menu
Partilhar

Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 6 agosto 2021
Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?

Muitas mulheres optam por utilizar meios anticoncepcionais para evitar uma gravidez indesejada. O DIU é um destes métodos e é normal que, uma vez colocado, surjam diferentes perguntas sobre seu funcionamento, eficácia e outras questões como quando é aconselhável retomar as relações sexuais depois de sua inserção.

É por isso que conhecer mais sobre este método anticoncepcional irá gerar uma maior confiança em sua utilização, além de evitar ter uma gravidez que não foi planejada. Mas afinal, quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação sexual? Continue lendo este artigo do ONsalus para sanar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Também lhe pode interessar: DIU: para que serve, vantagens e desvantagens

Como o DIU funciona

A principal função do DIU é evitar gravidezes indesejadas, alterando a forma como os espermatozoides se movem para que não possam alcançar o óvulo.

Existem os DIU hormonais e os de cobre, a seguir, te explicamos brevemente como é o funcionamento de ambos:

  • DIU hormonal: também é chamado de DIU de progesterona devido ao fato de que contém este hormônio. Este dispositivo é feito de um material plástico em forma de T. A substância em questão é encarregada de bloquear os espermatozoides para que não cheguem até os óvulos. A durabilidade deste DIU é de 3 a 7 anos, dependendo do tipo de DIU que escolher.
  • DIU de cobre: este dispositivo, assim como o anterior, tem forma de T. É um tubo plástico com um formato específico que lhe permite permanecer dentro do útero. Este DIU libera pequenas quantidades de cobre, material que tem a função de matar os espermatozoides e que, por morrerem, não há nenhum risco de engravidar. A eficácia do DIU de cobre é de 99%, no entanto, é bom considerar que nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz. Este dispositivo, uma vez colocado no útero, tem uma durabilidade de 10 a 12 anos.

Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?

As relações sexuais podem ser retomadas de acordo com o tipo de dispositivo que tiver sido colocado:

DIU hormonal

Você pode ter relações sexuais 24 horas depois de sua colocação, no entanto, você deve ter cuidado, já que seu funcionamento começa 7 dias depois de ter sido colocado.

Por este motivo, você deve usar um método anticoncepcional paralelo, como as pílulas e preservativos durante esses primeiros 7 dias. Assim, você não correrá o risco de ter uma gravidez indesejada.

DIU de cobre

Se colocar este DIU, também poderá ter relações nas próximas 24 horas após tê-lo colocado. É importante levar em conta que este dispositivo começar a funcionar imediatamente depois de ser inserido.

Como você pode perceber, cada um destes dispositivos tem sua forma de agir, além de sua durabilidade, por isso que é necessário que converse com o/a ginecologista para que o profissional te indique qual seria o melhor para se ajustar às suas necessidades e ao seu corpo.

Posso ficar grávida usando o DIU?

Esta é outra pergunta frequente nas mulheres que fazem uso deste dispositivo, especialmente, durante os primeiros dias após colocá-lo.

As chances de engravidar usando o DIU são realmente muito baixas, pois sua principal função é interromper a fertilização. Esta fase é essencial para que possa haver uma gravidez, contudo, é bom saber que existem algumas circunstâncias que podem aumentar o risco de ficar grávida como, por exemplo:

  • O dispositivo não tenha sido bem colocado: quando isto ocorre, é possível que o DIU não funcione corretamente, por isso que pode ocorrer uma gravidez indesejada.
  • Expulsão do DIU: isto pode aparecer com a inflamação do útero durante o primeiro mês de sua implantação. No seguinte artigo, te informamos sobre como saber se o DIU saiu do lugar.

Você pode ficar grávida antes da colocação do DIU, podendo ocorrer ao manter relações sexuais sem proteção dias antes de sua inserção. O ginecologista, previamente, indicará uma ecografia para avaliar as condições da cavidade uterina e avaliar se existe a possibilidade de uma gravidez.

Vantagens do DIU

São várias as vantagens que o DIU tem como método anticoncepcional, sendo as de maior destaque:

  • É um método seguro e de alta eficácia.
  • Oferece um método anticoncepcional reversível, pois a fertilidade é restabelecida assim que o dispositivo for extraído.
  • É uma excelente opção para mulheres que tenham contraindicações aos anticoncepcionais orais.
  • Mulheres durante a amamentação ou o pós-parto imediato não correm nenhum risco ao utilizá-lo.
  • Pode ser usado pelas mulheres HIV positivas ou que estejam em risco de contrair a infecção. Existe a possibilidade de usá-lo por longos períodos de tempo dependendo do material utilizado.
  • É de fácil inserção e não precisa de maiores cuidados, somente durante as 3 ou 6 primeiras semanas após sua colocação.
  • Enquanto estiver utilizando o DIU, não precisará de outro método anticoncepcional mas, como já falamos, o DIU não é 100% eficaz para evitar a gravidez, assim como nenhum outro método.
  • Os níveis hormonais das mulheres não são afetados depois de sua inserção.
  • Os dispositivos intrauterinos não interagem com nenhum medicamento que estiver tomando.
  • É um método anticoncepcional econômico.

Agora você já sabe que é possível ter relações sexuais 24 horas depois de colocar o DIU. Mas fique atenta, pois se for o DIU hormonal, ele só vai te proteger da gravidez após sete dias.

Também recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre os efeitos colaterais do DIU Mirena: riscos e duração.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Bertón, J., Guzzo, V., Sica, N., López, M., & Fiol, V. (2017). El DIU T de cobre 380 A: mitos y realidades. Archivos de Ginecología y Obstetricia, 55(2), 63-72.
  • Nivia, M. Á. A. (2007). Los dispositivos intrauterinos: evolución a través de los tiempos, método de inserción, beneficios y riesgos. médicas uis, 20(2).

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?
Quanto tempo depois de colocar DIU pode ter relação?

Voltar ao topo da página