Aborto

Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?

 
Leonardo Simon
Por Leonardo Simon. 22 novembro 2018
Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?

Define-se como aborto o acontecimento no qual se interrompe a gravidez quando o feto ainda não está suficientemente desenvolvido e não tem a capacidade de viver por sua conta ao estar fora do ventre, ou seja, quando ocorra antes das 20 semanas. Esta interrupção da gestação se classifica como espontânea e induzida e pode ser devida a diversos fatores, sendo necessário realizar exames para determinar a causa quando é gerada de forma involuntária.

Se você quer evitar uma nova gravidez ou se tem vontade de ser mãe depois de não conseguir o término normal da gestação anterior, é importante que saiba quando tempo depois de um aborto pode engravidar e no seguinte artigo do ONsalus te proporcionamos as informações para tirar esta e outras dúvidas relacionadas com o tema.

Também lhe pode interessar: Como fica o útero após um aborto?

Índice

  1. Gravidez após perda de bebê
  2. Quanto tempo depois de um aborto pode engravidar
  3. Cuidados após aborto

Gravidez após perda de bebê

Em geral, um aborto que não apresenta complicações não chega a ser um problema na fertilidade da mulher; no entanto, dependendo do tipo de aborto e em qual semana é gerado, pode implicar em alguns riscos que comprometam a capacidade de conceber filhos. Por isso, sempre é importante se informar e contar com uma assistência médica profissional antes e depois da gravidez.

Se trata-se de um aborto espontâneo ou involuntário é mais frequente que ocorra antes das 12 semanas de gestação e as consequências físicas costumam ser leves, como dor abdominal e sangramento, sendo incomum um afetamento na fertilidade por causa deste acontecimento. Quando se tem um aborto entre a semana 12 à 20, ao ser em um estado avançado, em muitos casos, é necessário fazer uma curetagem, que é uma intervenção cirúrgica aonde se raspam as paredes do útero para eliminar qualquer tecido embrionário que não tenha se desprendido, e se isto não é realizado por uma equipe médica capacitada, pode causar complicações e afetar a fertilidade.

Por outro lado, para o aborto induzido ou interrupção voluntária da gravidez, pode-se optar pelo aborto químico, que se trata de ingerir comprimidos indicados pelo médico e que são efetivos nas primeiras 8 semanas, ou recorrer ao aborto cirúrgico e, dependendo da semana na qual se encontra a gravidez, é possível escolher o procedimento mais adequado, como a aspiração, dilatação e curetagem ou a dilatação e evacuação.

Atualmente, os procedimentos cirúrgicos para a extração do feto, a placenta ou os restos de tecido embrionário são considerados de baixo risco para a capacidade reprodutiva e saúde geral da mulher, isso se realizada em uma clínica médica e com profissionais capacitados; no entanto, existem alguns riscos que devem ser levados em consideração e você deve tirar qualquer dúvida com os médicos, entre eles:

  • Hemorragia vaginal.
  • Rasgo ou perfuração nas paredes do útero.
  • Danos na cérvix.
  • Infecção do trato genital.
  • Abcesso dentro do abdômen.
  • Alterações em órgãos próximos, como a bexiga.

Quanto tempo depois de um aborto pode engravidar

Ao se interromper o desenvolvimento do feto, é normal que surja a dúvida de quando se ovula depois de um aborto e isto depende de alguns fatores, especialmente, do tipo de aborto, em qual semana aconteceu, quanto tempo o corpo demora para regular o nível de certos hormônios e a saúde geral da mulher.

Durante a gestação, o tecido embrionário estimula a liberação dos hormônios GCH, que aumentam a progesterona e inibem o curso normal do ciclo menstrual e, quando ocorre o aborto, com a expulsão do feto e a placenta, o nível de tais hormônios começa a diminuir imediatamente e de forma gradual. Conforme a concentração de progesterona, volta ao nível normal de uma mulher não grávida, se restabelece o ciclo menstrual e com ele a ovulação, sempre e quando não existirem complicações ou algum problema endócrino na mulher.

Em termos gerais, a ovulação depois de um aborto comumente é retomada nas primeiras 2 a 4 semanas depois de tal acontecimento, embora não sejam raros os casos nos quais a mulher ovula antes das 2 semanas e continua sendo considerado normal iniciar a ovulação entre as semanas 5 ou 6 posteriores à interrupção da gravidez. O tempo para voltar a ovular depois do aborto está muito relacionado com a semana na qual ocorre tal interrupção e se houve complicações.

Na primeira ovulação depois de abortar, o corpo produz um óvulo viável e é possível ficar novamente grávida, sendo falso que para uma gravidez depois de um aborto seja necessário menstruar primeiro. Por isso, é necessário utilizar algum método anticoncepcional imediatamente caso você tenha relações sexuais. Se o que você busca é engravidar de novo, é provável que o médico recomende esperar 1 ou 2 ciclos menstruais para a recuperação física e emocional na mulher devido ao aborto.

Cuidados após aborto

Embora o aborto, tanto o espontâneo quanto o induzido, não envolva grandes riscos quando é realizado por um profissional, geralmente vem acompanhado de alguns sintomas como sangramento abundante, tontura, náuseas, dor abdominal e cansaço, que costumam desaparecer em alguns dias. Por isso, para uma rápida recuperação e prevenir qualquer complicação, o médico pode fazer uma série de recomendações que você deve seguir, entre elas:

  • Não manter relações sexuais, inclusive sexo oral por pelo menos 15 dias seguintes ao aborto, já que a região se encontra exposta a infecções.
  • Não introduzir nada na vagina, por exemplo, tampões e óvulos ou cremes vaginais.
  • Não fazer esforços físicos como carregar objetos pesados ou praticar exercícios intensos.
  • Não consumir medicamentos que podem aumentar o sangramento, entre eles, a aspirina.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nem fumar, no mínimo nas primeiras 2 semanas posteriores à interrupção da gravidez.
  • Se, depois de 6 semanas, não se retoma o ciclo menstrual, você deve consultar o ginecologista.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • "Aborto" por The Manual's Editorial Staff. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/aborto

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?