absorvente externo.
  • Não entre em banheiras, em piscinas ou no mar, apenas lave a zona íntima normalmente para manter uma boa higiene, evitando ficar muito tempo na água para prevenir possíveis infecções.
  • Quando retomar a atividade sexual, continue usando algum método anticoncepcional pois, como normalmente não se retira todo o endométrio, isto é, não se faz uma ablação endometrial, continuará havendo a possibilidade de gravidez. Além disso, entre as duas e seis semanas após uma raspagem, o ciclo menstrual volta ao normal e é possível que nos primeiros dias a ovulação se adiante.
  • Não faça exercícios intensos durante as primeiras semanas.
  • Caso tenha feito uma curetagem de limpeza após um aborto ou para induzir um, é importante ter em mente que é uma experiência que na maioria das vezes causa instabilidade emocional e pode requerer atenção psicológica.
  • Saiba mais sobre as medidas necessárias complementando esta leitura com o artigo: cuidados pós curetagem uterina.

Após curetagem é mais fácil engravidar?

Como comentamos, esta prática ginecológica não elimina completamente o tecido endometrial e entre as 2 e 6 primeiras semanas após a raspagem, o ciclo menstrual volta ao normal. Portanto, dentro de pouco tempo após a curetagem, já existe o risco de engravidar e, por isso, se é o que você pretende, será necessário fazer o uso de anticoncepcionais. Na verdade, os especialistas aconselham não ter relações sexuais nas duas primeiras semanas pois como já é possível retomar a atividade sexual, já existe a possibilidade de fecundação.

Além disso, após um aborto espontâneo e após uma curetagem, como o tecido do endométrio se regenera e cresce mais estimulado, existem maiores probabilidades de engravidar durante os três primeiros meses, pois neste período aumenta-se a fertilidade feminina.

Para saber mais sobre este tema, confira também o artigo Após curetagem é mais fácil engravidar?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • BARAD, David H., MD, MS, Director of Assisted Reproductive Technology, Center for Human Reproduction. Exames para distúrbios ginecológicos. Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/diagn%C3%B3stico-de-dist%C3%BArbios-ginecol%C3%B3gicos/exames-para-dist%C3%BArbios-ginecol%C3%B3gicos#v1157217_pt> Acesso em 31 de jan. 2019.
  • SECH, Laura; MISHELL JR, Daniel R.; SILVERSTEIN, Emily. Aborto. Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/aborto#v808243_pt> Acesso em 31 de jan. 2019.

Escrever comentário sobre Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?

O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?
Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação?

Voltar ao topo da página