Aborto

Como fica o útero após um aborto?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 20 março 2023
Como fica o útero após um aborto?

Um aborto espontâneo ou induzido é uma situação complexa que envolve mudanças físicas e emocionais significativas na mulher. Em geral, não costuma gerar complicações no organismo, mas o útero é afetado pelo desprendimento do feto e pela grande perda de sangue que isto causa. É normal que após um aborto o útero se debilite, mas com diferentes medidas e cuidados é fácil curá-lo e fortalecê-lo novamente.

Mas como fica o útero após um aborto? Vamos explicar tudo sobre isso neste artigo do ONsalus.

Índice

  1. Aborto, um procedimento mais comum do que você imagina
  2. Sintomas após um aborto
  3. Como fica o útero após um aborto espontâneo ou induzido
  4. Como fortalecer o útero após um aborto

Aborto, um procedimento mais comum do que você imagina

O aborto é algo mais comum do que imaginamos. Uma alta porcentagem de mulheres, aproximadamente entre 20-25%, de acordo com estudos científicos, fez um aborto em sua vida, especialmente mulheres entre 40 e 45 anos.

Normalmente, quando o aborto é espontâneo, ele ocorre nas primeiras 9 semanas de gestação, no primeiro trimestre da gravidez. Entretanto, este nem sempre é o caso, pois cada condição é única. Por outro lado, o aborto espontâneo também pode ser induzido com medicamentos ou cirurgia, dependendo do tempo de gestação.

Independentemente de cada situação, é essencial tratá-la adequadamente e sob supervisão médica para evitar riscos, garantir uma recuperação rápida e tentar assegurar que o útero sofra o mínimo dano possível.

É normal sentir dores após um aborto? Respondemos neste outro artigo.

Sintomas após um aborto

Após um aborto, o útero fica debilitado pelo desprendimento do feto e pela grande quantidade de sangue que ele perde. De fato, o corpo sofre uma grande mudança física e emocional, requerendo tempo para se recuperar e voltar ao normal. Após um aborto, certos sintomas podem ocorrer, como, por exemplo:

  • Sangramento vaginal: muito semelhante à menstruação, o qual é justamente o sangue da área onde a placenta estava ligada ao útero e do revestimento do útero. Nos primeiros dias é geralmente intenso, após o quinto dia o sangramento muda para rosa e finalmente para marrom. Este desconforto pode durar até 20 dias.
  • Dor na barriga e na parte inferior das costas: estas dores geralmente ocorrem nos primeiros dias e podem continuar até o primeiro período pós-aborto. Elas são quase sempre aliviadas por analgésicos e compressas de água quente aplicadas na região da barriga.
  • Sensibilidade mamária: após um aborto, os seios ficam geralmente sensíveis e podem vazar líquido durante os primeiros dias. Este desconforto é normal e de curta duração.

É importante notar que em algumas circunstâncias podem ocorrer outros desconfortos mais intensos, tais como febre, tonturas, vômitos e sangramento vaginal abundante, que geralmente complicam a saúde da paciente e podem causar danos irreversíveis ao corpo, sendo essencial consultar um médico imediatamente no caso destas enfermidades.

Como fica o útero após um aborto? - Sintomas após um aborto

Como fica o útero após um aborto espontâneo ou induzido

O útero após um aborto é afetado por consequência da remoção do feto e pelo sangramento contínuo que ocorre, especialmente durante os primeiros dias. Após a perda, o útero tenta encolher ou voltar ao seu tamanho anterior à gravidez.

Entretanto, os danos ao útero podem variar dependendo das circunstâncias do aborto, ou seja, se este ocorreu espontaneamente ou, ao contrário, foi induzido, como geralmente ocorre em diferentes semanas de gestação. A seguir, explicamos como fica o útero após os diferentes tipos de aborto:

Aborto espontâneo

O aborto espontâneo ocorre quase sempre antes da 20ª semana de gravidez, por várias razões. Geralmente acontece no primeiro trimestre, começando o processo de gestação, tanto que às vezes a mulher nem sequer sabe que está grávida.

Após este evento, a mulher geralmente tem cólicas ou câimbra uterinas, especificamente nos primeiros 3 dias, que se aliviam posteriormente e são menos desconfortáveis, precisamente porque o útero está encolhendo tentando voltar ao seu tamanho normal e as paredes dentro dele estão tentando se fechar.

Pode levar de 4 a 6 meses para que o corpo se recupere totalmente, devido às alterações hormonais envolvidas. Durante este tempo, a mulher pode ter sangramento vaginal, fadiga e desconforto mamário, entretanto, a maioria das mulheres recupera rapidamente suas atividades rotineiras, já que o útero não é muito afetado e retorna ao seu estado normal sem complicações.

Aborto induzido

O aborto induzido é uma prática mais invasiva do que o aborto espontâneo, que pode ser realizado antes de 20 semanas de gestação para evitar complicações, embora em algumas circunstâncias especiais possa ser considerado depois deste tempo.

Com esta interrupção da gravidez, o útero tende a sofrer mais danos, já que a remoção completa do feto envolve métodos farmacológicos e instrumentais que geram contrações mais intensas no músculo uterino e manipulação de tecidos sensíveis naquela área.

Neste sentido, devido ao procedimento, o útero após o aborto induzido é mais dolorido e inflamado do que após um aborto espontâneo, já que a remoção cirúrgica do feto ou embrião envolve considerável manipulação do útero e áreas próximas, causando raspagem, mobilização deste órgão e lesões em sua mucosa e músculo.

Tudo isso pode causar grande desconforto, hematomas, sangramento vaginal e dor abdominal, que geralmente duram entre 1 e 3 semanas, embora isso dependa do tempo de gestação em que o aborto foi realizado, portanto, quanto mais cedo for realizado, menor será o tempo de duração das enfermidades.

Nestes casos, a recuperação é mais lenta, porém, se as indicações médicas forem seguidas corretamente e a paciente repousar e descansar adequadamente, ela pode recuperar totalmente sua rotina diária.

Como fortalecer o útero após um aborto

Para recuperar o útero e levá-lo de volta às condições ideais, é necessário descansar, manter uma boa higiene íntima e seguir uma dieta saudável e equilibrada. Estes hábitos o ajudarão a se recuperar mais rapidamente e a evitar qualquer tipo de infecção. Com respeito a isso, considere recomendações como as seguintes:

  • Não use duchas nem faça banhos de assento.
  • Evite relações sexuais: especialmente nos primeiros dias após o aborto, quando houver sangramento. É aconselhável abster-se por pelo menos 40 dias.
  • Descansar o suficiente: o descanso é essencial, especialmente nas primeiras semanas, para recuperar a energia e permitir que o útero volte confortavelmente ao seu tamanho. Evite o esforço físico.
  • Siga uma dieta equilibrada: coma muita fruta e vegetais, reduzindo ao mínimo os alimentos ricos em açúcares, carboidratos e gorduras.
  • Não ingerir álcool ou fumar: isto altera a circulação sanguínea, portanto, influencia a recuperação efetiva do útero e do corpo.
  • Beba bastante líquido: a ingestão de líquidos ajuda a fortalecer significativamente as paredes do útero. Beba sucos ricos em vitamina C, tais como laranja, abacaxi e manga.

É essencial implementar estas recomendações para fortalecer e regenerar o útero e ajudar o corpo a se recuperar totalmente.

Agora que você já sabe como fica o útero após um aborto, não perca este outro artigo no qual respondemos: quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fica o útero após um aborto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Medlineplus. (2020). Aborto médico. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/007382.htm>. Acesso em 8 de março de 2023.
  • Prosego. (2010). aborto espontaneo. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-neurologia-295-pdf-S0304501310004565>. Acesso em 8 de março de 2023.
  • University of Washington Medical Center. (2008). El cuidado de usted después de la pérdida de su bebé. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.uwmedicine.org/sites/stevie/files/2018-11/Caring-Yourself-After-Loss-Your-Baby-Spanish.pdf>. Acesso em 8 de março de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fica o útero após um aborto?