Partilhar

Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 15 abril 2019
Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

A pílula do dia seguinte, também conhecida como anticoncepcional de emergência, é um método anticoncepcional que só deve ser utilizado quando outros métodos falharam, sendo que jamais deve ser usado de forma preventiva, ou seja, regularmente. É composto por uma alta dose hormonal que atrasa ou inibe a ovulação, o que impede que o óvulo possa ser fertilizado, é por isso que é tão importante tomá-la logo, para que o espermatozoide não tenha tempo de fertilizá-lo.

No entanto, o que acontece quando a mulher está menstruando? É necessário tomar a pílula? Se você tem esta e outras dúvidas, no seguinte artigo do ONsalus damos a resposta à pergunta: Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

Também lhe pode interessar: Menstruação atrasada: o que pode ser

Como funciona a pílula do dia seguinte

Antes de saber se pode tomar a pílula do dia seguinte menstruada, é essencial entender como este fármaco de emergência funciona e afeta o seu corpo. O funcionamento das pílulas do dia seguinte se baseiam na inibição ou atraso da ovulação, o que dificulta que o espermatozoide possa entrar no útero e que o ovócito possa amadurecer. Isto é algo que deve ser levado em conta, posto que esta pílula não tem nenhum efeito depois do óvulo ter sido fecundado, ou seja, caso o óvulo esteja fecundado e implantado no útero, ela não interromperá a gravidez, somente pode evitá-la antes de que ocorra esta fecundação.

Mas como funciona a pílula do dia seguinte? A seguir te explicamos os efeitos que os hormônios contidos nesta pílula provocam (principalmente a progesterona) no corpo da mulher dependendo do momento em que for tomada:

  • Se, quando tomada, ainda não houve a ovulação, impede que o óvulo possa sair do ovário.
  • Se, quando tomada, já houve a ovulação, alterará a consistência do muco cervical, engrossando-o, para que os espermatozoides não sejam capazes de chegar ao óvulo.
  • Se, quando tomada, já houve a fecundação, ou seja, o óvulo e os espermatozoides se uniram, agirá sobre o endométrio, impedindo que o embrião possa ser implantado.
  • Se quando tomada já houve a gravidez, a pílula não vai pode interrompê-la, posto que não é abortiva.

Evidentemente, todos estes efeitos sobre o corpo da mulher podem trazer efeitos colaterais de diferentes gravidades, dependendo da frequência com que for utilizada. É por isso que devemos saber claramente que se trata de uma pílula de emergência que só deve ser utilizada em situações extremas e que não deve ser usada mais de 2 vezes em um ano. A seguir te explicamos os possíveis.

Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada? - Como funciona a pílula do dia seguinte

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Podemos distinguir os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte em dois tipos, os que acontecem após tê-la tomado, que podemos chamar de efeitos de curto prazo, e entre os quais podemos destacar:

  • Dores de cabeça.
  • Tonturas.
  • Sensação de cansaço.

E também podem existir efeitos a médio prazo, que podem aparecer passados alguns dias após ter tomado a pílula do dia seguinte e entre os quais se destacam:

  • Dor nos seios.
  • Diarreia.
  • Sangramento vaginal leve.
  • Antecipação da menstruação.
  • Atraso da menstruação.

Estes dois últimos você deve saber que provavelmente, depois de tomar a pílula do seguinte, o descontrole na menstruação continuará por um mês. É por isso que recomenda-se, uma vez tomada a pílula, ir anotando os dias em que chega a menstruação, bem como sua duração, para que o ginecologista possa fazer um diagnóstico mais preciso.

Quando tomar a pílula do dia seguinte

Como estamos explicando ao longo do artigo, a pílula do dia seguinte é uma pílula de emergência, ou seja, não deve ser usada como método anticoncepcional habitual, somente em situações muito pontuais. A seguir te explicamos os casos nos quais se deve tomar a pílula do dia seguinte:

  • Relação sexual sem usar preservativo.
  • Relação sexual na qual o preservativo se rompe.
  • Quando a mulher parou de tomar as pílulas anticoncepcionais de forma regular ou se esqueceu de tomar alguma.
  • Quando o DIU é expelido.
  • Quando o diafragma se desloca.
  • Relações não consentidas.

Dado que não se trata de uma pílula abortiva, esta pílula deve ser tomada o quanto antes. Medicamente, esta pílula pode ser eficaz até 120 horas depois da relação, não obstante, cada dia que passa fará com que sua eficácia seja reduzida. É por isso que o mais recomendável é tomá-la dentro das primeiras 72 horas. Se tiver vômito ou diarreia em poucas horas após ter tomado este fármaco, deve tomar outra, posto que poderia não fazer efeito. É por isso que na maioria das suas apresentações vêm em uma caixa com duas pílulas.

Tomar a pílula do dia seguinte menstruada

Apesar da importância do tema, muitas mulheres desconhecem muitos aspectos sobre a sexualidade e a gravidez. Na verdade, a pergunta sobre se deve-se tomar a pílula do dia seguinte quando está menstruada costuma surgir devido a um desconhecimento anterior: posso engravidar estando menstruada? Embora muitas mulheres acreditem que não, a realidade é que sim, é possível ficar grávida durante a menstruação. É verdade que as chances são menores, em alguns casos nulas, mas não se pode descartar completamente a possibilidade de engravidar, sobretudo em mulheres com ciclos menstruais curtos.

Posso tomar a pílula do dia seguinte menstruada?

A resposta é sim, posto que existe o risco de engravidar, sobretudo se você está nos últimos dias do seu ciclo. Um caso diferente seria se sua menstruação descesse após ter tido a relação sexual, nesse caso a pílula não seria necessária, posto que seria impossível estar grávida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

O que lhe pareceu o artigo?

Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?
1 de 2
Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

Voltar ao topo da página