menu
Partilhar

Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?

 
Por Redação ONSalus. 4 março 2022
Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?

A menstruação é parte de nossa natureza feminina, entendê-la e aceitá-la nos fará viver estes momento com maior bem-estar. É lógico que se você sentir mal-estar ou notar alguma alteração ficará preocupada, mas a maioria das vezes se tratam de problemas que podem ser resolvidos.

A menorragia ou menstruação abundante pode ser gerada por diferentes motivos, desde um desequilíbrio hormonal, inclusive pelo uso do DIU, um ciclo onde não há ovulação, problemas que afetam outras partes do corpo (na tireoide, problemas de coagulação) ou inclusive tumores.

Se você está menstruada há 20 dias, e quer saber o que pode ser, te convidamos para ler este artigo do ONsalus.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação normalmente:

  • Chega uma vez por mês.
  • Desce a cada 28 dias.
  • Não deveria vir acompanhada de mal-estar nem de coágulos.
  • São eliminados entre 30 e 80 mililitros de sangue por menstruação.
  • Dura entre 5 a 7 dias.

Pode haver certas diferenças dentro do normal, talvez dure um pouco mais ou um pouco menos. Uma duração de 3 até 7 dias é aceitável se não houver outras manifestações.

Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?

Quando a menstruação demora mais do que deve ou também o sangramento é muito intenso, é conhecida como menorragia, podendo gerar outros transtornos como cãibras ou anemia.

Outros sintomas que podem acompanhar esta perda de sangue em excesso são:

  • Cansaço.
  • Palidez.
  • Fraqueza.
  • Uso de vários absorventes a cada hora por vários dias.
  • Uso de várias absorventes por vez.
  • Troca de absorventes pela noite.

Se você sofre estes problemas, convém consultar um médico para determinar qual é a causa. Os motivos pelos quais pode aparecer a menorragia são bastante variados. A seguir, você encontrará os mais importantes.

Identificar a causa permite determinar o tratamento correto para resolver o problema e para que ele não continue, porque uma perda excessiva de sangue pode te enfraquecer com o passar do tempo. Entre as causas de um sangramento menstrual excessivo encontramos:

Alterações hormonais

É comum na adolescência a presença de ciclos anovulatórios. Isto quer dizer que não ocorre a saída normal do óvulo do ovário neste mês. O ciclo pode se tornar mais longo ou mais intenso.

Outra possibilidade é que a secreção hormonal seja alterada devido a outras doenças gerais. Isto é algo bastante comum, pois se seu corpo inteiro estiver desequilibrado, é lógico que terá um impacto em diferentes áreas.

Algumas das seguintes doenças podem causar desequilíbrios hormonais:

Além disso, existem outros fatores que, sem ser diagnosticados como doença, podem alterar seu equilíbrio hormonal. O sangramento em excesso ou prolongado pode ser provocado por:

  • Alimentação pouco saudável.
  • Falta ou excesso de atividades físicas.
  • Consumo excessivo de álcool ou café.
  • Tabagismo.
  • Hábitos pouco saudáveis de sono.
  • Estresse ou mal manejo das emoções.

Muitas vezes, corrigindo estes últimos aspectos, você sentirá bem-estar e poderá melhorar seus ciclos menstruais.

Uso de DIU

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método anticoncepcional que pode fazer com que os ciclos sejam mais abundantes, mais dolorosos ou, inclusive, que existam sangramento fora da data da menstruação.

O DIU hormonal também pode gerar alterações deste tipo, embora seja mais comum com o DIU de cobre.

Abortos espontâneos

Após ter uma relação sexual sem proteção pode ser que tenha sido gerada uma gravidez e o sangramento que você tem, e que se prolonga mais do que se deve, seja por consequência da perda do mesmo.

Problemas de coagulação

Se seu sangue está tendo problemas e não coagula de forma adequada pode ser que os sangramentos sejam mais intensos ou durem mais do que normalmente duram.

Isto pode ser causado por:

  • Doenças no fígado.
  • Problemas renais.
  • Medicação: anticoagulantes ou antiagregantes.

Tumores

O crescimento excessivo de tecido no útero ou colo do útero pode causar sangramentos. Embora não se trate da causa mais frequente, é preciso descartar a presença de massas na região genital.

Pode se tratar de problemas benignos (como pólipos uterinos, por exemplo) ou também malignos (como os que podem surgir no endométrio ou no colo uterino).

Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser? - Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?

Sangramento há mais de 20 dias, o que fazer?

É importante saber o quê está acontecendo no corpo, não apenas no região do aparelho genital, onde está sendo originado o sangramento. É por isso que realizar uma consulta médica, onde seja prestado atenção em todo o organismo, é muito importante. É claro que é essencial consultar um ginecologista, já que saber como estão os ovários, o útero e o colo do útero fornece as informações necessárias, bem como é importante realizar uma avaliação geral.

Nos problemas de saúde mais gerais que vimos como causas de sangramentos abundantes ou prolongados, não se trata apenas de uma parte do organismo que está afetada, mas sim de todo ele. É por isso que buscar o equilíbrio é fundamental.

Muitas vezes, quando o problema de saúde de base vai sendo corrigido, o sangramento também acaba diminuindo.

Além de descobrir qual é a doença e buscar um remédio que a trate, também seria bom rever os hábitos que causam desequilíbrio. Assim é mais fácil que seu corpo volte a ter um bom estado de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Duckitt K. Menorrhagia. BMJ Clin Evid. 2015 Sep 18;2015:0805. PMID: 26382038; PMCID: PMC4574688.
  • Phelan N, Behan LA, Owens L. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Women's Reproductive Health. Front Endocrinol (Lausanne). 2021 Mar 22;12:642755. doi: 10.3389/fendo.2021.642755. PMID: 33841334; PMCID: PMC8030584.
  • Reavey JJ, Walker C, Murray AA, Brito-Mutunayagam S, Sweeney S, Nicol M, Cambursano A, Critchley HOD, Maybin JA. Obesity is associated with heavy menstruation that may be due to delayed endometrial repair. J Endocrinol. 2021 May;249(2):71-82. doi: 10.1530/JOE-20-0446. PMID: 33836495; PMCID: PMC8052524.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?
1 de 2
Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?

Voltar ao topo da página