Partilhar

DIU: para que serve, vantagens e desvantagens

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 27 fevereiro 2019
DIU: para que serve, vantagens e desvantagens

O dispositivo intrauterino ou DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais populares, contando com uma boa eficácia, uma duração que pode variar entre 5 e 10 anos e a capacidade de evitar gravidezes indesejadas sem necessidade da pílula diária, além da sua eficácia não ser comprometida por tratamentos médicos ou problemas de estômago. Ele consiste em um pequeno aparelho com formato de "T" e é colocado no útero para prevenir a gravidez. No entanto, como qualquer outro método, é importante avaliar se essa é a solução adequada para você. Para isso, o ONsalus preparou esse artigo sobre o DIU: para que serve, vantagens e desvantagens.

Também lhe pode interessar: Posso engravidar usando DIU? Resposta aqui!

Qual é a eficácia do DIU?

O dispositivo intrauterino ou DIU possui uma eficácia de 98 a 99%, o que indica que o seu uso faz com que as probabilidades de engravidar porque o dispositivo se moveu do seu sítio são bastante baixas.

No caso das pílulas anticoncepcionais, outro método muito popular e comum, sempre que são ingeridas de forma adequada e de acordo com as informações do folheto (no qual recomenda reforçar o método quando a mulher está tomando antibióticos, tem diarreia forte ou esquece uma das pílulas), as mesmas contam com um 99% de eficácia. Assim, o DIU também apresenta uma solução bastante segura sem contar com os riscos que a ingestão de medicamentos ou problemas digestivos apresentam para a sua eficácia.

Diu Mirena e diu de cobre

Existem dois tipos de DIU:

DIU Mirena

O DIU Mirena é um método anticoncepcional hormonal, uma vez que libera o hormônio progesterona aos poucos para que seja absorvido pela corrente sanguínea. Ele apresenta um risco de engravidar de apenas 0,2%, enquanto que o Diu de cobre demonstra um risco de 0.7%.

O DIU Mirena pode bloquear a menstruação e provocar algum aumento de peso, mas é um método positivo para mulheres pré-menopáusicas, beneficiando também mulheres com endometriose e com sangramentos muito abundantes. É adequado para tratar dismenorreia, ou seja, dor e cólicas severas durante o período menstrual. Pode ser usado por 5 anos seguidos.

DIU de cobre

Já o DIU de cobre pode ser usado entre 5 e 10 anos, uma vez que é um método que não libera hormônios. É um método econômico de longo prazo que não é afetado pelo uso de medicamentos. É indicado para mulheres com fluxo menstrual regular, mas pode provocar um aumento do sangramento e das cólicas.

Quem pode usar diu e quando é contraindicado

Como acontece com diversos métodos contraceptivos, existem alguns casos nos quais não se recomenda usar DIU. Este método anticoncepcional está contraindicado se:

  • Você sofre de doença inflamatória pélvica (DIP).
  • Você sofre de câncer de útero ou câncer cervical.
  • Conta com miomas que sangram muito.
  • Você teve algum tipo de infecção pélvica recentemente.
  • Você sofre de alguma doença sexualmente transmissível.
  • Existiu sangramento vaginal de causa desconhecida.
  • É possível que você esteja grávida.
  • Nos casos de DIU de cobre, as mulheres com sensibilidade ou alergia a este material não podem usá-lo.

Vantagens do DIU

As vantagens do DIU como método anticoncepcional são:

  • Depois da sua colocação, o dispositivo intrauterino protege contra a gravidez durante um período de 5 a 10 anos sem necessidade de retirá-lo em nenhum momento. Assim que você deseje engravidar, apenas precisa consultar o seu ginecologista para removê-lo e poderá conceber sem problemas.
  • A sua eficácia é de 98 a 99% com até cinco anos de uso.
  • É fácil de implantar e extrair.
  • A sua ação é imediata.
  • Não interfere com a relação sexual.
  • Não afeta o apetite ou desejo sexual.
  • Pode ser usado durante a lactância se for colocado 4 semanas após o parto. Também pode ser colocado depois de um aborto.
  • É um método anticoncepcional econômico devido à grande quantidade de tempo que dura.
  • Por ser um método hormonal que trabalha diretamente no útero, a ingestão de antibióticos ou problemas gástricos não afetarão a eficácia do DIU.

Desvantagens do DIU

Além de estar contraindicado para certas mulheres, o DIU apresenta algumas desvantagens que devemos ter em conta antes de adotar o dispositivo intrauterino como método anticoncepcional:

  • Para ser implantado e extraído, você necessita visitar o seu ginecologista.
  • Para ser implantado y extraído deberás visitar a tu ginecólogo.
  • É necessário fazer um exame médico uma vez por ano para garantir que o DIU está bem colocado.
  • A maioria dos dispositivos intrauterinos provocam menstruações com sangramentos abundantes, assim como uma maior propensão a ter dores e cólicas menstruais.
  • Pode provocar perdas de sangue entre os períodos menstruais, especialmente durante as primeiras semanas de uso.
  • Como qualquer outro método anticoncepcional hormonal, o DIU não protege de doenças de transmissão sexual, para as quais é imprescindível o uso do preservativo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a DIU: para que serve, vantagens e desvantagens, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Laura Sech, MD, Family Planning Fellow, Department of Obstetrics and Gynecology, University of Southern California Keck School of Medicine; Penina Segall-Gutierrez, MD, MSc, Adjunct Associate Professor of Family Medicine and Obstetrics and Gynecology, Keck School of Medicine, University of Southern California; Emily Silverstein, MD, Research Project Manager, Department of Obstetrics and Gynecology, University of Southern California Keck School of Medicine; Daniel R. Mishell, Jr., MD, MSc, Endowed Professor of Obstetrics and Gynecology, Keck School of Medicine, University of Southern California. Dispositivos intrauterinos (DIUs). Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/planejamento-familiar/dispositivos-intrauterinos-dius>. Acessado em 27 de fevereiro de 2019.

Escrever comentário sobre DIU: para que serve, vantagens e desvantagens

O que lhe pareceu o artigo?

DIU: para que serve, vantagens e desvantagens
DIU: para que serve, vantagens e desvantagens

Voltar ao topo da página