Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?
Define-se como aborto o acontecimento no qual se interrompe a gravidez quando o feto ainda não está suficientemente desenvolvido e não tem a capacidade de viver por sua conta ao estar fora do ventre, ou seja, quando ocorra antes das 20 semanas. Esta interrupção da gestação se classifica como espontânea e induzida e pode ser devida a diversos fatores, sendo necessário realizar exames para determinar a causa quando é gerada de forma involuntária.
Se você quer evitar uma nova gravidez ou se tem vontade de ser mãe depois de não conseguir o término normal da gestação anterior, é importante que saiba quando tempo depois de um aborto pode engravidar e no seguinte artigo do ONsalus te proporcionamos as informações para tirar esta e outras dúvidas relacionadas com o tema.
Gravidez após perda de bebê
Em geral, um aborto que não apresenta complicações não chega a ser um problema na fertilidade da mulher; no entanto, dependendo do tipo de aborto e em qual semana é gerado, pode implicar em alguns riscos que comprometam a capacidade de conceber filhos. Por isso, sempre é importante se informar e contar com uma assistência médica profissional antes e depois da gravidez.
Se trata-se de um aborto espontâneo ou involuntário é mais frequente que ocorra antes das 12 semanas de gestação e as consequências físicas costumam ser leves, como dor abdominal e sangramento, sendo incomum um afetamento na fertilidade por causa deste acontecimento. Quando se tem um aborto entre a semana 12 à 20, ao ser em um estado avançado, em muitos casos, é necessário fazer uma curetagem, que é uma intervenção cirúrgica aonde se raspam as paredes do útero para eliminar qualquer tecido embrionário que não tenha se desprendido, e se isto não é realizado por uma equipe médica capacitada, pode causar complicações e afetar a fertilidade.
Por outro lado, para o aborto induzido ou interrupção voluntária da gravidez, pode-se optar pelo aborto químico, que se trata de ingerir comprimidos indicados pelo médico e que são efetivos nas primeiras 8 semanas, ou recorrer ao aborto cirúrgico e, dependendo da semana na qual se encontra a gravidez, é possível escolher o procedimento mais adequado, como a aspiração, dilatação e curetagem ou a dilatação e evacuação.
Atualmente, os procedimentos cirúrgicos para a extração do feto, a placenta ou os restos de tecido embrionário são considerados de baixo risco para a capacidade reprodutiva e saúde geral da mulher, isso se realizada em uma clínica médica e com profissionais capacitados; no entanto, existem alguns riscos que devem ser levados em consideração e você deve tirar qualquer dúvida com os médicos, entre eles:
- Hemorragia vaginal.
- Rasgo ou perfuração nas paredes do útero.
- Danos na cérvix.
- Infecção do trato genital.
- Abcesso dentro do abdômen.
- Alterações em órgãos próximos, como a bexiga.
Quanto tempo depois de um aborto pode engravidar
Ao se interromper o desenvolvimento do feto, é normal que surja a dúvida de quando se ovula depois de um aborto e isto depende de alguns fatores, especialmente, do tipo de aborto, em qual semana aconteceu, quanto tempo o corpo demora para regular o nível de certos hormônios e a saúde geral da mulher.
Durante a gestação, o tecido embrionário estimula a liberação dos hormônios GCH, que aumentam a progesterona e inibem o curso normal do ciclo menstrual e, quando ocorre o aborto, com a expulsão do feto e a placenta, o nível de tais hormônios começa a diminuir imediatamente e de forma gradual. Conforme a concentração de progesterona, volta ao nível normal de uma mulher não grávida, se restabelece o ciclo menstrual e com ele a ovulação, sempre e quando não existirem complicações ou algum problema endócrino na mulher.
Em termos gerais, a ovulação depois de um aborto comumente é retomada nas primeiras 2 a 4 semanas depois de tal acontecimento, embora não sejam raros os casos nos quais a mulher ovula antes das 2 semanas e continua sendo considerado normal iniciar a ovulação entre as semanas 5 ou 6 posteriores à interrupção da gravidez. O tempo para voltar a ovular depois do aborto está muito relacionado com a semana na qual ocorre tal interrupção e se houve complicações.
Na primeira ovulação depois de abortar, o corpo produz um óvulo viável e é possível ficar novamente grávida, sendo falso que para uma gravidez depois de um aborto seja necessário menstruar primeiro. Por isso, é necessário utilizar algum método anticoncepcional imediatamente caso você tenha relações sexuais. Se o que você busca é engravidar de novo, é provável que o médico recomende esperar 1 ou 2 ciclos menstruais para a recuperação física e emocional na mulher devido ao aborto.
Cuidados após aborto
Embora o aborto, tanto o espontâneo quanto o induzido, não envolva grandes riscos quando é realizado por um profissional, geralmente vem acompanhado de alguns sintomas como sangramento abundante, tontura, náuseas, dor abdominal e cansaço, que costumam desaparecer em alguns dias. Por isso, para uma rápida recuperação e prevenir qualquer complicação, o médico pode fazer uma série de recomendações que você deve seguir, entre elas:
- Não manter relações sexuais, inclusive sexo oral por pelo menos 15 dias seguintes ao aborto, já que a região se encontra exposta a infecções.
- Não introduzir nada na vagina, por exemplo, tampões e óvulos ou cremes vaginais.
- Não fazer esforços físicos como carregar objetos pesados ou praticar exercícios intensos.
- Não consumir medicamentos que podem aumentar o sangramento, entre eles, a aspirina.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nem fumar, no mínimo nas primeiras 2 semanas posteriores à interrupção da gravidez.
- Se, depois de 6 semanas, não se retoma o ciclo menstrual, você deve consultar o ginecologista.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.
- "Aborto" por The Manual's Editorial Staff. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/aborto