Alterações na mesntruação

Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando?

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 7 março 2024
Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando?

Muitas mulheres perguntam: "Por que estou tendo escapes e não estou menstruando?", e as respostas podem ser qualquer coisa, desde uma infecção até um sangramento de implantação. Também pode ser um sintoma de outra coisa, como pólipos. Até mesmo uma cirurgia anterior pode causar esse tipo de situação. Em outros casos, isso pode ser devido a um desequilíbrio hormonal ou a mudanças no estilo de vida.

No ONsalus, forneceremos mais informações sobre por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando?

Também lhe pode interessar: Estou menstruada há 20 dias, o que pode ser?
Índice
  1. Escape e sangramento vaginal
  2. Contraceptivos
  3. Menopausa
  4. Mudanças no estilo de vida
  5. Administração de alguns medicamentos
  6. Sangramento de implantação
  7. Gravidez
  8. Gravidez ectópica
  9. Infecções ou DSTs
  10. Pólipos cervicais
  11. Fibromas ou miomas uterinos
  12. Trauma ou cirurgia recente
Ver mais >>

Escape e sangramento vaginal

Para diferenciar as possíveis causas, é necessário reconhecer quando se trata de escape e quando se trata de sangramento vaginal. O escape geralmente é de cor marrom-acastanhada, ao passo que, durante o sangramento, o sangue é vermelho-vivo e abundante.

O escape pode ocorrer quando a menstruação está prestes a começar ou quando termina. Às vezes, coincide com o período de ovulação. Quando ocorre no início da menstruação, é normal ver uma pequena mancha marrom, seguida de sangramento vermelho vivo.

No final da menstruação, a tonalidade clara diminui gradualmente e surge a mancha marrom. Nessas circunstâncias, a mancha marrom geralmente não é um problema sério. Entretanto, é importante prestar atenção a outras possíveis causas.

Contraceptivos

Essa é outra possível causa de manchas sem menstruação. O desequilíbrio hormonal pode ocorrer após a administração de qualquer contraceptivo, seja na forma de pílulas, DIU hormonal ou injeções.

Também é possível observar manchas fora do período menstrual após tomar uma dose da pílula do dia seguinte, pois isso representa uma carga hormonal adicional que o corpo recebe repentinamente. Esse tipo de mancha seria normal, pois é um possível efeito colateral da pílula do dia seguinte.

Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando? - Contraceptivos

Menopausa

Com o início da menopausa, as mulheres também sofrem alterações em seu ciclo menstrual ou certas "irregularidades", como a possibilidade de ver apenas manchas marrons sem um período menstrual completo.

Essa mancha marrom está geralmente relacionada a mudanças hormonais e alterações na quantidade de estrogênio e progesterona no corpo. A diminuição desses hormônios pode causar variações na textura e na cor do fluxo menstrual, resultando nesse tipo de escape.

Portanto, é aconselhável consultar um especialista para que a situação possa ser tratada da melhor maneira possível para a mulher.

Mudanças no estilo de vida

Certas mudanças no estilo de vida, como perda ou ganho de peso, ajustes na dieta, exercícios físicos excessivos e até mesmo estresse, podem influenciar o ciclo menstrual da mulher, causando escapes sem um período menstrual completo. É importante observar que essas alterações nem sempre indicam um problema sério, mas é importante discuti-las com um profissional de saúde.

Essas mudanças no estilo de vida podem afetar os níveis hormonais e, portanto, influenciar o ciclo menstrual. O estresse, tanto físico quanto emocional, é outro fator importante que pode desencadear respostas fisiológicas que influenciam a regularidade do ciclo menstrual.

Administração de alguns medicamentos

O sangramento de escape sem a perda da menstruação pode ser causado pelo uso de determinados medicamentos, especialmente aqueles com propriedades anticoagulantes. Portanto, é essencial informar seu médico para que o especialista esteja ciente e possa determinar a relação entre o medicamento e a mancha observada.

A presença de manchas durante o tratamento com anticoagulantes pode ser causada por vários fatores, como alterações na coagulação do sangue ou mudanças na composição do endométrio.

Sangramento de implantação

Esse sangramento ocorre por apenas 1 ou 2 dias, seguido pela ausência de menstruação. É atribuído à gestação, pois ocorre quando o embrião se forma e adere à parede uterina. Esse processo pode causar a ruptura de algumas veias endometriais, resultando em um sangramento leve que normalmente desaparece completamente após esse breve período.

Gravidez

Durante a gravidez, várias circunstâncias podem fazer com que a mulher apresente escapes ou sangramento leve. Nesse momento, é fundamental procurar atendimento médico de emergência para descartar a possibilidade de uma ameaça de aborto espontâneo ou outras causas que possam afetar o desenvolvimento normal do feto.

Gravidez ectópica

Ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta e começa a se desenvolver fora da cavidade uterina. Nesse tipo de gravidez, a mulher pode apresentar sangramento que pode durar vários dias ou ser de curta duração, mas é extremamente importante procurar atendimento médico de emergência o mais rápido possível.

A gravidez ectópica é uma condição médica grave que apresenta riscos à saúde da mulher e geralmente se desenvolve nas trompas de Falópio. Ao ir ao pronto-socorro, a equipe médica poderá realizar testes e exames para confirmar o diagnóstico e determinar a localização exata do óvulo implantado.

Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando? - Gravidez ectópica

Infecções ou DSTs

O sangramento de escape pode ocorrer quando a mulher tem uma infecção ou doença sexualmente transmissível. Além disso, outras condições, como doença inflamatória pélvica ou vaginite, também podem causar manchas sem menstruação. As infecções são geralmente acompanhadas de outros sintomas, como odor desagradável ou irritação.

Pólipos cervicais

Esse é um tipo de formação que aparece no colo do útero. Após colocar absorventes internos ou ter relações sexuais, se a mulher tiver essa condição, ela poderá apresentar manchas.

É importante observar que essas formações são pequenos crescimentos, geralmente benignos, que se desenvolvem na superfície do colo do útero.

Fibromas ou miomas uterinos

Os fibromiomas são tumores não cancerígenos que se desenvolvem no útero e podem causar sangramento, além de outros sintomas, como constipação e dor pélvica. Esses tumores, também conhecidos como fibromiomas uterinos, são formações compostas principalmente de tecido muscular e fibras.

Embora sejam geralmente benignos, sua presença pode causar uma série de desconfortos. O sangramento pode se manifestar de várias formas, como períodos menstruais mais intensos, sangramento entre períodos ou sangramento após a relação sexual.

Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando? - Fibromas ou miomas uterinos

Trauma ou cirurgia recente

Usar absorventes internos muito grandes, inserir bruscamente brinquedos sexuais ou ter relações sexuais de maneira agressiva podem causar lesões na vagina, resultando em sangramento ou algum tipo de mancha., resultando em sangramento ou manchas.

As mulheres estão geralmente familiarizadas com a menstruação, que podem ser abundantes, apresentar sangue vermelho brilhante e durar vários dias. Se observarmos algo fora do comum, é importante procurar a atenção de um especialista para poder estabelecer um diagnóstico e oferecer as melhores opções para reduzir o aparecimento de manchas, especialmente se isso não seguir um padrão normal, ou seja, se não coincidir com a chegada esperada da menstruação ou se persistir após o seu término.

Uma cirurgia recente, especialmente se tiver sido realizada no trato reprodutivo feminino, pode causar escapes ou sangramento fora do período menstrual.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Campos, N. C., Madrigal, M. P., & Hines, C. G. (2022). Sangrado uterino anormal en etapa reproductiva. Revista Médica Sinergia, 7(5), e808-e808.
  • Fernández, H., Gervaise, A., & De Tayrac, R. (2002). Fibromas uterinos. EMC-Ginecología-Obstetricia, 38(2), 1-11.
  • Peruyera, L. D., Ovies, B. R. M., Despaigne, D. N., & Acosta, M. D. C. R. (2010). Caracterización de los trastornos menstruales y el sangrado posmenopáusico en mujeres de edad mediana. Panorama Cuba y Salud, 5(1), 37-45.
  • Vigueras, A., & Escalona, J. R. (2016). Pólipos endometriales: Actualización en diagnóstico y tratamiento. Revista chilena de obstetricia y ginecología, 81(2), 152-158.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que estou tendo escapes, mas não estou menstruando?