Partilhar

Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 27 fevereiro 2019
Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!

O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais usados e populares do mundo, tendo uma taxa de eficácia alta contra as gravidezes não desejadas de entre os 98 e 99%. Isto significa que, em cada 100 mulheres que usam este dispositivo, apenas 1 ou 2 podem engravidar em um ano. Embora as possibilidades sejam muito baixas, tal como acontece com qualquer outro método, este não é 100% eficaz, o que nos leva a perguntar em que situações ele pode falhar. Posso ficar grávida usando DIU? A resposta é sim, embora a probabilidade seja incrivelmente baixa. Continue lendo este artigo do ONsalus para saber mais!

Como funciona o DIU?

Existem dois tipos de DIU no mercado: o de cobre e o de progesterona, funcionando cada um de forma diferente, impedindo uma gravidez não desejada.

O DIU de cobre impede que o esperma se mova em direção ao óvulo, mas, além disso, causa modificações no endométrio de forma a fazer com que a implantação de um óvulo fecundado não ocorra. Por outro lado, o DIU de progesterona liberta este hormônio para evitar que os ovários expulsem o óvulo, além de fazer com que o muco do colo do útero se torne mais espesso para impedir a passagem dos espermatozoides para esta zona.

Ambos os dispositivos têm as suas vantagens e desvantagens. No entanto, ambos são considerados uma forma muito eficaz de prevenir gravidezes indesejadas. Então, em que casos existe a possibilidade de ocorrer a gestação?

Posso engravidar usando DIU?

Como o DIU não é 100% eficaz, existe uma possibilidade, embora baixa, de ficar grávida usando este dispositivo. O maior risco ocorre durante o primeiro ano de uso, pois até 20% das mulheres expulsam o DIU devido a uma reação natural do corpo que ocorre frequentemente durante a menstruação. Se a expulsão ocorrer sem a mulher notar, pode ocorrer uma gravidez ao ter relações sexuais sem proteção durante os dias férteis. Para evitar esta situação ou a detectá-la a tempo, recomendamos que você verifique os fios deste dispositivo várias vezes ao mês para se assegurar que possuem o comprimento adequado.

Se o dispositivo intra-uterino se mover, mesmo que não exista expulsão, também ocorre o risco de gravidez. Por isso, é fundamental agendar exames ginecológicos para verificar as condições do DIU. Além disso, se recomenda usar um método anticoncepcional adicional durante os dias férteis como o preservativo, para garantir uma melhor proteção.

Se você suspeita que expulsou ou que se deslocou o DIU, é importante consultar um ginecologista o quanto antes para uma revisão, pois só um especialista pode colocá-lo novamente no sitio. Enquanto espera pela consulta, use um método anticoncepcional alternativo.

Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui! - Posso engravidar usando DIU?

Como saber se o DIU saiu do lugar?

O maior risco de expulsão do dispositivo intra-uterino ocorre durante o primeiro ano de uso, principalmente nos primeiros 3 meses da sua utilização. Habitualmente, a expulsão ocorre durante a menstruação e os principais sintomas de DIU fora do lugar são:

  • Sentir que os fios estão mais longos que o habitual;
  • Sentir o dispositivo na vagina ou no colo do útero ao introduzir os dedos na zona;
  • Ocorrer sangramento fora do ciclo normal;
  • Ter dores ou desconforto abdominal;
  • Se o seu parceiro sentir dores ou desconforto durante a penetração, também é possível que o dispositivo se tenha movido.

Se engravidar com DIU o que acontece?

Se você suspeita que está grávida e está usando um DIU, é muito importante confirmar o quanto antes se existe realmente uma gestação e, no caso de ser positiva, consultar rapidamente um ginecologista para ele retirar o dispositivo. Além disso, é importante verificar que a gravidez não é ectópica, o que ocorre com grande probabilidade nestes casos.

Ter um DIU enquanto está grávida aumenta em 50% as possibilidades de abortar e, depois de ser retirado, as mesmas se reduzem para 25%. As mulheres que ficam grávidas usando este dispositivo têm altas possibilidades de sofrer desprendimento da placenta e parto prematuro, pelo que os cuidados a ter durante a gestação devem ser aumentados ao máximo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Mirlene
Meu Dio está vencido mas ou menos 3 meses, se eu tiver relação, tem risco de gravidez?
Valdirene da silva
Depois que comecei usar o diu meu esposo tem medo que engravide .não tou achando isso legal corre risco que engravide .

Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!
1 de 2
Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!

Voltar ao topo da página